A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D"— Transcrição da apresentação:

1 Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FAJÕES Ano Lectivo Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D Directora de Turma Goretti Santos

2 AGENDA Recepção, apresentação e boas-vindas.
Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação Informação sobre o preenchimento da Ficha Individual o Aluno. Considerações sobre a turma e Conselho de Turma. Distribuição dos alunos pela sala. Recomendações do CT aos EE Informações sobre o funcionamento da escola. Regime de faltas Regulamento Interno Horário de atendimento do DT Página de Internet da Escola – Critérios Gerais de Avaliação. Casos especiais de saúde Outros assuntos

3 ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO.
Elaboração da Acta Assinatura

4 Ficha Individual do Aluno
Estará disponível na área pessoal dos vossos educandos, na página do agrupamento, um formulário que deverá ser preenchido online pelos mesmos, com a vossa ajuda. Os Encarregados de Educação que não dispuserem de acesso à Internet não devem ficar preocupados porque o preenchimento do inquérito será realizado na escola com o apoio do diretor de turma.

5 Considerações sobre a turma
Actualização de informações Dados do Conselho de Turma Faltas na realização dos trabalhos de casa. Faltas de material. Comportamento.

6 Distribuição dos alunos pela sala

7 História e Geografia de Portugal
Conselho de Turma Disciplina Professor Observações Língua Portuguesa Lurdes Carneiro Inglês História e Geografia de Portugal Isabel Pereira Matemática Marina Correira Ciências Natureza Marina Santos Educação Visual Ana Maria Costa Educação Tecnológica João Coutinho Educação Musical Goretti Santos Educação Física Dénis Conceição EMRC Francisco Moreira *Secretário Formação Cívica Diretor de Turma

8 Recomendações do DT aos EE
Acompanhar os seus educandos na realização dos TPC e no estudo diário. Reforçar a sua autoconfiança e a autoestima. Zelar para que transportem sempre o material necessário para o bom funcionamento das aulas. Sublinhar que o 5º ano é um ano de mudança de ciclo, que necessita de um esforço redobrado de adaptação e um aumento do ritmo de trabalho. “Os que mais arduamente trabalham acabam sempre por ter mais sorte.”

9 Informações sobre funcionamento da escola

10 A escola Cartão da Escola – obrigatoriedade.
Caderneta (obrigatório acompanhar os alunos diariamente) Mochilas devem ficar na sala (hora de almoço). Brincos, fios e piercings, higiene, objetos de valor – Recomendações de Educação Física. Senhas – marcar na véspera ou próprio dia até às 10h30 com multa (30 cents.) - situações excecionais devem dirigir-se à Fabiana Santos – Alunos subsidiados têm que marcar as senhas. Cacifos – incutir nos vossos filhos bons hábitos sobre a utilização dos cacifos (não guardar comida, roupa suja, etc). Aulas de Substituição (caráter obrigatório, pelo que se o aluno não comparecer terá falta injustificada). EMRC - quem não estiver inscrito na disciplina, tem de nesta hora dirigir-se para a Biblioteca.

11 Regime de faltas Regulamento Interno
Conforme o Estatuto dos Alunos alterado pela Lei 51/2012, de 5 de Setembro Regulamento Interno Está disponível na página do agrupamento, em formato pdf (início, separador institucional, documentos, Regulamento Interno 2011_assinado).

12 Hora de atendimento do DT
Sexta-feira 11h05 às 11h50 (período formal) Outra hora/dia desde que acertado previamente (em função do horário e disponibilidade do EE e do DT). Intervalos das aulas (só para assuntos muito urgentes).

13 Página Internet do Agrupamento

14 Critérios Gerais de Avaliação
BÁSICO (Quando aprovados) Domínio das atitudes e valores Diretor de Turma comunicará em Formação Cívica aos alunos que registarão na caderneta, para os Encarregados de Educação assinar a tomada de conhecimento. Domínio dos conhecimentos Os professores de cada disciplina procederão de forma idêntica ao DT, podendo usar a caderneta ou o caderno da disciplina.

15 Casos especiais de saúde
Alergias (a medicamentos, quais) Existência de doença crónica (que cuidados?)

16 Outros assuntos  Desporto escolar Modalidades:  Atividades Rítmicas Expressivas   Desportos Gímnicos- Ginástica de Grupo Desportos Gímnicos- Ginástica Acrobática  Ténis Ténis de Mesa   Voleibol  Xadrez A atividade física aumenta o nível de concentração, estimula a autoestima e a autoconfiança, previne o excesso de peso e promove o bem-estar social contribuindo para a formação de valores e atitudes.

17 Solicitações Elogiem os sucessos do vosso (a) educando (a)
Estimulem nos insucessos Conversem com o ele (a) sobre as actividades escolares Incentivem-no (a) para a leitura Fixem um horário de estudo Confiram e assinem as fichas de avaliação (1 a 2 fichas por período) Contactem com assiduidade o director de turma Prestem mais atenção aos trabalhos de casa Verifiquem se transporta diariamente os materiais necessários (principalmente as disciplinas de carácter prático) Proporcionem-lhe um ambiente de trabalho tranquilo Garantam que descansa o suficiente Certifiquem-se que faz uma alimentação adequada Confiram a assiduidade Estimulem a pontualidade Controlem diariamente a caderneta do aluno

18 Não esquecer! Assinar a Ata (todos os Encarregados de Educação).
Assinar as diversas autorizações

19 (…) É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar. É preciso aprender a crescer, aprender a estudar. Aprender a crescer quer dizer: aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros. E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio. (…) J. C. Ary dos Santos (Aprender a Estudar) Obrigada!


Carregar ppt "Primeira reunião com os Encarregados de Educação 5º D"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google