A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos"— Transcrição da apresentação:

1 Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos

2 Lixo Lixo, ou resíduo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar.

3 Lixo O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido, líquidos ou gases considerados inúteis.

4 Tipos de lixo Lixo orgânico = que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc. Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos.

5 Tipos de lixo Lixo orgânico = O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. Transmissão de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças.

6 Tipos de lixo Lixo inorgânico= inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Demora muito tempo para ser decomposto.

7 Tipos de lixo Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.

8 Tipos de lixo Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nasimpressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e à saúde de muitas pessoas.

9 Tipos de lixo

10 Tipos de lixo Lixo altamente tóxico: Lixo nuclear e hospitalar
Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado.

11 Política Nacional de Resíduos Sólidos
Lei no /10 : Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Define: Resíduo = lixo que pode ser aproveitado ou reciclado Rejeito = lixo que não é possível reaproveitamento

12 Política Nacional de Resíduos Sólidos

13 Política Nacional de Resíduos Sólidos
Ambiente sustentável:

14 Política Nacional de Resíduos Sólidos
Objetivos: Não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos Disposição final ambiental adequada do lixo Racionalização no uso de recursos (hídricos, energia, insumos) na produção de novos produtos Educação populacional Aumento da reciclagem Inclusão social Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis

15 Política Nacional de Resíduos Sólidos

16 Tipos de lixo recolhidos
Agrotóxicos e suas embalagens ou resíduos perigosos Pilhas e baterias Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens Pneus Lâmpadas de mercúrio Eletroeletrônicos Plástico, metal, vidros e papel

17

18 Responsabilidade Compartilhada
Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, município = são os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

19 Coleta seletiva Materiais recicláveis = coletados e encaminhados pelos municípios com apoio das associações ou cooperativas de catadores - reaproveitamento

20 Coleta seletiva A reciclagem é o processo de reaproveitamento de material orgânico e inorgânico do lixo. É considerado o melhor método de tratamento de lixo, diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de mais matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco ou não praticada por ser economicamente inviável.

21 Lixões Definição = local onde resíduos são lançados a céu aberto
A presença de catadores, que geralmente residem entorno ao local, de animais, e a possibilidade de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos constituem riscos associados aos lixões. Eliminação e recuperação dos lixões pelos municípios e Estados

22 Aterro sanitário São a maneira mais prática, barata e usada de eliminar o lixo doméstico e urbano, além de esgoto não tratado. Utilizam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Porém, inutilizam vários materiais que poderiam ser reciclados, além de ser uma fonte de poluição do solo

23 Aterro Sanitário O local = controlar os riscos de contaminação da água, do ar e do solo; Ter localização que permita maior racionalização do transporte do lixo coletado em todo município; Ser dotado de amplitude e topografia dominante que possibilite sua utilização por período razoavelmente longo, Múltiplos acessos; Local de baixo valor de aquisição,

24 Aterro Sanitário Afastado de áreas de urbanização consolidada,
Afastado de poços e pontos de captação de água destinadas ao abastecimento público e não se situar em área de preservação ambiental (APA); Afastado de aeroportos devido à presença de aves que podem atingir turbinas de aeronaves; O aterro deve ser selecionado, preferencialmente, em áreas que necessitam de recuperação, a exemplo de terrenos erodidos.

25 Aterro Sanitário

26 Aterro sanitário Os resíduos são lançados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar. Existe coleta e tratamento do chorume e controle sistemático das águas lixiviantes e dos gases produzidos (metano); É realizado monitoramento dos impactos ambientais durante a operação e após o seu encerramento.

27 Aterros sanitários Esta é a diferença entre aterros sanitários e aterros controlados, onde não há coleta e tratamento de chorume.

28 Tipos de aterro sanitários
Aterro de Resíduos Industriais Perigosos, que são classe I, mantidos por empresas e instituições privadas para destinação final de seus resíduos perigosos, estes aterros são geralmente cobertos, para que o volume de chuvas não aumente a quantidade de efluentes a serem tratados. Em aterros de classe IIA, realizados pelas prefeituras para acondicionamento dos resíduos domésticos, raramente estes aterros tem cobertura.

29

30

31

32


Carregar ppt "Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google