A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas."— Transcrição da apresentação:

1 Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas - analítica Classificação com base nos procedimentos técnicos adotados Pesquisa bibliográfica Pesquisa de campo Laboratório Pesquisa experimental Não experimental Ex post-facto Pesquisa documental Histórica Pesquisa-ação Participante Estudo de caso

2 Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas -analítica Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

3 Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas -analítica Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

4 Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas -analítica A preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

5 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas -analítica Analisa os dados coletados

6 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos

7 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Procura o aprofundamento de uma realidade específica. Procura captar as explicações e interpretações do que ocorre naquela realidade.

8 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Decorre da necessidade de artificializar o ambiente ou mecanismos de percepção para o fato ser percebido adequadamente

9 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Quando se determina um objeto de estudo, seleciona- se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

10 Modalidades de Pesquisa Antonio Carlos Gil (1994) e Antonio Raimundo Santos (1999): Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Quando não se pode controlar variáveis independentes, podem ser pesquisas que usem métodos quantitativos ou qualitativos, como uma combinação de métodos para localizar um ponto específico

11 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso É a pesquisa após ocorrerem os fatos. O pesquisador observa um fenômeno que já foi produzido. Ex. Infecção hospitalar.

12 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes: vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico. Ex. arquivos de uma clínica

13 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Reconstituir o passado de uma maneira sistemática, com o intuito de procurar respostas para indagações no presente. Duas fontes: primária (testemunhas oculares, objetos, que podem ser observados de maneira direta) Secundárias (relatos e escritos de pessoas a respeito do que oouviram de uma testemunha)

14 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Tipo de pesquisa cooperativa ou colaborativa, com base empírica, que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.

15 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Tipo de pesquisa que o pesquisador ao propor-se à coleta de dados, efetivamente participa da situação. Inclusive intervindo, mudando, propondo. Requer registro minucioso.

16 Modalidades de Pesquisa Classificação com base nas fontes e nos procedimentos de coleta -Pesquisa bibliográfica -Pesquisa de campo -Laboratório - Pesquisa experimental - Não experimental - Ex post-facto - Pesquisa documental - Histórica - Pesquisa-ação - Participante - Estudo de caso Consiste no estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.

17 SETE DICAS PARA UMA BOA AULA 1-Incite, não informe Uma boa aula não termina em silêncio, ou com alunos olhando para o relógio. Ela termina com ação concreta. Antes de preparar cada aula, pergunte-se o que você quer que seus alunos aprendam e façam e como você os convence disso?

18 1-Incite, não informe Olhe em volta, descubra o que pessoas, nas mais diferentes profissões, fazem para conseguir a atenção dos outros. Por exemplo, ao fazer um resumo de uma matéria, não coloque um "título"; imagine-se um repórter e coloque uma manchete.

19 Incite, não informe Como aquela matéria seria colocada em um jornal ou revista? Use o espírito das manchetes, não seja literal, nem tente ser um professor do tipo

20 2-Conheça o ambiente Você nunca vai conseguir a atenção de uma sala sem a conhecer. Onde moram os alunos e como eles vivem - quem vem de um bairro humilde de periferia não tem nada a ver com um morador de condomínio fechado, apesar de, geograficamente, serem vizinhos.

21 Conheça o ambiente Quais informações eles tiveram em classes anteriores, quais seus interesses. Mesmo nas primeiras séries cada pessoa tem suas preferências e o grupo assume determinada personalidade.

22 3 - No final das contas (e no começo também) As partes mais importantes de uma aula são os primeiros 30 e os últimos 15 segundos. Todo o resto, infelizmente, pode ser esquecido se você cometer um erro nesses momentos. Os primeiros 30 segundos (principalmente das primeiras aulas do ano ou semestre) são um festival de conceituação e de cálculo dos discentes. Mesmo inconscientemente, eles respondem às seguintes questões:

23 Quem é esse professor? Qual seu estilo? O que posso esperar dessa aula hoje e durante todo o ano? Quanto da minha atenção eu vou dedicar? E isso, muitas vezes, sem que você tenha aberto a boca.

24 4 - Simplifique Você certamente já presenciou esse fenômeno em algumas palestras: elas acabam meia hora antes do final. Ou seja, o apresentador fala o que tinha que falar, e passa o resto do tempo enrolando. Ou então, pior, gasta metade da apresentação com piadas, truques de mágica, histórias pessoais que levam às lágrimas, "compre meu livro" e aparentados, e o assunto, em si, é só apresentado no final - se isso.

25

26


Carregar ppt "Modalidades de Pesquisa Classificação das pesquisas com base em seus objetivos - pesquisas exploratórias - pesquisas descritivas - pesquisas explicativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google