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ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FÁBIO PINHEIRO

2 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais do planejamento, programação e controle de produção. Definir estratégia de produção e a necessidade de alinhamento com outras áreas funcionais; Identificar como a estratégia de produção pode prover uma vantagem competitiva; Introduzir o conceito de trade-offs e a necessidade de priorizar estratégias; Diferenciar entre qualificadores e ganhadores de pedido; 1

3 POR QUE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ?
Decisões têm inércia; Decisões difíceis e caras de reverter; Existência de trade-offs.

4 O PAPEL DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP )
Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva; Programar atividades de produção; Planejar os níveis adequados de estoques; Planejar os materiais comprados; Ser capaz de informar a respeito da situação dos recursos; Ser capaz de reagir eficazmente; Ser capaz de prometer os menores prazos possíveis ao cliente e cumprí-los.

5 DINÂMICA DO PLANEJAMENTO
Previsões Pedidos confirmados COMPOSIÇÃO DA DEMANDA

6 INCERTEZA X HORIZONTE DE TEMPO
Quanto mais longo é o horizonte de planejamento maior é o grau de incerteza

7 DECISÕES HIERARQUIA X PLANEJAMENTO

8 HIERARQUIA DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Tipo de Planejamento Duração Questões Típicas Tático Estratégico Planejamento Operacional e Controle (POC) Longo Prazo Tamanho da planta, localização, tipo de processo Médio Prazo Tamanho da força de trabalho, exigências de materiais Curto Prazo Seqüenciamento diário de trabalhadores, funções e equipamentos

9 GRANDES QUESTÕES ABORDADAS NA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO
De que tamanho iremos construir a fábrica? Onde a localizaremos? Quando a construiremos? Que tipo(s) de processo(s) instalaremos para fabricar os produtos?

10 Aumento da concorrência Economia única mundial
COMPETITIVIDADE É ser capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os nichos de mercado visados mais valorizam. Ser competitivo tem tudo a ver com vencer ! Aumento da concorrência Aldeia Global Economia única mundial Fatores: 1- Avanço da tecnologia de informação; 2- Tendência de diminuir as barreiras ao comércio; 3- Redução do custo de transporte, etc.

11 ESTRATÉGIAS Maneira de abordar mercados específicos.
A fim de não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado tão acentuadamente competitivo, uma empresa precisa diferenciar-se de sua concorrência. Negócios Estratégias Funcionais Maneira de abordar mercados específicos. Estratégia de uma função dentro da organização para apoiar a Est. de Negócio

12 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO (EP)
A chave para o desenvolvimento de uma EP está em compreender como criar ou agregar valor para os clientes. PRIORIDADES COMPETITIVAS

13 PRIORIDADES COMPETITIVAS
Existência de segmentos de mercados que compram estritamente com base em baixo custo; - Produtos do tipo commodity – Ex: farinha, petróleo, açúcar, etc. Custo Qualidade Entrega Serviço - Foco nas exigências dos clientes. - Habilidade da empresa de fornecer entregas rápidas e confiáveis.

14 PRIORIDADES COMPETITIVAS
Custos Existência de segmentos de mercados que compram estritamente com base em baixo custo; Qualidade - Ligado a conformidade com as exigencias e expectativas dos clientes Entrega - Habilidade da empresa de fornecer entregas rápidas e confiáveis.

15 PRIORIDADES COMPETITIVAS
Flexibilidade Habilidade de oferecer ampla variedade de produtos; Medida de rapidez de uma empresa em converter seus processos produtivos. - Serviços ( Confiabilidade ) Alternativa para os produtos não serem vistos como commodities, uma vez que de vida dos mesmos estão cada vez mais curtos.

16 FOCALIZAÇÃO DAS FÁBRICAS
Custo Prioridade competitiva Tempo 1970 1980 1990 1950 Qualidade Entrega Flexibilidade Serviços Objetivo de minimizar custo. Maior oferta de produtos de alta qualidade com preços razoáveis. Produtos que podiam ser entregues com rapidez e confiabilidade. Produtos adaptados a cada cliente. Oferta de serviços de valor agragado.

17 Custo x Velocidade de entrega
TRADE-OFFS Custo Velocidade de Entrega Rápida Lenta Baixo Alto A B Custo x Velocidade de entrega

18 Entrega x Flexibilidade
TRADE-OFFS Entrega x Flexibilidade Entrega Flexibilidade Baixa Alta Lenta Rápida A B

19 GANHADORES E QUALIFICADORES DE PEDIDOS
Qualificadores de Pedidos Mínimo de capacitação exigida para atuar no mercado. - Ganhadores de Pedidos Vantagens competitivas no mercado. - Mudança ao longo do tempo Transformando Ganhadores em qualificadores.


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