A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORTO."— Transcrição da apresentação:

1 ABORTO

2 Alunos: Clais Mirante Caroline Landi Karine Barros Luan Araujo
Marcelle Pires Norma Lúcia Priscila Machado Sannara Barreto

3 USE CAMISINHA, Previna-se de uma gravidez indesejada e DST’s!
INTRODUÇÃO: Conceito geral. Visão da lei, opiniões a respeito. Principais tipos de aborto: Espontâneo e provocado. Debate Bioético sobre o tema.

4 Conceito geral de aborto:
“Abortar é o ato de interromper a gravidez antes do bebê atingir a capacidade de viver fora do organismo da mãe”.Há uma certa regularidade moral na seleção de cada conceito.Nem mesmo sobre o resultado de um aborto há consenso: as denominações variam desde "embrião"e "feto" até "criança", "não-nascido", "pessoa" ou "indivíduo".

5 OPNIÕES DIVERSAS SOBRE ABORTO:
IGREJA CATÓLICA: Era visto como perversão,depois no século 19 visto como assassinato por discutir entre feto com alma e sem alma?! entre homicídio e crime menor, ela entende que é um crime contra um ser humano indefeso. E que não é justificável. IGREJA PROTESTANTE: Justificou o aborto nos casos em que a vida da mãe corria perigo, a visão é que aborto é pecado referindo-se que: Deus relacionar-se com pessoas ainda não nascidas, exemplo: na Bíblia Salmos “...Os teus olhos me viram a substancia ainda informe.” MOVIMENTO ESPÍRITA: em estado de hipnose ou em lembranças espontâneas, mesmo de crianças, que retratam passagens de outras vidas e de época em que o ser ainda se encontrava no ventre materno, revelam uma consciência pré-existente ao corpo. O Livro dos Espíritos.

6 OPNIÕES DIVERSAS SOBRE ABORTO:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL: Desde 1998 o Ministério da Saúde oficializou a prática do aborto na rede hospitalar pública conceito jurídico e o médico-legal é que pode ocorrer aborto desde que tenha havido a fecundação: O artigo 128 do Código Penal permite o aborto nos seguintes casos: Para salvar a vida da gestante. Quando a gravidez resulta de estupro. MEDICINA LEGAL:Interrupção feita em qualquer momento do ciclo gravídico, haja ou não a expulsão do feto, aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento. Art Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: pena: de 1 a 3 anos. Art Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena: de 3 a 10 anos. Art Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena: 1 a 4 anos.

7 História da legalização:
Egito permitia,usando azeite quente Hebreus,só n permitia de forma violenta Grécia:Sócrates (direito materno),Hipócrates não dava direito a médicos, bebidas fatais a criança.Aristóteles(direito materno)para limitar tamanho da família”Política”. Código Penal,1791, Revolução Francesa,cúmplices de aborto 20 anos de prisão. 1°país a legalizar União Soviética,1920 no 1°trimestre da gravidez,gratuito e sem restrições. 2°país Alemanha,mulheres de má hereditariedade(não arianas ou portadoras de deficiência mental ou física),médicos,psiquiatras e pediatras nazistas,provocavam eutanásia e matavam crianças defeituosas com fome o drogas. Pio XI é contra lei nazista,temos também teologia luterana em outros países. No Brasil,exceção à natureza criminosa do ato, desde a concepção, a proteção jurídica aos direitos do nascituro. Aborto provocado por terceiro, Aborto com consentimento da gestante,

8 OPNIÕES DIVERSAS SOBRE ABORTO:
Direitos das mulheres a favor do aborto: dizem que aborto não é crime!: são retomados e vários movimentos ultra-conservadores se reorganizam para impedir que o Legislativo e o Judiciário tomem posições favoráveis aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, é importante discutir temas que são considerados tabú na sociedade mas que são essenciais à liberdade e à conquista de autonomia das mulheres sem incriminá-las. Movimentos “a favor da vida”: Uma petição com assinaturas entregue no parlamento requerendo a revogação da lei do aborto, por esta gravidez enquanto primeiro método contraceptivo. o documento alega que a nova Lei, em vigor desde 2007 e que possibilita a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas, "não terminou com os abortos clandestinos".

9 TIPOS DE ABORTO: PROVOCADO: quando a morte do bebê é provocada de qualquer maneira: doméstica, química ou cirúrgica. ESPONTÂNEO: quando a morte é produto de alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe. Outras causas possíveis de aborto incluem infecção do útero, diabetes sem controle, alterações hormonais, e problemas no útero

10 Interrupções analisadas pela medicina
Interrupção Eugênica: interrompe-se a gestação por valores racistas, sexistas, étnicos, etc. Na prática da medicina nazista quando mulheres foram obrigadas a abortar por serem judias, ciganas ou negras . Interrupção terapêutica: situações em que se interrompe a gestação para salvar a vida da gestante. Interrupção seletiva da gestação: são os casos de aborto ocorridos por anomalias ou lesões fetais. Interrupção voluntária da gestação: interrompe-se a gestação porque a mulher ou o casal não mais deseja a gravidez, seja ela fruto de um estupro ou de uma relação consensual.

11 Métodos de aborto: Aborto Químico: Bloqueando o desenvolvimento fetal através de substancias químicas.Ex.:Citotec, seu princípio ativo no tratamento de úlcera produz contrações no útero, outro exemplo é a solução salina. Aborto Cirúrgico: O método consiste na remoção do conteúdo uterino. Ex.: aspiração e curetagem, retira-se a massa encefálica.

12 Questões sobre aborto:
“Pílulas do dia seguinte", elas simplesmente não deixam com que o zigoto se fixe no útero, porém o aborto em si, não importando o nível de desenvolvimento é considerado como crime? A questão do valor, da verdade sobre uma minúscula célula, que porventura seja utilizada em alguns experimentos científicos, será o mesmo que fazer experimentos com pessoas já em estado avançado?A exemplo de células tronco-embrionárias. Aborto de um Anencéfalo. A Mãe, que foi obrigada a carregar no ventre durante nove meses uma criança, a qual os médicos garantiram que não haveria possibilidade de vida , teve o desprazer de ver seu filho viver por apenas sete minutos, o Tribunal do Rio interpretou que a mulher tem direito a dispor do próprio corpo, e além disso, o feto não tinha possibilidade de vida. Se o bem da vida é inviolável, como pode ser permitido o aborto nos casos de estupro? Quando começa a vida humana?

13 Dúvidas comuns sobre aborto:
Quem pode fazer abortos? O aborto só pode ser efectuado por um médico ou sob a sua supervisão, em "estabelecimento de saúde oficial ou oficialmente reconhecido". Houve alguma tentativa de se legalizar o aborto em caso de estupro? Sim. Desde 1991 está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 20/91, de autoria dos deputados Eduardo Jorge (PT/SP) e da ex-deputada Sandra Starling (PT/MG), que pretende obrigar os hospitais públicos a praticar aborto nos dois casos proibidos mas não punidos pelo Código Penal.

14 Fontes: www.tudosobreaborto.com.br www.aborto.com www.espirito.org.br
MELSON, Kathrepn A. [et al]. Enfermagem materno-infantil: planos de cuidados. Rio de Janeiro: Reichmann E Affonso. Ed., 2002. SMELTEER, Suzanne C. e BARE, Breda G. tratado de enfermagem médico-cirurgica. Vol. 2. Rio de Janeiro Guanabara Koogan S.A, 2002.


Carregar ppt "ABORTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google