A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20."— Transcrição da apresentação:

1 PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20

2 PENSAMENTO SISTÊMICO (...) considera o processo ensino-aprendizagem dinâmico, abrangendo interações interpessoais, inter-grupais, presentes nos sistemas institucionais. (...) complexa rede de fatores que se interagem para a constituição das diferentes identidades e funções das pessoas que aprendem e ensinam. Estas reflexões e práticas valorizam a complexidade do conhecimento e do homem, frente às diferentes formas de aprender e de pensar (MORIN, 1977).

3 PENSAMENTO SISTÊMICO E O APRENDIZADO NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO
Propor o pensamento sistêmico no entendimento das questões do aprendizado é possibilitar uma visão mais ampla entre o ensinar e o aprender na compreensão do quando, onde e como acontece. Consiste em reconsiderar as relações de causa e efeito das dificuldades que se apresentam Princípios básicos da psicologia cognitiva, ao defender que um saber só é pertinente se for capaz de ser situado num contexto.

4 ... Situar os saberes em um contexto torna-se um grande desafio para o ensino no despertar do 3º milênio, especialmente porque nos deparamos com uma disputa de saberes compartimentados, que se isolam uns dos outros. Problemas que emergem são transversais, multifatoriais e multidimensionais. Na busca de soluções se ampliarmos nossa visão. É necessário religar as partes ao todo e, evidentemente, o todo às partes.

5 O olhar sistêmico: todos os aspectos dos diferentes saberes devem ter um mesmo valor, possibilitando a criação de um equilíbrio dinâmico entre as partes articuladas. Estaria assim atingindo a homeostase do sistema: mantém o equilíbrio do todo, atendendo as necessidades das partes. reforma de pensamento que procura sistematizar e organizar os dados, valoriza os aspectos específicos de cada fenômeno, passíveis de objetivação e manipulação, com a finalidade do controle das variáveis, para a obtenção de resultados comprováveis, a fim de se criar conhecimentos fidedignos.

6 O caminho das mudanças se processa ao agrupar as ciências que se consideravam polidisciplinares (ou pluridisciplinares, ou ainda multidisciplinares), sem conhecimento umas das outras para promover um reagrupamento intitulado de Ciências da Terra que se trata de um domínio que se propõe a conhecer a terra como um sistema complexo.

7 VISÃO CIENTÍFICA Visão holística
polidisciplinares, focalizando os elementos de cada fenômeno em suas especificidades, na busca de compreensão em profundidade de seus aspectos. o ser em sua integração com o meio- ambiente, num processo constate de retro- alimentação. o ser em seu contexto e em sua complexidade.

8 Síntese Os novos paradigmas, considera o contexto e as complexidades inerentes aos processos psicossociais influenciadores das condutas humanas, se desenvolveu uma teoria que dar conta das relações, ao invés das entidades isoladas, valorizando todos os elementos dessa relação de forma igualitária . Sendo, então, definido como pensamento sistêmico das interações humanas (Munhoz,2002).

9 REFLEXÃO FINAL “Ninguém nasce sabendo. Tudo é aprendido. O que as pessoas têm dentro de si, um dia esteve fora. Nascemos é com um potencial infinito de aprendizagem”. (Içami Tiba)


Carregar ppt "PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google