A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01

2 Questões importantes 1. O que é “ Tecnologia” ? 2. O que é “Inovação” ? 3. O que é “Emergentes” ? 4. O que é “Sustentável” ? 5. O que é “Planejamento” ? Exercício em duplas: O que vem a sua mente, escreva definindo com suas palavras. A01

3 Tecnologia O que é “tecnologia”? O que é “tecnologia”? Denominação de uma arte ou ciência Denominação de uma arte ou ciência Ramo de conhecimento que lida com artes industriais, ciência aplicada, engenharia Ramo de conhecimento que lida com artes industriais, ciência aplicada, engenharia Processo, método, produto, procedimento que um grupo social utiliza com algum propósito prático Processo, método, produto, procedimento que um grupo social utiliza com algum propósito prático Tecnologia traz embutida a noção de “conhecimento” Tecnologia traz embutida a noção de “conhecimento” Base científica ou empírica Base científica ou empírica A01

4 Tecnologia “Tanto este termo [ tecnologia] e o termo técnica se referem a modos de fazer coisas. Cada vez mais as pessoas invocam tecnologia para designar ferramentas e instrumentos e não procedimentos humanos. O conhecimento para fazer o hardware funcionar é visto como secundário. Isolado, no entanto, o hardware não faz sentido. Só as formas humanas de uso das máquinas ou das ferramentas é que as fazem compreensíveis.” Chris DeBresson (1987)

5 Conhecimento A01 É a posse e o exercício das faculdades intelectuais e sensoriais, e é esta "faculdade intelectual" que permite a concepção no imaginário, antes da concepção de fato... e permite evoluir o entendimento que se tem das coisas e dos fatos. É o resultado do acúmulo e processamento de informações com fim específico... É a matéria-prima da criatividade! ( Leoman Guimarães Mattos )

6 Conhecimento A01 EMPÍRICO É aquele adquirido através da experiência e que informa o "como fazer" das coisas, sem no entanto informar as razões de se fazer assim. Trata-se, em suma, do know-how utilizado para executar as atividades mais diversas. CIENTÍFICO É a decomposição das diferentes atividades, onde justamente se busca saber, além do "como fazer", a razão pela qual se faz de tal ou tal forma (know why). Aqui, o objetivo é saber a fundo as razões das coisas e dos fenômenos. (Leoman Guimarães Mattos )

7 Técnica A01 Ação, conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade humana diferente das atividades naturais (solução de problemas) – knowhow. A atividade de resolução de problemas pode ser vista como a atividade específica e deliberada para fazer evoluir o conjunto de rotinas e aumentar a eficiência. (Leoman Guimarães Mattos )

8 Ciência A01 É um corpo de princípios, teorias e leis resultantes da descrição, da análise, do estudo da síntese de um conjunto de fenômenos e fatos específicos. A ciência não é a ação propriamente dita, ela busca, justamente, ultrapassar a simples ação, para apresentar as razões por trás do fenômeno. (Leoman Guimarães Mattos)

9 Desenvolvimento A01 A combinação de modificações mentais e sociais de uma população a capacita a fazer crescer de forma cumulativa e durável seu produto real global. O desenvolvimento é representado por novos métodos, novos princípios, novas técnicas, novas linguagens, novos dispositivos, novas tecnologias, enfim, novas condições que significam um avanço em relação a uma situação anterior. (Leoman Guimarães Mattos)

10 Invenção e Inovação A01 (Leoman Guimarães Mattos) Uma nova combinação de conhecimentos, novas informações, novas experiências (práticas e científicas), interpretadas com criatividade, geram novas soluções. INVENÇÃO nova solução tecnicamente viável. INOVAÇÃO nova solução técnica economicamente viável.

11 Invenção e Inovação A01 (Leoman Guimarães Mattos)

12 Evolução tecnológica: grandes tendências Mainframes Minicomputadores PCs Workstations Cliente - servidor Redes WEB Grids TEMPO 1960 Cloud TI + TA ERPs SaaS Redes de Redes Computação pessoal Computação corporativa Do Processamento de Dados até a Tecnologia da Informação A01

13 Exercício em Duplas A01 1.Leitura do texto “ Inovação no Brasil X Inovação no Mundo”. 2.Responder com suas palavras e opiniões com base no artigo, as seguintes perguntas: Qual é a importancia da inovação para uma empresa ou país? Que fatores você acha que são importantes para que ela aconteça? Como você vê a Inovação no Brasil comparada a outros países? Você acredita que o Brasil pode se tornar ou já é um país inovador (s/n), Porque?

14 Pessoal ! Tenham um ótimo dia... A01


Carregar ppt "DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane 2013 A01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google