A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Prof. Dorival Conte Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Prof. Dorival Conte Junior"— Transcrição da apresentação:

1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Prof. Dorival Conte Junior
Conte Junior Dorival

2 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Estruturação do texto: relações entre ideias e recursos de coesão; Compreensão global do texto;   Significação contextual de palavras e expressões;  Informações literais e inferências possíveis; Ponto de vista do autor.

3 “O frentista cheirava a gasolina”
Explode um posto de combustível e o frentista morre no acidente. Um perito técnico policial vai até o local, faz a perícia e, dentre outras informações, escreve no relatório o seguinte trecho: “O frentista cheirava a gasolina”

4 Segundo o texto, o verbo “cheirava” tem o significado de:
Exalar ou Inalar? Segundo o autor do texto, levando em consideração o contexto, o verbo “cheirava” tem o significado de:

5 Ela comprou uma tevê que estava quebrada.
De acordo com a frase, pode-se inferir que ela A) Poderá reclamar a tevê quebrada. b) Deverá reclamar a tevê quebrada. c) Não poderá reclamar a tevê quebrada. d) Não deverá reclamar a tevê quebrada. está

6 O médico chegou atrasado.
O médico já chegou atrasado antes? O médico chegou atrasado novamente. O médico chegou atrasado de novo. O médico chegou atrasado mais uma vez.

7 Conhecimentos prévios para uma interpretação
1. LEITURA A prática da leitura faz com que se adquira conhecimento. O repertório, conjunto de conhecimento prévio, é fundamental para alcançar a compreensão de um texto.

8 I. Conhecimento linguístico II. Conhecimento textual
Esse repertório é composto por três níveis de conhecimento: I. Conhecimento linguístico II. Conhecimento textual III. Conhecimento de mundo

9 Exemplo de conhecimento linguístico
Paulo comprou novamente um livro de gramática. Exemplo de conhecimento textual Um furacão devastou o norte dos EUA. Exemplo de conhecimento de mundo Queda da bolsa na Coreia derruba pregão em São Paulo

10 2. CONTEXTO Para compreender uma determinada passagem do texto, é necessário considerar o restante desse texto. Avaliar as informações do conjunto, isto é, da totalidade do texto, é o que se chama CONTEXTO. Quando se faz uma interpretação de somente uma passagem isolada, corre-se o risco de prejudicar a interpretação total.

11 No Brasil, cada vez que ocorre uma violência que chama a atenção da sociedade, surge um pacote, um clamor por penas mais pesadas. Os pacotes, como se tem visto, não resolvem nada. As penas mais pesadas também são uma bobagem. São o que chamamos de “legislação do pânico”. Não adianta criar pena de 100 anos. O que serve de vacina contra o crime é a certeza da punição. (M.T. Bastos. VEJA, )

12 (Oficial de Promotoria-2003)
Nesse contexto, a palavra “pacote” deve ser entendida como a) Pequeno embrulho. b) Engano. c) Conjunto de medidas legais. d) Maço de dinheiro. e) Confusão.

13 No Brasil, cada vez que ocorre uma violência que chama a atenção da sociedade, surge um pacote, um clamor por penas mais pesadas. Os pacotes, como se tem visto, não resolvem nada. As penas mais pesadas também são uma bobagem. São o que chamamos de “legislação do pânico”. Não adianta criar pena de 100 anos. O que serve de vacina contra o crime é a certeza da punição. (M.T. Bastos. VEJA, )

14 (Oficial de Promotoria-2003)
Nesse contexto, a palavra “pacote” deve ser entendida como a) Pequeno embrulho. b) Engano. c) Conjunto de medidas legais. d) Maço de dinheiro. e) Confusão.

15 Uma das formas de delação premiada consta do Código Penal, que dispõe que, no caso do delito de extorsão mediante sequestro, se o crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a liberação do sequestrado, terá sua pena reduzida de um a dois terços.

16 Sem prejuízo de sentido, as palavras “delação” e “concurso” podem ser substituídas por
a) Denúncia e cooperação. b) Defesa e participação. c) Explicação e disputa. d) Revelação e disputa. e) Conversa e concorrência.

17 Uma das formas de delação premiada consta do Código Penal, que dispõe que, no caso do delito de extorsão mediante sequestro, se o crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a liberação do sequestrado, terá sua pena reduzida de um a dois terços. a) Denúncia b) Defesa c) Explicação d) Revelação e) Conversa

18 Uma das formas de delação premiada consta do Código Penal, que dispõe que, no caso do delito de extorsão mediante sequestro, se o crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a liberação do sequestrado, terá sua pena reduzida de um a dois terços. a) cooperação. b) participação. c) disputa. d) disputa. e) concorrência.

19 Sem prejuízo de sentido, as palavras “delação” e “concurso” podem ser substituídas por
a) Denúncia e cooperação. b) Defesa e participação. c) Explicação e disputa. d) Revelação e disputa. e) Conversa e concorrência.

20 a) Denúncia e cooperação.
Uma das formas de delação premiada consta do Código Penal, que dispõe que, no caso do delito de extorsão mediante sequestro, se o crime é cometido em concurso, o concorrente que o denunciar à autoridade, facilitando a liberação do sequestrado, terá sua pena reduzida de um a dois terços. a) Denúncia e cooperação.

21 Informações implícitas e Pressupostos
Informações implícitas são os pressupostos, isto é, aquilo que está subentendido. Normalmente, esses pressupostos estão contidos em palavras que, pelo contexto, podem assumir significados diferentes do original.

22 Exemplo Acentua a Constituição Federal do Brasil, que as cláusulas pétreas não podem sofrer alterações por meio de Emendas Constitucionais. Pelo contexto, a palavra Acentua, destacada, significa: a) Diz b) Alega c) Menciona d) Avisa e) Determina

23 Constituição Federal – 05/10/88 Lei Maior Leis Ordenamento Jurídico

24 Acentua a Constituição Federal do Brasil, que as cláusulas pétreas não podem sofrer alterações por meio de Emendas Constitucionais. Pelo contexto, a palavra Acentua, destacada, significa: a) Diz b) Alega c) Menciona d) Avisa e) Determina

25 Considere as frases A Constituição provê que os historiadores e biógrafos se voltem para a história do país e reconstituam seu passado ou presente em narrativas urdidas ao redor de protagonistas e coadjuvantes arguir no Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade do artigo 20 do Código Civil. Os termos em destaque têm como sinônimos, respectivamente,

26 a) sugere, pensadas e invalidar. b) obriga, tecidas e acusar.
c) dispõe, fechadas e contestar. d) antecipa, concluídas e impugnar. e) regulamenta, tramadas e argumentar.

27 Os pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, e sim por meio de palavras ou expressões contidas no texto. Esses pressupostos podem ser encontrados, no texto, por meio de indicadores linguísticos.

28 Podem ser considerados indicadores linguísticos
Verbos, Conjunções, Advérbios, Adjetivos, Orações Adjetivas, etc.

29 Exemplo Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe tem valor de posse. a)Dei-lhe indicações seguras. b)Basta-lhe uma palavra apenas. c)Seus amigos escreveram-lhe um poema. d)Informaram-lhe o resultado. e)Caiu-lhe nas mãos um belo romance de José de Alencar.

30 eu tu Ele(a) meu - minha teu - tua seu - sua me te lhe
Pronomes Retos eu tu Ele(a) Possessivos meu - minha teu - tua seu - sua Oblíquos me te lhe

31 Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe tem valor de posse.
a)Dei-lhe indicações seguras. b)Basta-lhe uma palavra apenas. c)Seus amigos escreveram-lhe um poema. d)Informaram-lhe o resultado. e)Caiu-lhe nas mãos um belo romance de José de Alencar. Caiu nas suas mãos um belo romance de José de Alencar.

32 Elementos gramaticais ou indicadores linguísticos
1. Verbos Os verbos podem indicar mudança ou permanência de estado. São eles Permanecer, Continuar, Tornar-se, Vir a ser, Ficar, Passar a, Deixar de, Começar a, Converter-se, Transformar-se, Ganhar, Perder...

33 I. Os problemas continuam acontecendo.
Exemplos I. Os problemas continuam acontecendo. II. Os sonham tornaram-se realidade.

34 2. Conjunções Exemplos I. Os acidentados foram socorridos num pronto-socorro do INSS, mas saíram de lá sãos e salvos. II. Ela estudou muito e foi reprovada.

35 I. Resolva respectivamente o valor de X e Y.
3. Advérbios Exemplos I. Resolva respectivamente o valor de X e Y. II. Os médicos estão atrasados novamente.

36 Assinale VERDADEIRO ou FALSO para a afirmativa retirada do texto a seguir
O Ministério da Fazenda descobriu um novo golpe dos investidores. De acordo com o texto, não é possível inferir que os investidores já tenham praticado outros golpes anteriormente. FALSO

37 4. Adjetivos Exemplos I. Já temos em nosso país as famigeradas usinas nucleares. II. O Brasil está repleto de leis inaplicáveis.

38 5. Pronomes relativos Exemplos I. As sociedades, que são consumistas, não estão preocupadas com o planeta. II. As sociedades que são consumistas não estão preocupadas com o planeta.

39 Pronomes demonstrativos Coerência = sentido / ideia
Elementos de Coesão Coesão = ligar Conjunções Preposições Pronomes relativos Pronomes demonstrativos Coerência = sentido / ideia

40 As conjunções podem ser Coordenativas ou Subordinativas
Conjunções coordenativas são aditivas, adversativas, comparativas, explicativas e conclusivas

41 Conjunções subordinativas adverbiais
causais, consecutivas, comparativas, conformativas, condicionais, concessivas, proporcionais, finais e temporais

42 Locuções conjuntivas ou conjuncionais
Conjunto de palavras com valor de conjunção visto que, ainda que, à medida que, já que, a fim de que, desde que, se bem que, logo que

43 Marque CERTO ou ERRADO para a seguinte afirmação.
Nos períodos: - Leiam muito, pois é necessário. - Os quadros ainda não foram pintados, pois não chegaram as tintas. - Decida rápido; está, pois atrasado. As conjunções destacadas estabelecem o mesmo sentido entre as orações.

44 Leiam muito, pois é necessário
Explicação Ordem Pedido Conselho Sugestão Oração Coordenada Sindética Explicativa

45 Os quadros ainda não foram pintados pois não chegaram as tintas
Ordem Pedido Conselho Sugestão causa Oração Subordinada Adverbial Causal

46 Decida rápido; está, pois atrasado
Conclusão Oração Coordenada Sindética Conclusiva

47 Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

48 1. Correu demais, ___ caiu. 2. Dormiu mal, ___ os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece, ___ a alma é imortal. 4. Leu o livro, ___ é capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, ___ podem servir mais tarde.

49 a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porém, pois, porque, mas d) porém, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto

50 1. Correu demais, ___ caiu. a) porque b) por isso c) logo d) porém
e) entretanto

51 2. Dormiu mal, ___ os sonhos não o deixaram em paz.
a) todavia b) Porque c) porém d) pois e) que

52 3. A matéria perece, ___ a alma é imortal.
a) porque b) mas c) pois d) logo e) porque

53 4. Leu o livro, ___ é capaz de descrever as personagens com detalhes.
a) logo b) portanto c) porque d) todavia e) pois

54 5. Guarde seus pertences, ___ podem servir mais tarde.
a) entretanto b) que c) mas d) porque e) portanto

55 1. Correu demais, por isso caiu.
2. Dormiu mal, porque os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece, mas a alma é imortal. 4. Leu o livro, portanto é capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, que podem servir mais tarde.

56 a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porém, pois, porque, mas d) porém, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto

57 Nas frases: "faz-lhes mal a escuridão" e "... que mal se adivinhará..." a palavra "mal" é, respectivamente, substantivo e advérbio. Pode ela ainda ter outra classificação, como numa das frases seguintes. Assinale-a:

58 Substantivo Advérbio Conjunção Mal Quando Assim que Depois que

59 a) Que mal há em ser idealista? b) Tudo, tudo vai mal, meu bom amigo.
c) A chuva começou a cair, mal saímos. d) Os namorados agora estão de mal. e) Provou os frutos da árvore do mal.

60 c) A chuva começou a cair, mal saímos.
A chuva começou a cair, quando saímos. A chuva começou a cair, assim que saímos. A chuva começou a cair, depois que saímos.

61 Sabendo que uma mesma conjunção subordinativa, dependendo do contexto em que estiver empregada, pode adquirir sentidos diferentes, analise as orações abaixo, atribuindo a classificação adequada a cada uma das conjunções em destaque.

62 a) Como não havia recursos financeiros suficientes, as obras ficaram paralisadas. b) Fizemos a pesquisa como o professor indicou. c) Você é meiga como uma flor. d) Desde que você apresente justificativa poderá faltar à reunião. e) Estamos morando aqui desde que a cidade foi fundada.

63 Como: início do período Inversão do período: porque
a) Como não havia recursos financeiros suficientes, as obras ficaram paralisadas. As obras ficaram paralisadas porque não havia recursos financeiros suficientes. Conjunção subordinativa causal Como: início do período Inversão do período: porque

64 b) Fizemos a pesquisa como o professor indicou
b) Fizemos a pesquisa como o professor indicou. Conjunção subordinativa conformativa conforme segundo consoante

65 Conjunção subordinativa comparativa
c) Você é meiga como uma flor. Conjunção subordinativa comparativa igual a tal qual

66 Conjunção subordinativa condicional
d) Desde que você apresente justificativa, poderá faltar à reunião. Conjunção subordinativa condicional Se você apresentar justificativa... Caso você apresente justificativa...

67 Ficamos chateados quando tudo aconteceu.
e) Ficamos chateados desde que tudo aconteceu. Conjunção subordinativa temporal Ficamos chateados quando tudo aconteceu. Assim que tudo aconteceu, ficamos chateados.

68 Na frase: "Você que pensa que a vida flui segundo as leis do poder
Na frase: "Você que pensa que a vida flui segundo as leis do poder!", a palavra destacada pode ser substituída sem prejuízo de sentido por: a) pois. b) apesar de. c) conforme. d) como. e) porque.

69 Dispondo do conhecimento que tem sobre as conjunções subordinativas, analise as orações demarcadas abaixo, classificando os conectores destacados de acordo com o sentido por eles representado:

70 a) A menos que apresente uma justificativa plausível, não poderá viajar hoje. b) Falou tão alto, que ficou com a voz comprometida no outro dia. c) Você parece ser calma como sua irmã. d) À medida que o volume do som aumentava, mais a população reclamava. e) Conforme me indicou, procurei o profissional de saúde para tratar do meu caso.

71 conjunção subordinativa condicional
a) A menos que apresente uma justificativa plausível, não poderá viajar hoje. conjunção subordinativa condicional Desde que apresente Caso apresente Se apresentar

72 b) Falou tão alto, que ficou com a voz comprometida no outro dia
b) Falou tão alto, que ficou com a voz comprometida no outro dia. conjunção subordinativa consecutiva de modo que de maneira que

73 c) Você parece ser calma como sua irmã
c) Você parece ser calma como sua irmã. conjunção subordinativa comparativa igual a tal qual

74 d) À medida que o volume do som aumentava, mais a população reclamava
d) À medida que o volume do som aumentava, mais a população reclamava. conjunção subordinativa proporcional à proporção que quanto mais

75 e) Conforme me indicou, procurei o profissional de saúde para tratar do meu caso. conjunção subordinativa conformativa Segundo Consoante

76 Preposição Palavra invariável que liga dois termos, estabelecendo uma relação entre eles. O livro de Mariana. A preposição de ligou a palavra livro ao termo Mariana e estabeleceu uma relação de posse.

77 Principais Preposições
a, ante, até, após com, contra de, desde em, entre para (per), perante, por sem, sob, sobre trás

78 Locuções prepositivas a fim de, acerca de, a despeito de, dentro de, depois de, em vez de, perto de, por cima de

79 Relações estabelecidas pelas preposições Assunto: Falamos sobre política Companhia: Ele saiu com os pais Lugar: Fomos a/até/para Fortaleza Matéria: Porta de ferro

80 Questão “Este trabalho, sobre ser agradável, é gratificante
Questão “Este trabalho, sobre ser agradável, é gratificante.” A preposição da frase acima poderá ser substituída por: A) apesar de B) à custa de C) além de D) antes de E) em vez de

81 Pronome Relativo Funções 1. Retomar um nome anteposto 2
Pronome Relativo Funções 1. Retomar um nome anteposto 2. Introduzir uma oração subordinada adjetiva 3. Evitar a ambiguidade do texto

82 que: pronome relativo 1. Substantivo (nome) anteposto 2
que: pronome relativo 1. Substantivo (nome) anteposto 2. Puder ser substituído por um pronome variante qual / quais

83 1. Retomar um nome anteposto
Encontrei o livro que você queria comprar. Encontrei o livro o qual você queria comprar.

84 2. Introduzir uma oração subordinada adjetiva O aluno que estuda é aprovado. Os alunos que estudam são aprovados. A aluna que estuda é aprovada. As alunas que estudam são aprovadas o qual os quais a qual as quais

85 3. Evitar a ambiguidade do texto Ele deu um presente à filha do vizinho que agradeceu. Quem agradeceu? Ele deu um presente à filha do vizinho o qual agradeceu. Ele deu um presente à filha do vizinho a qual agradeceu.

86 Regência com pronome relativo 1. Este é o autor que conheci. 1
Regência com pronome relativo 1. Este é o autor que conheci. 1. Este é o autor o qual conheci. 2. Este é o autor a que me referi. 2. Este é o autor ao qual me referi. 3. Este é o autor de que lhe falei. 3. Este é o autor do qual lhe falei. 4. Visitei a casa em que você morou. 4. Visitei a casa na qual você morou.

87 Pedro encontrou o autor da obra de que ele mais gostou.
Reescreva a frase a seguir, fazendo com que desapareça a ambiguidade do período. Pedro encontrou o autor da obra de que ele mais gostou.

88 Pedro encontrou o autor da obra de que ele mais gostou
Pedro encontrou o autor da obra de que ele mais gostou. Pedro encontrou o autor da obra do qual ele mais gostou. Pedro encontrou o autor da obra da qual ele mais gostou.

89 Expôs seu ponto de vista com que inteiramente concordamos
Expôs seu ponto de vista com que inteiramente concordamos. Assim, revi o enunciado de que divergiras, entretanto desconheço o trabalho a que te referes. As preposições destacadas foram empregadas por causa dos seguintes termos:

90 A) ponto de vista, enunciado e trabalho
A) ponto de vista, enunciado e trabalho. B) ponto de vista, enunciado e a referes. C) concordamos, divergiras e trabalho. D) concordamos, divergiras e referes. E) concordamos, enunciado e referes.

91 Tabela dos Pronomes Relativos que: o qual, os quais, a qual, as quais a que: ao qual, aos quais, à qual, às quais de que: do qual, dos quais, da qual, das quais em que: no qual, nos quais, na qual, nas quais por que: pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais

92 Introduz uma oração subordinada adjetiva
Pronome relativo Introduz uma oração subordinada adjetiva Explicativa COM vírgula(s) / parênteses / travessões Restritiva SEM vírgula(s) / parênteses / travessões

93 O Homem, que fuma, vive menos. Vive menos o homem, que fuma
O Homem, que fuma, vive menos. Vive menos o homem, que fuma. O homem – que fuma – vive menos. Vive menos o homem – que fuma. O homem (que fuma) vive menos. Vive menos o homem (que fuma).

94 O Homem, que fuma, vive menos
O Homem, que fuma, vive menos. Virgulas = explicativa todo(s) / toda(s) (implícita) O Homem que fuma vive menos. Sem vírgulas = restritiva somente / apenas (implícita)

95 O Homem, que é um ser mortal, não consegue resolver os seus problemas
O Homem, que é um ser mortal, não consegue resolver os seus problemas. O Homem que é um ser mortal não consegue resolver os seus problemas. Com ou sem as vírgulas, mantém o mesmo sentido

96 A cidade de São Paulo, que se tornou a maior metrópole da América Latina, sofre com o trânsito. A cidade de São Paulo que se tornou a maior metrópole da América Latina sofre com o trânsito. Com ou sem as vírgulas, mantém o mesmo sentido

97 “O técnico da seleção brasileira de futebol está acompanhando o desempenho de vários atletas em uma centena de clubes espalhados pela Europa. O objetivo é trazê-los para a partida final. Os jogadores, que foram convocados, apresentaram-se hoje para o treino.” (Jornal Lance, junho de 2006) Considerando o pressuposto contido na oração subordinada adjetiva do texto acima, assinale alternativa que corresponde à informação retirada dela.

98 A) O pressuposto é que os jogadores irão participar da partida final da seleção brasileira. B) O pressuposto é que somente os jogadores que foram convocados apresentaram-se hoje para o treino. C) O pressuposto é que o treinador escolherá somente aqueles que se destacarem no treino. D) O pressuposto é que os jogadores que atuam em clubes da Europa terão melhor desempenho no treino. E) O pressuposto é que todos os jogadores apresentaram-se hoje para o treino, porque todos foram convocados.

99 Os jogadores, que foram convocados, apresentaram-se hoje para o treino
Os jogadores, que foram convocados, apresentaram-se hoje para o treino. Considerando o pressuposto contido na oração subordinada adjetiva do texto acima, assinale alternativa que corresponde à informação retirada dela. E) O pressuposto é que todos os jogadores apresentaram-se hoje para o treino, porque todos foram convocados.

100 Texto De teor histórico-filosófico, os livros de “M
Texto De teor histórico-filosófico, os livros de “M. Foucault” investigam, em determinadas sociedades e em determinados períodos, quais os modos efetivos e historicamente variáveis de produção de verdade. Uma consideração estendida para a sociedade moderna, a partir das suas instituições, diz respeito ao que podemos identificar como o traço fundamental, comum a todas elas e, certamente, é aplicável a toda sociedade. Trata-se do princípio da visibilidade.

101 Há um tempo global e individualizante, a visibilidade constitui uma espécie de princípio de conjunto. À primeira vista sinal de transparência e de revelação da verdade, pode-se contudo questionar se o gesto de mostrar-se, de deixar-se ver, significaria uma postura despojada de desvelamento da verdade de cada um ou se o desnudamento de si mesmo não seria uma injunção, se a exposição de si não encobriria uma certa imposição decorrente das regras que regem nosso modo de produção da verdade.

102 No desenvolvimento do texto, a função do pronome relativo QUE é,
Acrescentemos que a investigação melhor compreendida em nossa época não pretende apenas situá-la pela sua diferença com o que a precede, mas também, e sobretudo, instigar mudanças que, a partir e do interior do nosso presente, possam inaugurar perspectivas. (Salma T. Muchail, A produção da verdade. Filosofi a especial, n. 08, p. 7, com adaptações) Questão No desenvolvimento do texto, a função do pronome relativo QUE é,

103 (A) retomar o termo “instituições” em “diz respeito ao que podemos identificar”. (B) retomar o termo “o” em “que a precede, mas também”. (C) retomar o termo “imposição” em “das regras que regem nosso modo de produção”. (D) retomar a expressão “produção” em “das regras que regem nosso modo de produção”. (E) retomar o termo “perspectivas” em “instigar mudanças que”.

104 diz respeito ao que podemos identificar das regras que regem Acrescentemos que a investigação pela sua diferença com o que a precede instigar mudanças que, a partir

105 pronome demonstrativo o substantivo implícito a que os as aquele(s)
Contexto pronome demonstrativo o substantivo implícito a que os as aquele(s) aquela(s) aquilo

106 Gostaria de falar com o que está de blusa branca aquele
a que está de blusa branca aquela os que estão de blusa branca aqueles as que estão de blusa branca aquelas

107 Na frase: A empresa de laticínios tem 500 funcionários que moram na cidade ao lado. A colocação da vírgula antes da palavra “que” altera o valor semântico do período. CERTO

108 Na frase: A empresa de laticínios tem 500 funcionários, que moram na cidade ao lado. É possível afirmar, certamente, que a empresa só possui 500 funcionários e todos eles moram na cidade ao lado. CERTO

109 Na frase: A empresa de laticínios tem 500 funcionários que moram na cidade ao lado. Não se pode afirmar exatamente quantos funcionários a empresa possui e nem se somente 500 moram na cidade ao lado. ERRADO

110 Pronome Relativo “onde”
O pronome relativo onde poderá ser usado, quando, na frase, estiver retomando um substantivo que indique lugar ou espaço físico. Esta é a sala onde estamos. Esta é a sala em que estamos. Esta é a sala na qual estamos.

111 Esta é a sala onde estamos. Esta é a sala em que estamos
Esta é a sala onde estamos. Esta é a sala em que estamos. Esta é a sala na qual estamos. Será um jogo onde teremos... Será um jogo em que teremos... Será um jogo no qual teremos...

112 Marque CERTO ou ERRADO para a seguinte afirmativa.
No trecho Houve uma época onde a economia crescia com mais frequência, o pronome relativo “onde” poderá ser substituído por “em que”.

113 Marque CERTO ou ERRADO para a seguinte afirmativa.
No trecho Houve uma época onde a economia crescia com mais frequência, o pronome relativo “onde” poderá ser substituído por “em que”. ERRADO deverá

114 Leia o trecho A coisa é mais complicada na modernidade, em que os cidadãos comuns (como você e eu) são a fonte de toda autoridade jurídica e moral.

115 Suprimindo-se o emprego de termos característicos da linguagem informal, como o da palavra “coisa” e o do trecho “(como você e eu)”, o trecho poderia ser reescrito, com correção gramatical e preservação de valores semânticos, da seguinte forma: Essa prática social apresenta-se mais complexa na modernidade, onde a autoridade jurídica e moral submete-se à opinião pública.

116 Essa prática social apresenta-se mais complexa na modernidade, onde a autoridade jurídica e moral submete-se à opinião pública. modernidade = não possui sentido de lugar ou espaço físico Correto Essa prática social apresenta-se mais complexa na modernidade, em que a autoridade jurídica e moral submete-se à opinião pública.

117 Este é o produto cuja embalagem tem boa aceitação por todos.
Pronomes relativos cujo e seus variantes estabelecem uma relação de posse entre os substantivos Este é o produto cuja embalagem tem boa aceitação por todos. Esta é a embalagem cujo produto tem boa aceitação.

118 Os pronomes relativos cujo(s) e cuja(s) não admitem artigo antes ou depois dele e sempre concordam com o termo posposto em gênero e número.

119 O menino cujo pai chegou. O menino cuja mãe chegou
O menino cujo pai chegou... O menino cuja mãe chegou... O menino cujos amigos chegaram... O menino cujas amigas chegaram....

120 Observação Com o pronome relativo cujo(s) e cuja(s), deve-se ter cuidado com a regência dos termos pospostos

121 1. Era boa a ideia cujo autor defendemos. 2
1. Era boa a ideia cujo autor defendemos. 2. Era boa a ideia a cujo autor me referi. 3. Era boa a ideia de cujo autor duvidamos. 4. Era boa a ideia em cujo autor acreditamos.

122 5. Era boa a ideia por cujo autor temos preferência. 6
5. Era boa a ideia por cujo autor temos preferência. 6. Era boa a ideia com cujo autor convivi no exterior. 7. Era boa a ideia a/para cujo autor enviamos as felicitações.

123 Questão A expressão de cujo preenche corretamente a lacuna na frase. a) É um processo de luta ______ sucesso muitas se empenham. b) As novidades do novo Código Civil, _____ muito se falou, são um tanto tímidas. em cujo de que

124 c) As lutas feministas, ______ sucesso ninguém mais duvida
c) As lutas feministas, ______ sucesso ninguém mais duvida... d) A grande tarefa do legislador, ____ esforço devemos reconhecer, é acompanhar... e) As práticas sociais, ___ valor nenhum outro deveria se sobrepor, são... de cujo cujo a cujo

125 Pronomes Demonstrativos São aqueles que indicam a posição dos seres em relação às pessoas do discurso. este(s) – esta(s) – isto esse(s) – essa(s) – isso aquele(s) – aquela(s) – aquilo

126 Contrações em+este=neste de+este=deste em+esse=nesse de+esse=desse em+aquele=naquele de+aquele=daquele

127 1ª pessoa (quem fala) Variáveis: este(s), esta(s) Invariável: isto 2ª pessoa (com quem se fala) Variáveis: esse(s), essa(s) Invariável: isso 3ª pessoa (de quem se fala) Variáveis:aquele(s), aquela(s) Invariável: aquilo

128 Os pronomes demonstrativos têm como referentes elementos (substantivos / frases) antepostos ou pospostos.

129 este(s) / esta(s) / isto aquele(s) / aquela(s) / aquilo
Com dois elementos este(s) / esta(s) / isto aquele(s) / aquela(s) / aquilo Pedro e João saíram da sala. Este foi para o pátio e aquele foi à biblioteca. mais distante do final aquele este mais próximo do final

130 Com mais dois elementos este – esse – aquele Maria, Pedro e João saíram da sala.
mais distante do final aquela este esse mais próximo do final

131 Com mais dois elementos este – esse – aquele Paulo,Maria, Pedro e João saíram.
mais distante do final aquele + próximo do final este esses

132 Leia o texto seguinte para responder à próxima questão
Leia o texto seguinte para responder à próxima questão. Considerados os verdadeiros gênios da música ‘pop’ mundial, os Beatles foram uma banda de vanguarda e era formada por John, Paul, George e Ringo, que revolucionaram o mundo com suas músicas e forma de cantar. Este era o responsável pela cadência que caracterizou o quarteto, aquele foi chamado de um dos grandes gênios do século XX, também o cantor e compositor do grupo, era o ritmista, e esses foram, respectivamente o lado romântico do grupo e o instrumentista requintado que foi considerado místico nas suas composições.

133 Podemos inferir do texto A) que Ringo era considerado um ritmista romântico e também cantor e compositor do grupo. B) que as músicas místicas do grupo eram compostas por John e George que eram os ritmistas e cantores também. C) que John foi considerado um ícone do século passado, ritmista, compositor e cantor da banda. D) que Paul foi o grande parceiro de John nas músicas mais famosas dos Beatles. E) que o pronome demonstrativo “esses” tem como referência o termo “Beatles”.

134 1º parágrafo Considerados os verdadeiros gênios da música ‘pop’ mundial, os Beatles foram uma banda de vanguarda e era formada por John, Paul, George e Ringo, que revolucionaram o mundo com suas músicas e forma de cantar. aquele esses este

135 2º parágrafo Este era o responsável pela cadência que caracterizou o quarteto, aquele foi chamado de um dos grandes gênios do século XX, também o cantor e compositor do grupo, era o ritmista, e esses foram, respectivamente o lado romântico do grupo e o instrumentista requintado que foi considerado místico nas suas composições. Ringo John Paul e George

136 A) que Ringo era considerado um ritmista romântico e também cantor e compositor do grupo.
Ringo era o responsável pela cadência que caracterizou o quarteto.

137 B) que as músicas místicas do grupo eram compostas por John e George que eram os ritmistas e cantores também. George instrumentista requintado que foi considerado místico nas suas composições.

138 C) que John foi considerado um ícone do século passado, ritmista, compositor e cantor da banda.
John foi chamado de um dos grandes gênios do século XX, também o cantor e compositor do grupo, era o ritmista.

139 Paul foi o lado romântico do grupo.
D) que Paul foi o grande parceiro de John nas músicas mais famosas dos Beatles. Paul foi o lado romântico do grupo.

140 E) que o pronome demonstrativo “esses” tem como referência o termo “Beatles”.
O pronome esses tem como referente os substantivos Paul e George respectivamente.

141 Podemos inferir do texto A) que Ringo era considerado um ritmista romântico e também cantor e compositor do grupo. B) que as músicas místicas do grupo eram compostas por John e George que eram os ritmistas e cantores também. C) que John foi considerado um ícone do século passado, ritmista, compositor e cantor da banda. D) que Paul foi o grande parceiro de John nas músicas mais famosas dos Beatles. E) que o pronome demonstrativo “esses” tem como referência o termo “Beatles”.

142 O resultado do referendo fez um bem ao país, pois abordou a defesa da pena de morte e o ensino gratuito nas universidades públicas. Naquele caso, intensificou o debate sobre o direito garantidor fazendo com que os professores do ensino superior, no Estado, promovessem manifestos criticando o assunto.

143 A palavra “assunto”, pelo contexto, tem como referente: A) defesa da pena de morte B) naquele caso C) no Estado D) ensino gratuito E)ensino gratuito nas universidades públicas

144 O resultado do referendo fez um bem ao país, pois abordou a defesa da pena de morte e o ensino gratuito nas universidades públicas. Mais distante do final a defesa da pena de morte Mais próximo do final o ensino gratuito nas universidades públicas. Naquele caso Neste caso

145 O resultado do referendo fez um bem ao país, pois abordou a defesa da pena de morte e o ensino gratuito nas universidades públicas. Naquele caso, intensificou o debate sobre o direito garantidor fazendo com que os professores do ensino superior, no Estado, promovesse manifestos criticando o assunto.

146 Descumprir a lei gera o risco de punição prevista no Código Penal ou de sanções civis. Neste caso, o herdeiro deixará de receber a herança. Se o herdeiro sofrer uma punição prevista no Código Penal, certamente deixará de receber a herança. Errado

147 Descumprir a lei gera o risco de punição prevista no Código Penal ou de sanções civis. Neste caso, o herdeiro deixará de receber a herança. Considerando a substituição da conjunção “ou”, destacada na frase, pela conjunção “e”, responda certo ou errado.

148 Descumprir a lei gera o risco de punição prevista no Código Penal e de sanções civis. Neste caso, o herdeiro deixará de receber a herança. Se o herdeiro sofrer uma punição penal e sanções civis não receberá a herança. Errado

149 Descumprir a lei gera o risco de punição prevista no Código Penal e de sanções civis. Neste caso, o herdeiro deixará de receber a herança. Se substituir o pronome “neste” por “nesses” e o termo “caso” por “casos” o herdeiro deixará de receber a herança somente se sofrer as sanções civis. Errado Nesses casos

150 ANÁFORA Espero que todos sejam aprovados. É esse o meu desejo
ANÁFORA Espero que todos sejam aprovados. É esse o meu desejo. CATÁFORA O meu desejo é este: que todos sejam aprovados.

151 Em texto da folha de São Paulo, um morador das margens de uma grande rodovia declarava o seguinte: “Hoje já passaram por aqui milhares de caminhões e automóveis, mas eu e minha família já estamos acostumados com isso; os garotos até brincam, jogando pedras nos pneus.”

152 Há, nesse texto, um conjunto de palavras que poderá ser substituído por outro conjunto de igual valor gramatical. Entre as alternativas abaixo, aquela que indica um termo que não está nesse caso é:

153 a) Hoje b) aqui c) eu d) minha e) isso

154 “Hoje já passaram por aqui milhares de caminhões e automóveis, mas eu e minha família já estamos acostumados com isso; os garotos até brincam, jogando pedras nos pneus.” Ontem ali ele sua isto

155 a) Hoje b) aqui c) eu d) minha e) isso

156 Significação das palavras
Parônimas Homônimas Homógrafas Perfeitas Homófonas

157 Parônimas na grafia e na pronúncia semelhantes diferentes no significado

158 Infringir = desobedecer
Emergir = vir à tona Imergir = afundar Infringir = desobedecer Infligir = aplicar Mandato = período Mandado = madar

159 Homônimas homógrafas Idênticas na grafia na pronúncia e na classe gramatical Diferentes

160 Eu almoço todos os dias às 12h. O almoço foi servido às 12h.
Pronúncia Eu almoço todos os dias às 12h. Verbo Homônimas homógrafas Substantivo O almoço foi servido às 12h. almôço Pronúncia

161 Homônimos perfeitos na grafia e na pronuncia Idênticas na classe gramatical Diferentes

162 Eu cedo as roupas que não uso mais. Quase nunca chegamos cedo da rua.
Verbo Eu cedo as roupas que não uso mais. Quase nunca chegamos cedo da rua. advérbio

163 Homônimos homófonos Mesmo som Diferentes na grafia e no significado

164 A sela quebrou e o cavaleiro caiu
prisão A cela estava lotada A sela quebrou e o cavaleiro caiu arreio

165 Denotativa linguagem técnica linguagem original Conotativa linguagem figurada linguagem metafórica
Linguagens

166 Empregada no sentido original Empregada no sentido figurado
1. “Morre, nos EUA, vítima de ataque do coração o cantor Elvis Presley.” 2. “Meu coração diz que ainda me amas.” Denotativa Empregada no sentido original Conotativa Empregada no sentido figurado

167 Questão Levando em consideração que a linguagem denotativa apresenta elementos de sentido original, marque a opção em que a frase escrita não está nessa condição.

168 a) Vive dizendo que, para ele, nos fins de semana, nada melhor do que pegar um bom livro e lê-lo até o fim. b) Depois de tanto esforço dos que o acolheram, nem sequer se dignou de apresentar pessoalmente suas despedidas. c) O exagero no consumo de bebidas alcoólicas poderá levá-lo para o fundo do poço. d) As vítimas mais graves do acidente foram atendidas no Hospital das Clínicas. e) Acredito, sinceramente, de que o melhor a fazer é afastá-lo da comissão.

169 Ocorre quando uma palavra possui mais de um significado
Polissemia Ocorre quando uma palavra possui mais de um significado Linha Manga Pena Chamadas de palavras polissêmicas

170 Palavras polissêmicas necessitam de contexto
Seguimos a mesma linha de pensamento de vocês. A manga da camisa está suja. Sentimos pena dos que não possuem opinião própria.

171 Tipologia Textual Narrativo TEXTO Descritivo Dissertativo

172 Texto Narrativo Apresenta uma progressão temporal
EXISTE UM FATO ANTES EXISTE UM FATO DEPOIS

173 No texto narrativo, pergunta-se:
O quê? Fato Ocorreu um acidente Onde? Lugar, ambiente no depósito de lixo

174 A narração poderá ser a) em 3ª pessoa quando o narrador narra, mas não participa dos fatos b) em 1ª pessoa quando o narrador narra e participa dos fatos

175 chegando ao escritório, foi imediatamente abordado por sua secretária, indagando-o sobre o resultado da reunião... chegando ao escritório, fui imediatamente abordado por minha secretária, indagando-me sobre o resultado da reunião...

176 Texto Descritivo Apresenta Percepções Sensoriais
visão audição olfato paladar tato

177 “Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levado a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade.” ver e sentir percepção sensorial

178 Texto Dissertativo Apresenta
Introdução Desenvolvimento Conclusão Opinião

179 “O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico...”


Carregar ppt "INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Prof. Dorival Conte Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google