A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Teoria da Administração Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Teoria da Administração Científica"— Transcrição da apresentação:

1 A Teoria da Administração Científica
Capítulo 4 A Teoria da Administração Científica

2 Frederick W. Taylor A personalidade de Taylor pode ser examinada por três aspectos: Como experimentador e pesquisador. Como autor e divulgador de seus experimentos. Como formador de uma equipe e linha de pensamento. O sistema de Taylor se caracterizava pelos seguintes aspectos: Análise do trabalho. Padronização das ferramentas. Seleção e treinamento dos trabalhadores. Supervisão e planejamento. Pagamento por produção.

3 Os estudos de Taylor Os estudos de Taylor se dividem em duas fases marcantes: Fase 1, do livro Administração de oficinas. 1903. Trata de técnicas de racionalização do trabalho do operário por meio do estudo dos tempos e movimentos. Fase 2, do livro Princípios da administração científica. Apresenta os estudos sobre a administração geral, que dominou a administração científica, sem deixar a preocupação com relação às tarefas dos operários.

4 Os estudos de Taylor As indústrias da época padeciam de males que poderiam ser agrupados em: Vadiagem sistêmica por parte dos operários. Desconhecimento, pela gerência, da rotina de trabalho e do tempo necessários para sua execução. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho dos empregados.

5 Os princípios da administração científica
Desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários. Estabelecimento de processo científico de seleção e treinamento do operário. Cooperação entre as gerências e os operários. Divisão do trabalho dos operários em função da sua especialização.

6 Os princípios da administração científica
Suposições da administração científica: A prática melhorada advirá da aplicação de método científico para a análise dos problemas organizacionais. Foco primário no trabalho em si, e não na pessoa que o está fazendo. Não enfatiza a integração e a coordenação dos níveis mais altos da organização. Supõe racionalidade.

7 Os seguidores de Taylor
Frank e Lilian Gilberth Iniciaram os estudos dos tempos e movimentos dos operários para racionalização do trabalho. Inicialmente aplicaram os métodos de Taylor e desenvolveram, depois, suas próprias técnicas. Henry Gantt Sistema de pagamento de incentivo ‘tarefa-bônus’. Muita ênfase no estabelecimento de tarefas específicas. O gráfico de Gantt, que controla o desempenho atual em relação ao planejado, assim como o tempo, tem provado sua validade como dispositivo de controle até os dias de hoje.

8 Os seguidores de Taylor
Harrington Emerson Listou doze princípios da eficiência, em que sistematizou a procura da eficiência nas indústrias da época. Desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento dos empregados e antecipou, de algum modo, a Administração por Objetivos (Peter Drucker). Morris Cooke Aplicação dos princípios e técnicas da administração científica nos campos do governo e educação.

9 A administração de Ford e seus princípios
Representa a contribuição da indústria para a formação da teoria clássica da administração. Ford buscava a cristalização do conceito de eficiência em uma fábrica de automóveis. Na visão de Ford a empresa se divide em: Planejamento: os técnicos elaboram o método e o próprio trabalho. Execução: os operários só efetuam o trabalho que lhes é levado às mãos.

10 A administração de Ford e seus princípios
Taylor versus Ford: Taylor Ford O operário executa, em um tempo padrão, movimentos regulares e prescritos pela administração de planejamento. O operário adaptava seus movimentos à velocidade da esteira rolante. Economia do trabalho humano. Economia de material e tempo. Trabalho individual. Execução de uma tarefa pela equipe. Manda executar movimentos sob rígido controle. Manda adaptar movimentos tão comodamente quanto possível ao ritmo de produção, às aptidões e à vontade. Se preocupa mais com o estudo do tempo perdido pelo homem e pelas máquinas. Procurou suprir o tempo perdido pela matéria-prima com o trabalho contínuo.

11 Os princípios de Ford O princípio da produtividade.
O princípio da intensificação. O princípio da economicidade.

12 administração científica
Apreciação crítica da administração científica As críticas ao sistema de Taylor podem ser divididas em dois grupos: Mecanização. Esgotamento físico. Como conseqüência, esse sistema tende a: Especializar demasiadamente a produção do operário, tornando-o apêndice da máquina. Destruir a iniciativa própria, e de algum modo o relacionamento interpessoal. Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários.

13 administração científica
Apreciação crítica da administração científica As idéias de Taylor: uma visão de Edwin A. Locke. Estudo do tempo e do movimento. Ferramentas e procedimentos padronizados. A tarefa. O bônus (prêmio em dinheiro). Trabalho individualizado. Responsabilidade gerencial pelo treinamento. Seleção científica.

14

15 Validade das críticas às idéias de Taylor

16 Questões para revisão Qual era a visão de Taylor sobre comportamento dos operários (vadiagem) e por quê? Quais os princípios básicos da administração científica de Taylor? Explique, resumidamente, duas importantes contribuições da administração científica de Taylor. O que caracteriza a administração de Ford? Quais são os seus três princípios? Comente as principais críticas à Teoria da Administração Científica.


Carregar ppt "A Teoria da Administração Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google