A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parâmetros Biológicos da água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parâmetros Biológicos da água."— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros Biológicos da água.
Aluno (a): Pâmela, Rebeca Mansur

2 O que são Parâmetros Biológicos ?
É a determinação da potencialidade de um corpo d'água ser portador de agentes causadores de doenças, através de organismos indicadores de contaminação FECAL, do grupo dos COLIFORMES.

3 Principais Constituintes:
Coliformes Totais; Coliformes Termotolerantes; Escherichia Coli; Bactérias Heterotróficas; Protozoários ( Giardia e Cryptosporidium); Clorofila “a”

4 Coliformes: São bactérias;
Estão sub-divididas em: Totais e Termotolerantes; Estão presentes em materiais fecais; E a sua presença na água pode indicar a possível presença de seres patogênicos.

5 Coliformes Totais: São bacilos gram- negativos;
Aeróbios ou anaeróbios facultativos; Não formadores de esporos; E estão associados a decomposição de matéria orgânica em geral. Ex: Citrobacter, Klebsiella, Enterobacter. FIGURA 1 – Interpretação de resultados para coliformes totais e Escherichia coli Fonte:

6 Coliformes Termotolerantes:
Toleram temperaturas acima de 40°; Reproduzem-se nesta temperatura em menos de 24 horas; E estão associados às fezes de animais de sangue quente. Ex: Enterobacter, Citrobacter. FIGURA 2 - Escherichia coli (coliforme Termotolerante) Fonte:

7 Importância dos coliformes como indicadores biológicos:
Quanto maior a concentração destes organismos em um corpo d’água, maior será o seu grau de poluição e também o seu potencial causador de doenças. FIGURA 4- Esgoto a céu aberto, indicando um alto grau de poluição e também fonte de diversos organismos patogênicos. Fonte:cratonoticias.wordpress.com

8 Escherichia Coli: São do grupo Coliformes; Habitam o intestino humano;
Por ser um organismo mais resistente a desinfecção, é um dos principais indicadores de qualidade da água. FIGURA 3 – Imagem da Escherichia Coli Fonte:

9 Bactérias Heterotróficas:
São utilizadas para avaliar a eficiência do tratamento na coagulação, filtração e desinfecção; Podem também ser utilizadas para avaliar a limpeza e integridade dos sistemas de distribuição e a conveniência para elaboração de comida e bebida. FIGURA 4 – Bactérias Heterotróficas Fonte:

10 Protozoários (Giardia e Cryptosporidium)
Se apresentam na forma de cistos, sendo altamente resistentes a desinfecção; Por serem muito pequenos escapam facilmente dos filtradores de tratamento da água, principalmente o cryptosporidium. São um problema de saúde pública. FIGURA 5 – Giardias Fonte:

11 Algas: Estão amplamente encontradas em ambientes eutrofizados;
Fornecem oxigênio dissolvido para o corpo d’ água eutrofizado; Consequentemente gera o aumento do número de microorganismos aeróbios. FIGURA 8 – Algas verdes. Fonte:

12 Conseqüências do excesso de algas (na eutrofização):
FIGURA 7- Consequências da eutrofização. Fonte:

13 Clorofila “a”: Estão presentes em grande parte da biomassa de algas;
Por isto, a clorofila “a” é considerada a principal variável indicadora de estado trófico dos ambientes aquáticos. FIGURA 6 – Clorofila “a” Fonte:

14 Monitoramento da qualidade da água
FIGURA 9 – Tabela de índice de qualidade da água Fonte:

15 Bibliografia Disponível em:

16 Bibliografia http://www.sovnet.com.br/passos/16.jpg


Carregar ppt "Parâmetros Biológicos da água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google