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Liderança e Motivação Profº Luiz Lindemberg.

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Apresentação em tema: "Liderança e Motivação Profº Luiz Lindemberg."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança e Motivação Profº Luiz Lindemberg

2 Aspectos Conceituais de LIDERANÇA

3 Conceito de liderança Segundo Robbins , é a capacidade de
influenciar um grupo em direção à realização de metas

4 LIDERANÇA “Liderança é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer”. Warren Bennis

5 Weich O LÍDER EFICAZ “O líder eficaz é alguém que:
procura pela melhor pergunta, aceita a inexperiência, mantém-se em movimento, canaliza as decisões para aqueles que têm à mão o melhor conhecimento sobre determinado assunto, cria boas soluções com arte, é obcecado pela atualização, encoraja a improvisação e é profundamente consciente da sua ignorância pessoal”. Weich

6 Diferenças entre o Líder e o Gerente
Gerentes Líderes Atitudes impessoais e passivas em relação a metas; Tendência a ver o trabalho como um processo de possibilidades envolvendo algumas combinações de pessoas e idéias interagindo para estabelecer estratégias e tomar decisões; Relacionamento com pessoas de acordo com o papel que estão representando numa seqüencia de acontecimentos ou num processo de tomada de decisão Atitudes pessoais e ativas em relação a metas; Trabalho em posições de alto risco. Buscam o risco e perigo sobretudo quando as recompensas são altas; Relacionamento com as pessoas de maneira mais intuitiva e com empatia

7 Características da liderança
Os líderes possuem traços comuns? Carismáticos, entusiásticos, corajosos, inteligência superior, boa aparência, autoconfiança, habilidades de comunicação, capacidade de motivação, determinação, criatividade... O foco é nos atributos pessoais, sociais, físicos e intelectuais de definiriam os líderes e os diferenciariam dos não-líderes.

8 Que Competências deve ter um líder?

9 Competência da Liderança
CONHECER: DIMENSÃO TÉCNICA Conhecimento Geral da Instituição ( missão, valores, atividades, negócios, serviços,projetos) Conhecimento total da área, sob minha responsabilidade, na qual trabalho Conhecimento profundo dos Produtos – Serviços com os quais trabalho Conhecimento dos aspectos tecnológicos relacionados com minha área de trabalho

10 Competência da Liderança
SABER FAZER DIMENSÃO ADMINISTRATIVA Planejamento das atividades, de metas e resultados. Faço planejamentos semanais –mensais das atividades de minha área? Organização dos serviços da área. Costumo rever com freqüência, a forma de organizar os serviços –materiais ? Coordenação de Pessoas e outros recursos . Procuro fazer com que nossa equipe esteja cada vez melhor?

11 Competência da Liderança
CONHECER: DIMENSÃO ATIVIDADE ADMINISTRATIVA Controle e Avaliação dos Resultados Mantenho controle semanal-mensal dos nossos resultados? Capacidade de tomar decisões: coragem de assumir riscos, encarar novos desafios. Capacidade de pôr em práticas Idéias Novas

12 Competência da Liderança
FILME: DESAFIO GIGANTES IDENTIFIQUE AS COMPETÊNCIAS DO LÍDER

13 ESTILOS DE COACH TRANSACIONAL TEORIAS CONTINGENCIAIS TEORIA
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL TRANSACIONAL TEORIAS CONTINGENCIAIS TEORIA COMPORTAMENTAL TEORIAS DO PODER E AUTORIDADE TEORIA DOS TRAÇOS ESTILOS DE

14 Estilos de liderança Autocrática – o líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo. Líder Subordinados

15 Estilos de liderança Democrática – as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder. Líder Subordinados

16 Estilos de liderança Liberal – as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder, que não interfere no curso dos acontecimentos. Subordinados Líder

17 Liderança funcional A existência, para cada indivíduo, é uma contínua luta para satisfazer necessidades, aliviar tensões, manter equilíbrio. A maior parte das necessidades é satisfeita através de relações com outros indivíduos ou grupos de indivíduos. Para qualquer indivíduo, o processo de usar as relações com outros indivíduos como meio de satisfazer necessidades é um processo ativo, e não passivo.

18 Liderança funcional O líder é visto como um meio; através de relações com ele, as necessidades são satisfeitas (ou evita-se perda maior). O indivíduo está ligado ao líder como um meio de satisfazer suas necessidades ou de proteger seus meios disponíveis contra uma redução de satisfação. Ele segue e permite que suas atividades sejam dirigidas porque acredita que, assim agindo, conseguirá atingir seus objetivos.

19 Liderança funcional O líder é seguido porque promete levar, ou realmente leva, mais do que qualquer outra pessoa, seus seguidores para perto daquilo que querem, independente de suas características físicas ou intelectuais.

20 Teoria dos Traços Exemplo: Margaret Thatcher era primeira-ministra da Grã-Bretanha, costumava ser enaltecida por sua capacidade de liderança. Era descrita como confiante, portadora de uma vontade de ferro, determinada e decidida. Esses termos se referem a traços de personalidade.

21 Teoria dos Traços Teorias que buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que diferenciem líderes de não-líderes. Um traço é uma qualidade ou característica da personalidade. Segundo esta teoria, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade através dos quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Os traços mais comumente apontados foram os seguintes: 1. Traços físicos: energia, aparência e peso. 2. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. 3. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa. 4. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

22 Seis Traços que costumam diferenciar os líderes dos liderados
Ambição e Energia Desejo de Liderar Honestidade Integridade Autoconfiança Inteligência

23 A abordagem dos traços apresenta pelo menos 4 limitações da Teoria
Não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação. Os traços prevêem melhor o comportamento em situações “fracas” do que em situações “fortes”. Ex: Se uma Empresa A estiver passando por uma crise, algumas não permitem que o líder tenha liberdade para agir como gostaria, é obrigado aceitar certas decisões que eles acham o que é certo para a organização. As evidências são pouco claras quanto à separação de causa e efeito. Ex: Seriam os líderes mais autoconfiantes ou o sucesso na liderança é que leva à autoconfiança ? Os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.

24 Teoria Comportamental
Busca descobrir quais são os comportamentos de um líder; Universidade de Michigan e de Ohio State; Focos nas pessoas x Foco na produção;

25 Teoria Comportamental
Grid gerencial Limitações da teoria: Tipo de pessoas que está lidando Ambiente no qual se trabalha

26 O Grid Gerencial Desenvolvida por R. R.Blake e J.S. Mouton é a representação gráfica de uma visão bidimensional dos estilos de liderança. Uma matriz nove-por-nove, que pode representar até 81 estilos diferentes de liderança. Eles propuseram um Grid Gerencial baseado nos estilos “preocupado com as pessoas” e “preocupado com a produção”. O grid oferece apenas uma melhor estrutura para a conceitualização do estilo de liderança, porem não garante que o estilo 9,9 é o melhor em todas as situações.

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28 Teoria da contingência em liderança
Desenvolvida por Fiedler; Variavéis contingênciais: Relação líder-liderados; Estrutura da tarefa; Autoridade do líder.

29 Teoria da contingência em liderança
Duas possibilidades: Muda-se o líder em busca de um perfil desejado; Muda-se a situação.

30 Liderança Situacional
É uma teoria contingencial que se concentra nos seguidores. Comportamentos específicos do líder: Narrar Vender Participar Delegar

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32 Teoria do Caminho-Objetivo
Subordinados apresentam maior nível de motivação a medida que se sentem capazes de realizar a tarefa designada. Identificação de quatro tipos de liderança: Diretiva; (organiza) Apoio; (Amigável) Participativa; (Consulta) Orientada aos resultados. (desafios)

33 O Modelo de Participação e Liderança
Teoria de Victor Vroom e Phillip Yetton . Relaciona o comportamento de liderança com a participação no processo decisório.

34 O Modelo de Participação e Liderança
sobre liderança que oferece uma seqüência de regras que devem ser seguidas na determinação da forma e da quantidade de participação no processo decisório, em diferentes situações.

35 O Modelo de Participação e Liderança
Líder Processo decisão Estrutura da Tarefa Demandas diferentes O comportamento Do Líder Deve Ser Ajustado a Cada Estrutura De Tarefa Antes = Normativo ( seqüência de regras a serem seguidas de acordo Com cada situação). Arvore decisória que incorpora 7 contingências e 5 estilos alternativos de liderança. Modelo revisado mantém 5 estilos alter.de liderança e aumenta para 12 as contingências (problemas).

36 Algumas vezes a Liderança é Irrelevante
Existem certas variáveis individuais, organizacionais ou relativas ao trabalho em si podem funcionar como substitutas da liderança ou neutralizar a influencia do líder sobre seus liderados. Ex:atvidades rotineiras Exemplos: características dos funcionários como sua experiência e treinamento, podem substituir a necessidade de apoio de um líder.

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