A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organizações internacionais Regionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organizações internacionais Regionais"— Transcrição da apresentação:

1 Organizações internacionais Regionais
Geografia Profª Bruna Andrade

2 Os países fazem uniões a partir de interesses comuns.
Esses interesses devem trazer benefícios aos países membros. O desenvolvimento do comércio, a segurança dos territórios e população e a promoção de suas culturas são os principais interesses dos países ao fazerem alianças.

3 Organizações internacionais regionais – BLOCOS ECONÔMICOS
Dedicadas a expandir as trocas comerciais entre os países membros e não-membros. Zona de livre comércio União aduaneira Mercado comum União econômica e monetária Tipos

4

5 Principais Blocos Econômicos:
Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) UE (União Europeia) Mercosul (Mercado Comum do Sul) APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas)

6 NAFTA - Área de livre comércio da América do Norte.
(EUA, CANADÁ e MÉXICO) Iniciativa do México México cresceu industrialmente e aumentou seu IDH Principal Favorecido = EUA INDUSTRIAS MAQUILADORAS (ex: General Motors e Walmart) Vantagens de instalarem suas indústrias : matéria-prima e mão de obra baratas. Os EUA não se preocupam com os Problemas Ambientais e Sociais que causam. (Degradação Ambiental, baixos salários e poucos direitos trabalhistas).

7 B)UE (União Europeia) Composto de 27 países
Após a destruição causada pela guerra, essa união seria fundamental; Maior e mais completo bloco econômico; Moeda Comum (EURO); Disputas internas dentro do bloco; Criação de exércitos/Combate ao terrorismo = XENOFOBIA Turquia não consegue entrar no Bloco = Mão de obra barata e religião (Mulçumana).

8 C) MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul)
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai 1992: Iniciativa coletiva Zona de livre comércio – Saiu do papel???? Não há circulação livre de pessoas Brasil e Argentina disputam hegemonia no bloco Argentina vem criando barreiras contra produtos brasileiros (Limitando exportações do Brasil). Integração do bloco é mínima.

9 D) APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)
Países com saída para o Oceano Pacífico. Chile não quis entrar no Mercosul para fazer parte da APEC. - Exporta vinho EUA e Japão são os maiores Exportadores e importadores do bloco, respectivamente.

10 E) ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas)
Contra a Aliança do Mercosul com a EU; Principal Interesse dos EUA – Forma de exploração da América Latina. Problema – A entrada de produtos estadunidenses no Brasil (com mais tecnologia, design e market) pode causar a falência de industrias nacionais.

11 Globalização x Fragmentação Acordos Bilaterais com o MERCOSUL
Blocos são fechados; Criam barreiras para a entrada de produtos de países pertencentes a outros blocos. NAFTA x UE Acordos Bilaterais com o MERCOSUL Trocas Intrablocos

12 Atualidades Mercosul 'emperra' relação do Brasil com União Europeia
Márcia Bizzotto - De Bruxelas para a BBC Brasil Atualizado em  23 de fevereiro, :09 (Brasília) 20:09 GMT Dilma 'estranha' ação da UE na OMC contra a Zona Franca de Manaus Márcia Bizzotto - De Bruxelas para a BBC Brasil Atualizado em  24 de fevereiro, :47 (Brasília) 16:47 GMT

13


Carregar ppt "Organizações internacionais Regionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google