A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 1º Ano Fatores Pragmáticos: informatividade; situacionalidade; aceitabilidade

2 Na aula de hoje, veremos que todo texto, por maior / menor que seja,
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Na aula de hoje, veremos que todo texto, por maior / menor que seja, é produzido com alguma intenção, que pode estar explícita na superfície ou implícita em suas entrelinhas. (ANTUNES, 2009)

3 Por exemplo, a desculpa que, às vezes, apresentamos:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Por exemplo, a desculpa que, às vezes, apresentamos: “Falei por falar” – É uma estratégia para nos eximirmos de uma responsabilidade, de não assumirmos o que foi dito.

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Por outro lado, todo texto apresenta elementos que nos permite classificá-lo como texto.

5 Nesse sentido, a linguista Irandé Antunes afirma que,
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nesse sentido, a linguista Irandé Antunes afirma que, “ ... um conjunto de palavras deve ter algumas características para que possa funcionar e ser reconhecido como texto.” (ANTUNES, 2005, p. 42)

6 São os chamados fatores pragmáticos, os quais estudaremos a seguir:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade São os chamados fatores pragmáticos, os quais estudaremos a seguir: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade.

7 INFORMATIVIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade INFORMATIVIDADE

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para darmos prosseguimento ao nosso estudo, vamos fazer duas suposições:

9 A primeira para alguém conhecido.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 1ª Suposição: Suponha que seu professor de Português solicitou à turma duas produções escritas (cartas). A primeira para alguém conhecido. A segunda para alguém desconhecido.

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade No primeiro caso, se você sabe para quem escreve, pode decidir quais informações e palavras pode e deve incluir na carta e quais pode e deve omitir.

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade No segundo caso, se você não sabe quem é seu leitor, fica impossível tomar qualquer decisão a respeito do uso que fará das informações e palavras.

12 1º modo: o texto trazia unicamente as
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 1º modo: o texto trazia unicamente as opiniões, “boa”, “péssima” e “regular”; texto curto, objetivo; ausência de comentários dos entrevistados; 2º modo: além das respostas “boa”, “péssima” e “regular”, o texto trazia o porquê de tais escolhas, acompanhado de algumas sugestões dos entrevistados sobre como “melhorar” a qualidade e divulgação dos produtos fabricados ; o texto não era longo, todavia, percebia-se objetividade e subjetividade. Qual dos modos estava mais adequado? Por quê? 2ª Suposição: Suponha que você trabalha numa indústria têxtil e seu chefe imediato lhe delegou uma pesquisa com os compradores sobre a qualidade dos produtos da indústria. Você, temendo não ser bem sucedido, organizou a pesquisa de dois modos na intenção de, posteriormente, escolher o mais apropriado para a situação comunicativa com seu chefe. Vejamos ao lado, as características desses dois modos:

13 A informatividade implica um texto sem informação demais nem de menos.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade A informatividade implica um texto sem informação demais nem de menos.

14 Para sua melhor compreensão, leia e analise o texto abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para sua melhor compreensão, leia e analise o texto abaixo: PAULA MARCOS DA SILVA Fone Residencial: (81) Celular (81) Data de nascimento: 10/04/1988 Objetivo Profissional : Secretária Qualificações : Dinâmica, comunicativa, com grande facilidade para trabalhar em equipe. Para alguns, é considerada extremamente sincera e interativa. Experiência no uso de computadores tanto para edições e formatações de textos como para busca de informações pela internet. Capacidade para entender, se expressar e se comunicar por voz ou texto em inglês. Iniciativa e espírito de liderança são também qualidades marcantes.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Experiência de vida Período escolar : por ser muito comunicativa, apresentou a maioria das atividades em grupo das quais participou. Sempre obteve bom rendimento escolar. Assim, desenvolveu autoconfiança suficiente para enfrentar e vencer novos desafios. Nunca foi chamada à diretoria para reclamações. Grêmio estudantil (2003): participou da organização de eventos e da negociação e contratação de serviços, aprimorando a habilidade para trabalhar em equipe e desenvolvendo a capacidade de iniciativa. Experiência com computadores e internet : Montou e formatou grande quantidade de trabalhos escolares, o que lhe rendeu uma grande facilidade na manipulação de editores de textos. Adquiriu também experiência e desenvoltura em buscas e pesquisas de informações na internet.

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Língua estrangeira: aprendeu e desenvolveu a capacidade de entendimento e expressão em língua inglesa, atingindo um nível intermediário, o que a torna capaz de ler, entender e se expressar tanto oralmente como por escrito nessa língua. Oradora da turma (2005): candidatou-se à oradora da turma, o que demonstrou sua capacidade de assumir compromissos e enfrentar novos desafios. Foi selecionada e obteve grande sucesso em sua apresentação, demonstrando, mais uma vez, sua facilidade para lidar com as palavras e sua coragem para falar em público. Formação acadêmica: Ensino Médio – Escola Estadual Joaquim Nabuco - Concluído em dez/2005 Curso de Inglês – Cultura Americana (jan/2004 a dez/2005)

17 A respeito do texto lido, responda na folha de exercício:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade A respeito do texto lido, responda na folha de exercício: 1- Em que gênero textual podemos classificá-lo? 2-Qual sua função na sociedade? 3-Como você considera a disposição das informações, isto é, estão faltando ou sobrando? 4- O que é relevante afirmar nesse gênero? 5-Quais expressões levaram a produtora a exagerar? 6- O que lhe faltou informar? 7- Pelas informações fornecidas pela candidata, qual, em sua opinião, é a mais relevante na conquista de um emprego nos dias atuais? Justifique sua escolha. 8- Houve contradição nas afirmações? Se houve, qual / quais?

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Observe A informatividade permite que o produtor respeite os limites do seu leitor, escrevendo ou falando no limite. No caso do texto lido, a produtora exagerou nas informações apresentadas, tornando seu currículo longo e de leitura exaustiva, todavia omitiu informações mais relevantes (endereço, telefone para contato, por exemplo).

19 SITUACIONALIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade SITUACIONALIDADE

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Na produção textual, os objetivos do produtor só serão atingidos se seu leitor aceitar o texto.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Assim, todos nós, ao escrevermos nossos textos, precisamos nos conscientizar de que um texto é escrito e lido em determinado contexto, em determinada situação espacial, social e temporal.

22 Ao escrevermos um texto, devemos levar em conta:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Ao escrevermos um texto, devemos levar em conta: o contexto de produção; a situação social e espacial; o que pode ser dito? A quem? Onde? Quando? De que forma? o que não pode ser dito? quem é o interlocutor? quais informações devem ser colocadas no texto? quais devem ser omitidas? que tipo de linguagem utilizar(padrão, não padrão)? Analise com os colegas a seguinte situação: Um turista desavisado e brincalhão desembarca num aeroporto nos Estados Unidos afirmando portar três bombas. Em seguida, é preso e somente é solto após desculpar-se e pagar fiança. Analisem e debatam as questões: se era uma brincadeira, por que a prisão? qual a relação da afirmativa do turista com fatos históricos daquele país? por que a brincadeira não estava adequada às situações social e espacial? como você analisa a recepção textual por parte dos americanos? em termos de situacionalidade, o que lhe pesou mais: o país, as bombas ou a fiança?

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Vamos discutir e responder algumas questões oralmente? a) No MSN, qual linguagem utilizar: formal ou informal? Motivo (s): b) Se a pessoa com quem você tecla não for da sua intimidade, o que fazer com o uso da linguagem? Motivos (s): c) O que você acha de uma carta de apresentação endereçada a uma empresa na qual o produtor valeu-se do “internetês”(linguagem da internet)? Adequado? Inadequado? Por quê?

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade “Em ambos os casos, estamos nos colocando lado a lado com nossos interlocutores. E são eles (para quem contamos) que também “orientam” nosso contar, ajudando-nos a configurá-lo, como conteúdo e forma.” (FERREIRA e SILVA, 2012, p.22)

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Trata-se, pois, de situações distintas com interlocutores distintos, todavia estes devem ser considerados em toda e qualquer produção textual, quer oral, quer escrita.

26 Nas produções textuais, devemos sempre
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nas produções textuais, devemos sempre Adequar a linguagem à comunicabilidade, de tal modo que sejamos entendidos nas diversas situações comunicativas, com diversos tipos de interlocutores. Para efeito de compreensão, leiam em voz alta e analisem a produção ao lado: Situação comunicativa: de uma aluna do 2º Ano do Ensino Médio para a diretora de sua escola, parabenizando-a pelo seu aniversário: E aí diretora td blz? Fiquei sabendo q taí fazendo aniversário hj. Te dx parabéns e k entre nós pq vc ñ se aposenta? Naum vejo motivo p uma cinquentona tá na escola. Ñ se preocupe com ela, vamos tomar conta dela direito. Bjos, Ju!

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade a)Aponte as transgressões da situacionalidade cometidas pela aluna: b) Como a aluna poderia ter digitado seu sem tais transgressões? c) Como proceder em situações como a apresentada anteriormente: usar a internet para escrever um (felicitações pelo aniversário) para uma pessoa que ocupa um cargo social (diretora de escola) e com a qual não temos intimidade?

28 ACEITABILIDADE LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade ACEITABILIDADE

29 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Retomando a situação anterior, o da aluna não obedeceu às situações de comunicação: ela não tinha intimidade suficiente para fazer uso da linguagem como fez. Ainda que a diretora fosse uma amiga dela, o uso do termo “diretora” garantiu o distanciamento entre ambas, fato que a aluna não observou. O foi endereçado a alguém que certamente o leria em determinada situação social e cultural.

30 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para que a aceitabilidade faça parte das nossas produções, devemos sempre levar em conta nosso (s) leitor (es). Ter um leitor ou interlocutor preestabelecido ajuda na produção. Leitor / interlocutor preestabelecido – Esse leitor / interlocutor pode ser real ou fictício, é através da imagem que formamos dele que “negociamos”os sentidos para aquilo que escrevemos ou falamos.

31 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Vamos ler, analisar e comentar a citação abaixo do mestre e doutor em Letras e Linguística, Luciano Amaral Oliveira (2010 p. 140): “Saber para quem se escreve não significa conhecer o leitor pessoalmente nem saber exatamente o perfil desse leitor. Todavia, precisamos ter uma ideia do perfil desse leitor, mesmo que seja um perfil genérico.”

32 Se você fosse escrever um cartaz sobre os acidentes de moto para o
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Nesse sentido: Se você fosse escrever um cartaz sobre os acidentes de moto para o público em geral, se comportaria textualmente de uma forma diferente daquela com que se comportaria se esse mesmo cartaz estivesse voltado para sua turma, durante a apresentação de um seminário sobre a mesma temática. “ (...) é o leitor que aponta ao escritor os caminhos a seguir no processo de produção textual.” (OLIVEIRA, 2010 p. 140)

33 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Para avaliar sua aprendizagem, leia algumas das situações de produção textual e identifique a quais dos fatores pragmáticos estamos nos referindo (informatividade, situacionalidade e aceitabilidade): 1ª Situação O texto de um de seus colegas sobre as drogas apresentou novidades sobre pesquisas atuais, tornando-o convidativo para a leitura: 2ª Situação Como a estudante sabia quem iria ler sua produção textual, utilizou um vocabulário do uso daqueles leitores:

34 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade 3ª Situação O texto do estudante X voltou às suas mãos porque o professor exigiu que ele considerasse a situação comunicativa: 4ª Situação José disse o que todos já sabiam a respeito de um tema solicitado, seu texto foi previsível ao extremo. Ele não levou em conta a imprevisibilidade, o novo, o desconhecido: 5ª Situação No texto do estudante, houve desrespeito à raça e à religião do leitor, fator responsável pela nota baixa tirada.

35 Após nosso estudo, escolha uma das opções para produção textual:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade Após nosso estudo, escolha uma das opções para produção textual: 1ª opção: Suponha que você foi selecionado (a) para dar as boas-vindas, em nome da sua escola, a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 2ª opção: Suponha que você fará uma exposição breve para agricultores locais sobre os perigos das queimadas para o solo. Atenção: Em ambas as produções não se esqueça de levar em conta os fatores pragmáticos estudados. Divirtam-se e boa sorte!

36 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Fatores pragmáticos: informatividade, situacionalidade e aceitabilidade BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com Palavras – coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, __________________ Língua texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, FERREIRA, Norma Sandra de Almeida e SILVA, Lilian Lopes Martins da. Relato: Jogo entre presente, passado e futuro. In: Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro. Na Ponta do Lápis. Ano VIII, nº 19, 2012, p OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber – a teoria na prática. São Paulo: ParábolaEditorial, 2010.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google