A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T ERRAMOTOS EM T AVIRA. Porque razão é que ocorrem os sismos em Tavira?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T ERRAMOTOS EM T AVIRA. Porque razão é que ocorrem os sismos em Tavira?"— Transcrição da apresentação:

1 T ERRAMOTOS EM T AVIRA

2 Porque razão é que ocorrem os sismos em Tavira?

3 Em 6 de Março de 1719,em 27 de Dezembro de 1722, e 1 de Novembro de 1755, houve terramotos no Algarve, sofrendo muito várias povoações, entre elas Tavira. No primeiro não foram tão consideráveis os estragos, ainda que arruinou bastantes edifícios.

4 O segundo começou das cinco para as seis horas da tarde no cabo de S. Vicente. O terramoto foi-se estendendo pelo resto da província, vindo a sofrer mais as povoações de Portimão,

5 Lagos, Albufeira, Loulé, Faro e Tavira, morreram muitas pessoas, e desabando enumeros edifícios, ou ficando inabitáveis. No rio de Tavira afastaram- se as águas, de forma que uma caravela, que ia saindo barra fora, ficou em seco muito tempo, dando lugar a que a tripulação saísse para a terra a pé enxuto.

6 Supõem-se acontecer tão formidável abalo de terra por causa de uma grande quantidade de fogo que rebentou no mar entre Faro e Tavira, porque muitas pessoas viram subir as chamas de entre as águas, que fizeram estrondo como impelidas por uma violenta tempestade

7 O terceiro, porém ainda foi mais destruidor que os precedentes: em Tavira, a rua Alexandre Herculano, a rua 1º de Maio, e as ruas que formam a parte da cidade conhecida pelo nome genérico de Ribeira, ficaram inabitáveis. O convento de São Francisco sofreu muitas ruínas e ficou arrasado o Hospital do Espírito Santo, que estava acabando de reedificar. Da igreja de Santa Maria apenas ficou intacta a capela-mor.

8 T ERRAMOTO DE 1722 No que se refere á cidade de Tavira o terramoto de 1722 terá causado maiores estragos que o de Em 27 de Dezembro de 1722 pelas seis horas da tarde, houve um grande e violento tremor de terra.

9 Tal foi a comoção do povo de Tavira que, sem encarecimento, afirmam pessoas fidedignas que se achavam naquela cidade na mesma ocasião, haverem vistos um retrato ou sombra do dia do juízo. Soou tão longe o eco daquele tremor que abalando a cama de um religioso que nela se encontrava recostado e fazendo soar por si sino do nosso relógio.

10 Achavam-se os religiosos do convento de Tavira no refeitório tomando a sua refeição da ceia, e no mesmo ponto em que se deu o tremor de terra, se abalaram as paredes com movimento visível. Quando se sucedeu esse acontecimento todos os religiosos saíram do convento a confessarem-se uns aos outros. Alguns dias depois fizera-se uma procissão em acção de graças.

11 CONCLUSÃO Nós concluímos que Portugal se encontra perto da fronteira entre 2 placas tectónicas, a Africana e a Eurosiática, tornam vulnerável aos movimentos destas placas.

12 B IBLIOGRAFIA : Livros: -Noticias históricas de Tavira -Tavira e o seu termo vol.II -Terramoto de 1755

13 Trabalho realizado por: -Tânia Pereira Nº21 -Bela Ramos Nº4 -Carla Rodrigues Nº5 -Iúri Montes Nº12


Carregar ppt "T ERRAMOTOS EM T AVIRA. Porque razão é que ocorrem os sismos em Tavira?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google