A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 7° Ano Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e caracterizações de personagens e pessoas

2 Como você percebe esta criança (feia, bonita, magra, gorda...)?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. OBSERVE A IMAGEM! Qual a cor da imagem? Como você percebe esta criança (feia, bonita, magra, gorda...)? É possível perceber a cor dos olhos dela? E a dos cabelos? Essa criança parece triste? Alegre? Como ela está vestida (roupa longa, curta, modelo, feio, bonito)? Onde ele (a) foi fotografado (a)? Como é este lugar? Imagem: Tadeusz Bukowski  (1909–1980) / Public domain.

3 E nessa outra foto, como é a pessoa fotografada?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. E nessa outra foto, como é a pessoa fotografada? O que vocês percebem de diferente entre a primeira e a segunda foto (idade, ambiente, vestimenta, entre outros pontos)? Será que a criança e esse homem são a mesma pessoa? Por quê? (Nesse exemplo apresentado, são a mesma pessoa. Os alunos devem ser levados a perceber as diferenças e as semelhanças ao longo dos anos. E continua lançando perguntas... ) Imagem: Rossi pena /Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Escreva no quadro algumas das características relatadas pelos alunos e explique o conteúdo adjetivo e a locução adjetiva, a partir dessas palavras. Por exemplo: As palavras que vocês disseram sobre as duas imagens são características que nos permitem identificar as diferenças e as semelhanças entre os substantivos (nesse caso específico: as fotografias) e, na classe gramatical, são conhecidas como adjetivos.

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Os adjetivos exercem uma função muito importante em nossa vida, pois nos permitem a identificação das diferenças e das semelhanças entre os seres.

6 VEJAMOS OUTRO EXEMPLO:
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. VEJAMOS OUTRO EXEMPLO: O que vocês veem? Como elas são? ENCANTADORAS BONITAS COLORIDAS DIFERENTES PEQUENAS... ALGUMAS MURCHAS LINDAS Imagem : A. Gundelach, Gelsenkirchen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

7 Então, o que são adjetivos?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Então, o que são adjetivos? São palavras que modificam (diferenciam) os substantivos, atribuindo-lhes certas características que identificam tamanho, tipo, idade, beleza, defeitos, virtudes, aspecto, modo de ser, etc.

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Existe outra forma de expressar a característica de alguns dos substantivos. É a substituição do adjetivo por uma expressão formada por mais de uma palavra e que tenha o valor de adjetivo.

9 OBSERVE: FLORES ENCANTADORAS = FLORES COM ENCANTO
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. OBSERVE: FLORES ENCANTADORAS = FLORES COM ENCANTO FLORES COLORIDAS = FLORES DE COR FLORES MATINAIS = FLORES DA MANHÃ FLORES CELESTES = FLORES DO CÉU Imagem : A. Gundelach, Gelsenkirchen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. A expressão formada por mais de uma palavra e que tem o mesmo valor de um adjetivo é a locução adjetiva . De abdômen – abdominal De abelha – apícola De aluno – discente De audição – auditivo De boca – bucal De boi – bovino De cabelo - capilar De manhã – matinal De mestre – magistral De morte – mortal , letal De nádegas – glúteo De noite – noturno De olho - ocular

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Os adjetivos estão presentes em muitos textos, mas é no texto descritivo que os percebemos com ênfase, pois o autor desse tipo textual precisa utilizar sua percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) no intuito de retratar as impressões capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano. É como se fosse uma fotografia traduzida por meio de palavras, sendo há “ornamentação” com riquíssimos detalhes, de modo a propiciar a criação de uma imagem do objeto descrito na mente do leitor.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. AGORA, A ATIVIDADE Vá com seus colegas de classe e com o professor ao pátio da escola (o professor escolhe um ambiente próximo ou dentro da escola para levar a turma). Chegando lá, utilize sua percepção sensorial, representada pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) no intuito de retratar as impressões capturadas no ambiente e registre no caderno as características percebidas.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. 2) Para casa: faça a produção de um pequeno texto descritivo, empregando as expressões que foram escritas durante a observação do ambiente. Por exemplo: Hoje, nossa turma foi ao pátio para observar o ambiente. Lá, há várias mesas azuis e muitas cadeiras. É um ambiente bonito, grande, cheiroso, barulhento... E assim sucessivamente.

14 SOCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. SOCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE Na aula seguinte: inicie a aula com a leitura dos textos produzidos, comparando as características apresentadas por cada aluno. A correção das produções poderá ficar a critério do professor.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Observe o texto publicitário Reckitt Benckser, proposto no livro didático Tudo é Linguagem – 7º ano, pág. 34. Quais os adjetivos presentes nele? Por que são empregados?

16 1 – LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AO QUE SE PEDE
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. 1 – LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AO QUE SE PEDE As expressões utilizadas para detalhar, caracterizar o substantivo têm a intenção de convencer o leitor? Por quê? Quais as palavras ou expressões foram escolhidas para convencer o consumidor sobre a qualidade da relação que a empresa anunciada tem com ele? A relação dessa empresa com o consumidor foi caracterizada por palavras e expressões relacionadas a produtos de limpeza. Qual a provável intenção da escolha dessas palavras? Imagem: RRZEicons /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Tragam, na aula seguinte, um anúncio que utilize muitos adjetivos ou locuções adjetivas para exaltar o produto anunciado. Reflitam se a adjetivação utilizada no texto é apenas para convencer a comprar a ideia ou o produto anunciado e se é possível perceber a veracidade do que é dito. Essa etapa deve ser registrada em seu caderno.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Cada aluno deve apresentar seu anúncio e a crítica feita, sob a orientação do professor. Monte um painel com os anúncios pesquisados e os seus respectivos comentários.

19 OBSERVE O TEXTO A SEGUIR
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. OBSERVE O TEXTO A SEGUIR Por que o autor iniciou com a frase “Pense num carro velho!!”? Na sua opinião, por que ele afirma que o leitor pensou em um Fusca? O que ele quis dizer com as expressões “Não julgue pela aparência!”? / “ Fusca, O novo com a qualidade do velho”? Pense em um carro velho! Pensou? Aposto que pensou no fusca. Não julgue pela aparência. Fusca. O novo com a qualidade do velho. Imagem: Luis Dantas /Public domain.

20 Qual é o substantivo que encontramos nesse texto?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Qual é o substantivo que encontramos nesse texto? Quais são os adjetivos dados a esse substantivo? Pense em um carro velho! Pensou? Aposto que pensou no fusca. Não julgue pela aparência. Fusca. O novo com a qualidade do velho. Imagem: Luis Dantas /Public domain.

21 a) O Fusca é um grande carro. b) O Fusca é um carro grande e bonito.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Será que um mesmo adjetivo, quando colocado antes de um substantivo, expressa o mesmo significado que quando é empregado depois do referente? Vejamos, então. a) O Fusca é um grande carro. b) O Fusca é um carro grande e bonito. O adjetivo em destaque tem o mesmo significado nas duas frases? Pense em um carro velho! Pensou? Aposto que pensou no fusca. Não julgue pela aparência. Fusca. O novo com a qualidade do velho. Imagem: Luis Dantas /Public domain.

22 notável, de muitas qualidades
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. O Fusca é um grande carro. b) O Fusca é um carro grande e bonito. Pense em um carro velho! Pensou? Aposto que pensou no fusca. notável, de muitas qualidades Não julgue pela aparência. Fusca. O novo com a qualidade do velho. de tamanho acima da média. Imagem: Luis Dantas /Public domain.

23 sem recursos, sem dinheiro.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. E nestes casos? a) O pobre dono do Fusca foi julgado pelo seu carro. b) O dono do Fusca era pobre, que trabalhava duramente para manter os filhos. Pense em um carro velho! Pensou? Aposto que pensou no fusca. infeliz Não julgue pela aparência. Fusca. O novo com a qualidade do velho. Imagem: Luis Dantas /Public domain. sem recursos, sem dinheiro.

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. A posição do adjetivo A mudança de posição do adjetivo para antes do substantivo pode alterar o significado do que se quer expressar. Como pudemos observar nos exemplos anteriores.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. Façamos as atividades complementares que estão como suporte no livro didático, no capítulo que trata do assunto adjetivo e locução adjetiva. Para concluir

26 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. É importante lembrar o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterização de personagens e pessoas, em vários gêneros textuais, não se limitando apenas aos do tipo narrativo.

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários, lugares, caracterizações de personagens e pessoas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORGATTO, Ana Maria; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera – Tudo é Linguagem: Língua Portuguesa. 7º Ano, do Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: Ática, 2009. LEIDENS, Rosa de Lima – As palavras têm classe. Editora Brasileitura. MAZZAROTTO, Luiz Fernando – Guia prático da Língua Portuguesa: Manual de Gramática. São Paulo-SP. Editora DCL, 2009.

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Tadeusz Bukowski   (1909–1980)/Public domain. 11/09/2012 3 Rossi pena /Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 6 A. Gundelach, Gelsenkirchen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 9 16 RRZEicons /. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 19 a 23 Luis Dantas /Public domain


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google