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Aula 3 Planejamento de Localização e Capacidade

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Apresentação em tema: "Aula 3 Planejamento de Localização e Capacidade"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 Planejamento de Localização e Capacidade
1 1

2 Objetivo Capacidade Planejamento de Capacidade no Longo Prazo Localização Objetivos de decisão de localização Técnicas de Localização Pontuação Ponderada Método do Centro de Gravidade

3 Áreas de Decisão no Projeto da Rede de Operações
Comprar ou Fazer? Integração vertical Projeto da rede de operações Gestão de capacidade produtiva a longo prazo Localização das operações produtivas Quanto? Onde?

4 GESTÃO DE CAPACIDADE DE LONGO PRAZO
Gestão da Capacidade produtiva no Longo Prazo – Quanto Produzir? Que capacidade de produção deve ter cada operação ao longo do tempo? GESTÃO DE CAPACIDADE DE LONGO PRAZO

5 Demanda x Capacidade – Relação Nada Fácil...
Hoje – Cenário de Vendas em alta... “A General Motors do Brasil anunciou ontem a abertura do terceiro turno na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista. É a primeira vez na história que a montadora utiliza três expedientes para produzir veículos nesta unidade. "A decisão é para atender o alto consumo do mercado automotivo", disse José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. Com o terceiro turno a GM pretende acrescentar 50 mil carros por ano na fábrica de São Caetano, principalmente do modelo Corsa - em 2007 produziu 190 mil carros nesta unidade. Para isso, vai contratar 600 empregados temporariamente.” Para elevar rapidamente a produção de automóveis na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen também teve que abrir o terceiro turno e contou com a experiência de 375 ex-funcionários aposentados da própria empresa.

6 Demanda x Capacidade – Relação Nada Fácil...
Mas há 2 anos... Governo tentará evitar fechamento de fábrica da Volkswagen Brasília, 24 ago (EFE).- O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse hoje que se reunirá com a direção da Volkswagen a fim de buscar uma solução para a crise que levou o fabricante de automóveis a ameaçar fechar sua maior fábrica no Brasil.A Volkswagen anunciou na segunda-feira que, se os sindicatos não aceitarem o plano de reestruturação apresentado em maio, que prevê a demissão de cerca de operários dos que tem em todo o Brasil, poderá fechar sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

7 Qual a capacidade total desta linha?
Balanceamento de Capacidade - Gargalos Qual a capacidade total desta linha? Capacidade de fabricação 850 unidades Capacidade de armazenagem 700 unidades Capacidade de montagem 800 unidades Capacidade de distribuição 820 unidades

8 Volume ( unidades / semana )
Variação Capacidade x Demanda 2400 A capacidade antecipa a demanda Volume ( unidades / semana ) 2000 1600 Demanda real 1200 A capacidade acompanha a demanda 800 400 Estratégias de antecipação da capacidade à demanda e de acompanhamento da demanda pela capacidade Tempo

9 Volume ( unidades / semana )
Variação Capacidade x Demanda 2400 A capacidade antecipa a demanda Volume ( unidades / semana ) 2000 Demanda 1600 1200 A capacidade acompanha a demanda 800 Ajuste com estoques significa usar o excesso de capacidade de um período para produzir estoque que pode ser usado para suprir o período de subcapacidade 400 Tempo

10 Volume ( unidades / semana )
Efeitos do Ciclo de Vida do Produto 2400 Antecipação Ajuste Acompanhamento Volume ( unidades / semana ) 2000 Demanda 1600 1200 800 Efeito da etapa do ciclo de vida na estratégia de capacidade 400 Introdução Crescimento Maturidade

11 Determinação dos Momentos de Alteração de Capacidade
volume tempo demanda capacidade INCREMENTOS SE ANTECIPAM À DEMANDA INCREMENTOS SEGUEM A POLÍTICA MISTA baixa utilização desembolso antecipado Alto nivel de servico alto custo alta utilização desembolso postergado Baixo nivel de servico baixo custo

12 Que nível de Capacidade Global necessitamos ao longo do tempo?
Flexibilidade Custo baixa utilização desembolso antecipado Alto nivel de servico alto custo volume tempo demanda capacidade alta utilização desembolso postergado demanda tempo volume capacidade Baixo nivel de serviço baixo custo volume tempo demanda capacidade Visibilidade Variedade Volume

13 Volume ( unidades / semana )
Balanceamento de Capacidade no longo prazo 2400 Plano de capacidade usando fábricas de 400 unidades Volume ( unidades / semana ) 2000 Plano de capacidade usando fábricas de 800 unidades 1600 Demanda 1200 800 O tamanho dos incrementos de capacidade afeta a utilização de capacidade 400 Tempo

14 Volume ( unidades / semana )
Balanceamento de capacidade 2400 Plano de capacidade usando fábricas de 400 unidades Previsão da demanda Volume ( unidades / semana ) 2000 Plano de capacidade usando fábricas de 800 unidades 1600 Demanda real 1200 800 400 Incrementos de capacidade menores permitem ajustar o plano de capacidade para acomodar alterações na demanda Tempo

15 Flexibilidade Custo Que padrão de decisões devemos adotar para
alteração dos níveis globais de capacidade? Flexibilidade Custo Capacidade Demanda Capacidade Demanda Visibilidade tempo Pequenos incrementos tempo Grandes incrementos Variedade Volume

16 Conclusão Planejamento da Capacidade no Longo Prazo significa ajustamento da capacidade produtiva à demanda. Isto pode significar aumento de custos ou baixo nível de serviços de atendimento. Trade-off: Flexibilidade x Custo Flexibilidade sistemas produtivos auxilia na resposta flexibilidade x custo. Mas não é válida para qquer tecnologia de processo (ex.petroquímica)

17 Importância da localização
Lord Seif, chefe da Marks and Spencer: “Há três coisas importantes em vendas no varejo: localização, localização e localização.”

18 Qual a localização ideal dos estoques para o tempo de resposta de 1 semana – Resultado Típico > 1 CD Clientes CD

19 Qual a localização ideal dos estoques para o tempo de resposta de 5 dias – Resultado Típico > 2 CD Clientes CD

20 Qual a localização ideal dos estoques para o tempo de resposta de 3 dias – Resultado Típico > 5 CD Clientes CD

21 Qual a localização ideal dos estoque para um prazo máximo de entrega de 24 horas – Resultado Típico > 13 CD Clientes CD

22 Qual a localização ideal dos estoque para prazo de entrega no mesmo dia/próximo dia – Resultado Típico > 26 CD Clientes CD

23 a influenciar os serviços /
Fatores do lado do fornecimento e da demanda que influem nas decisões de localização Fatores do lado da demanda Que variam de forma a influenciar os serviços / receitas dos clientes à medida que a localização varia Operação produtiva Fatores do lado do fornecimento Que variam de forma a influenciar o custo à medida que a localização varia Qualificações da mão-de-obra Adequação do local Imagem Conveniência para os clientes (por exemplo, rapidez e confiabilidade) Custos da mão-de-obra Custos da terra Custos de energia Custos de transporte Fatores da comunidade

24 Custos de salários por hora Custos de não-salários (encargos)
Custos da mão-de-obra em $ por Hora Salários variáveis em diferentes países, regiões, etc. Dois fatores: - Produtividade de mão de obra. - Taxa de cambio entre as moedas dos países. Alemanha Suíça Bélgica Noruega Holanda Dinamarca Japão Suécia EUA França Grã-Bretanha Custos de salários por hora Irlanda Custos de não-salários (encargos) Brasil 5 10 15 20 25 30

25 Custos da terra Custos da aquisição o aluguel de um terreno variam entre países, cidades e bairros. CUSTOS DE ENERGIA Disponibilidade de energia relativamente barata

26 Custos de transporte Dos insumos: desde a sua fonte até o local da operação. Dos bens: do local de produção até os clientes.

27 Fatores de comunidade Impostos locais. Restrições de movimentação de capital. Assistência de planejamento do governo. Assistência financeira do governo. Estabilidade política. Restrições ambientais, língua, etc.

28 Habilidade da mão-de-obra
As habilidades de mão de obra local podem ter um efeito na reação do cliente aos produtos ou serviços que a operação produz.

29 Adequação do local em si
Locais diferentes provavelmente tem características intrínsecas diferentes que podem afetar a habilidade de uma operação em atender seus clientes e gerar receitas.

30 Imagem do local Alguns locais estão firmemente associados nas mentes dos consumidores com uma imagem específica.

31 Conveniência para os clientes
Esforço que os clientes devem despender para usar a operação e, por tanto, sua receita. Rapidez e confiabilidade.

32 Níveis de decisão de localização
Escolha da região/país onde deve ser localizada a operação. Mundo Todo. Globalização.

33 Fatores para decisões de escolha local

34 Nível hierárquico Decisão Fatores principais Região global Sub-Região
Potencial de mercado Custos operacionais Estabilidade política Acaitação cultural Adequação ao clima e temperatura Infra-estrutura global de utilidades e serviços Região global Região do mundo ou país Custos de transporte Impostos e incentivos Custos e disponibilidades de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais regionais Legislação trabalhista (estabilidade, flexibilidade) Protecionaismo Infra-estrutura interna de utilidades e serviços Potencial de mercado Sub-Região País ou região de país Comunidade Acesso a mercados Custos e disponibilidade de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais locais Atitude da comunidade Disponibilidade de locais; custo do espaço Infra-estrutura local de utilidades e serviços Fatores referentes a qualidade de vida Cidade Local específico Endereço Acesso a infra-estrutura de transporte Acesso a mercados locais Características do endereço (ambiente físico e de negócio) Infra-estrutura micro local de utilidades e serviços Custo do espaço; disponibilidade para expansão Impostos territoriais Incentivos locais (fiscais ou outros) Fatores referentes a qualidade de vida

35 Gavião Peixoto 370 km de São José dos Campos 340 km do porto de Santos
190 km do Aeroporto de Viracopos

36 Gavião Peixoto - Portfolio

37 Quantitativas e Qualitativas.
Técnicas de localização Quantitativas e Qualitativas. Centro de Gravidade Pontuação ponderada: 1 - Identificação de critérios. 2 - Importância relativa de cada critério e a atribuição de fatores de ponderação. 3 - Avaliar cada localização segundo cada critério.

38 Método do centro de gravidade
B

39 Método do Centro de Gravidade
(Distância horizontal x Custo de Transporte x Volume) (Custo de Transporte x Volume) Localização Horizontal = (Distância vertical x Custo de Transporte x Volume) (Custo de Transporte x Volume) Localização Vertical =

40 100 200 300 400 700 800 500 600 900 Distribuidor Fábrica

41 100 200 300 400 700 800 500 600 900 Distribuidor Fábrica

42 y x Exemplo Localização pelo centro de gravidade
para o Centro de distribuição das lojas de bolsas y 6 5 4 B D 3 A 2 C 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 x

43 y x Exemplo Localização pelo centro de gravidade
para o Centro de distribuição das lojas de bolsas y 6 5 4 B D 3 A 2 C 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 x

44 Exercício em Km x Y 100 200 300 400 500 600 700 800 900 1000 L2 L1 L3 F1 F2

45 Método da pontuação ponderada para três locais
Critérios Ponderação da Locais importância A B C Custos do local Impostos Locais Disponib. de mão de obra Acesso a auto-estradas Acesso a aeroporto Potencial para expansão Pontuação ponderada total *

46 Pontuação Ponderada Uma fábrica de vidro está avaliando quatro locais para uma nova fábrica e pesando os fatores mais importantes. Os pontos foram atribuídos com os valores maiores indicando as condições preferidas, utilizando esses pontos, faça uma comparação de fator qualitativo para os quatro locais. .

47 Exemplo C I D A D E S Atlanta Baltimore Chicago Denver
Fator importante Peso atribuído Valor ponderado Custo de produção 0,33 50 16,50 40 13,20 35 11,55 30 9,90 Suprimento de matéria-prima 0,25 70 17,50 80 20,00 75 18,75 Disponibilidade de mão-de-obra 0,20 55 11,00 14,00 60 12,00 45 9,00 Custo de vida 0,05 4,00 3,50 2,00 2,50 Ambiente 0,02 1,20 90 1,80 Mercados 0,15 13,50 85 12,75 7,50 Total de pontos dos locais 62,20 65,40 58,25 50,70


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