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São Paulo, OUTUBRO 2005 Geração MudaMundo.

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Apresentação em tema: "São Paulo, OUTUBRO 2005 Geração MudaMundo."— Transcrição da apresentação:

1 São Paulo, OUTUBRO 2005 Geração MudaMundo

2 A Ashoka Empreendedores Sociais
( Fundada na Índia em 1980; no Brasil desde 1986) Organização internacional pioneira no conceito e na prática do empreendedorismo social Mais de: 1.700 Empreendedores Sociais em 60 países 600 Empreendedores Sociais na América Latina 250 no Brasil

3 A forma de atuação da Ashoka
Apoio ao indivíduo, sua idéia e sua instituição Visão Integração do trabalho dos empreendedores em redes locais e globais Todo Mundo Pode Mudar o Mundo Missão Investimento em infra-estrutura para o setor social, estimulando sua inovação e eficiência Contribuir para criar um setor social empreendedor, eficiente e globalmente integrado

4 A Iniciativa de Jovens Inovadores (IJI)
Iniciativa de Jovens Inovadores está presente em 7 países Objetivo Promover uma mudança da percepção da sociedade em relação aos jovens, por meio do incentivo e o apoio ao desenvolvimento de seus potenciais como agentes de mudança.

5 A Iniciativa de Jovens Inovadores no Mundo
Estados Unidos México Índia Tailândia Brasil África do Sul Argentina Expansão para outros países: Espanha, França e Alemanha

6 Ciclo do Geração MudaMundo

7 Forma de atuação do Geração MudaMundo
Parceria com 7 Organizações que trabalham com juventude em São Paulo Organizações Parceiras em São Paulo: Aprendiz Comgás Arrastão CPA Escoteiros (Instituto Cidadania Ativa) Fundação Gol de Letra Lua Nova Neurônio Consultoria Integrando uma rede de jovens que contemple a diversidade!

8 O Programa Aprendiz Comgás (PAC) iniciou suas atividades em 2000
Parceria entre a empresa Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e a ONG Cidade Escola Aprendiz Busca promover o desenvolvimento dos jovens por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção social nas suas comunidades de origem 900 jovens coordenadores e executores de 187 projetos sociais

9 Atua desde 1968, no Distrito de Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.
Busca formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio social em que vivem, respeitando o espírito coletivo. Metodologia própria pautada na atuação em rede Ações sociais que atuam em três estratégias: promoção da educação, cultura e mobilização comunitária Realiza mais de 1100 atendimentos diários para crianças, jovens e adultos.

10 Fundada em 1972, a partir de grupos organizados de mulheres que se reuniam para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias e da comunidade em geral. Busca contribuir, mediante uma ação educativa libertadora em formação profissional, para que jovens do meio popular sejam sujeitos do seu processo de inclusão social e da construção de uma sociedade justa e solidária. O trabalho do CPA se dá por meio de programas e projetos que articulam a questão da juventude e trabalho, desenvolvidos através de parcerias com o poder público e com iniciativas privadas

11 Desde 2003, atua como o braço social do Movimento Escoteiro em São Paulo, que conta com cerca de 15 mil crianças e jovens Baseia-se nos valores e experiências educacionais e sociais do Movimento Escoteiro, mas é uma organização formada por escoteiros e não escoteiros Implementa programas e projetos sociais voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica

12 Criada há 7 anos, 400 jovens tem ocupado um importante papel no desenvolvimento e na multiplicação de aprendizado Busca contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que eles possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades Programa Formação de Agentes Comunitários: permite a participação e a realização de atividades culturais e educacionais (oficinas de jornal, audiovisual, teatro, dança, música, grafite, artes visuais e modalidades esportivas)

13 Associação que trabalha com a reinserção social de jovens mães vulneráveis e seus filhos
Busca resgatar e desenvolver a auto-estima, a cidadania, o espaço social e a auto-sustentabilidade dessas jovens Exposição das mães à vida em comunidade As jovens aprendem diversas profissões (costura, culinária, estamparia, confecção de bonecas etc.) e têm todo apoio psico-terapêutico de que necesssitam

14 Fundada em 2003, trabalha com o público universitário para desenvolver a cultura da responsabilidade social empresarial Cria atividades e produtos voltados para jovens e organizações, buscando desenvolver novos tipos de liderança, baseados no conceito de responsabilidade social Jogo da Cidadania: jovens universitários desenvolvem uma série de habilidades importantes para o exercício de uma liderança socialmente responsável Anualmente, o Jogo da Cidadania atinge cerca de 250 jovens universitários

15 Ciclo do Geração MudaMundo
De agosto a Dezembro de 2006

16 Duração: agosto a dezembro de 2006
Fases: 1º Encontro dos Selecionados do GMM (15 de setembro de 2006) 2º Encontro dos Selecionados do GMM (29 de setembro de 2006) Capacitações optativas (16/09 a 22/10) Seminário de Amadurecimento das Propostas (6, 7 e 8 de Outubro) Preparação para o painel de seleção (opcional e data a ser definida) Primeiro Painel (1ª Semana de Novembro) Segundo Painel (1ª Semana de Dezembro)

17 Capacitações GMM/JDC 16/09 – Das 09hs às 12hs
Responsabilidade Social Empresarial - UniEthos   16/09 – Das 14hs às 18hs Valores Humanos - Neurônio 23/09 – Das 13hs às 17hs Um Olhar Jovem Sobre o Mundo – Felipe Fagundes 24/09 – Das 09hs às 17hs Inovação e Criatividade - Solange Mata Machado 30/09 – Das 14hs às 18hs Marketing Relacionado a Causas - IDIS  01/10 – Das 10hs às 12hs Voluntariado Jovem - Valdir Cimino (Associação Viva e Deixe Viver)

18 Capacitações GMM/JDC 08/10 – Das 14hs às 16hs
Direitos Humanos – Instituto Sou da Paz 21/10 – Das 09hs às 13hs Diversidade- Celso Garbarz (Centro da Cultura Judaica) 21/10 – Das 14hs às 18hs Empreendedorismo Social - Raquel Barros- LUA NOVA, 22/10 – Das 09hs às 12hs Elaboração e Desenvolvimento de Projetos– Fábio Boucinhas e Alfredo Curioni (CJE) “Quem Somos Nós” – Willis Harman House/Antakarana (ainda sem data)

19 Plano de Ação Instrumento que irá colaborar para sistematizar e organizar o desenvolvimento do projeto; Será avaliado no painel de seleção.

20 Seminário de amadurecimento
Seminário coletivo que reunirá os jovens de todas as organizações envolvidas no GMM 5, 6, 7 de outubro, fora de São Paulo 2 participantes por equipe Objetivo do seminário: fortalecimento das propostas de empreendimentos sociais dos jovens; oferecer subsídios para aprimorar o plano de ação Metodologia: dinâmicas de integração e trabalho

21 Painel de seleção Oportunidade de apresentar publicamente suas idéias;
Experiência importante de responsabilidade e aprendizado; Praticar as habilidade de falar em público e se apresentar como uma equipe; Receber as contribuições dos painelistas, novos subsídios para a implementação dos projetos com recomendações para o plano de ação; Momento de integração, inspiração e colaboração entre os projetos; Banca de painelistas será integrada por atores de diversos setores da sociedade.

22 Critérios do painel de seleção
Critérios de caráter excludente: Faz uma diferença na comunidade Criado, liderado e gerenciado por jovens Envolve um aliado Orçamento e Planos realistas Padrões éticos

23 Critérios do painel de seleção
Critérios de caráter não-excludente: Envolve os ativos da comunidade Objetos e metas claras e tangíveis Comprometimento e habilidades para ter êxito Plano de continuidade e sucessão Uso eficiente e criativo dos recursos (custo/benefício)

24 Ciclo do Geração MudaMundo
De Dezembro de 2006 a Março de 2007

25 Duração: dezembro de 2006 a março de 2007
Fases: Realizar o aporte de até R$ 1.500,00 e oferecer material de apoio para a implementação dos empreendimentos sociais das equipes aprovadas Contribuir no fortalecimento dos empreendimentos sociais dos jovens na fase de implementação Fomentar a criação de um Conselho de Jovens que assuma um papel de liderança na integração/sustentação da rede de jovens

26 Seminário Desafios da Implementação
Mesmo formato do seminário de amadurecimento Objetivo: fortalecimento dos empreendimentos Superação dos desafios que tenham emergido na fase de implementação Fortalecimento da rede e de trocas entre as equipes

27 Ciclo do Geração MudaMundo
De abril a julho de 2007

28 Duração: abril a julho de 2007
Fases: Consolidar a avaliação e mensuração dos resultados obtidos Validação do projeto piloto Fortalecer o Conselho e a Rede de Jovens Empreendedores Sociais, sua identidade e sustentabilidade, através da criação e fortalecimento de vínculos afetivos entre os jovens das diferentes regiões participantes. Principais atividades: Encontros de avaliação e aprendizagem entre todos os agentes envolvidos (educadores, coordenadores, jovens e Ashoka) Encontro de integração com jovens das diferentes regiões participantes (a confirmar) Reinício das atividades nas organizações parceiras

29 Encontro de integração e avaliação dos resultados
Final do ciclo do projeto Avaliar os resultados Aprimoramento do processo Integração dos jovens das várias organizações parceiras na implementação do GMM Formação do Conselho de Jovens

30 1º Encontro dos Selecionados do GMM 15 de setembro de 2006
Apresentação do grupo Discutir e trabalhar interesses, talentos pessoais e inquietações de transformação social Bate-papo sobre Empreendedorismo Social Intervalo Formação das equipes Apresentar o plano de ação, destacando: Foco de atuação de cada equipe Definir potenciais aliados de cada equipe Pesquisa Mapa de ativos

31 Apresentação do grupo Vamos nos conhecer melhor?

32 Interesses pessoais Ficha de inscrição foram listas várias habilidades: fotografar, criar, executar, cantar, ensinar, planejar,falar, escrever, escutar, administrar minhas contas, entusiasmar as pessoas, analisar e solucionar, cozinhar, sonhar várias outras foram citadas. As inquietações: educação, desigualdade social, violência,globalização, meio ambiente, preconceito, juventude, corrupção, fome, interação entre os diferentes povos e culturas, passividade das pessoas,intolerância, inclusão digital e muito outras coisas..... Em grupos de 2 ou 3 pessoas apresentar suas habilidades e inquietações e identificar qual é o “seu sonho”. Apresentação para o grupo

33 Papel da juventude e sua capacidade transformadora.
Perguntas norteadoras: a. Como vocês percebem a sociedade? Existem problemas sociais? b. Como surgem os problemas? c. Como podemos resolver os problemas? d. Seria possível resolver o problema se as pessoas agissem de modo diferente? e. Você sente que essa situação tem alguma repercussão na sua vida? Você sente que algo precisa ser feito? Você consegue pensar em algo que você gostaria de mudar ou melhorar: Em você? Em sua escola? Em sua comunidade? Em seu país? No mundo? f. Vocês enxergam um movimento de juventude?

34 Empreendedorismo Social

35 Para refletir durante a leitura do texto
Para você, o que é ser um empreendedor? Vocês acham que o empreendedorismo social é uma alternativa de engajamento para os jovens? Por que? Por que o empreendedorismo atrai o jovem? Como o jovem pode ser um agente de transformação social? De que tipo de qualidades, incentivos e ferramentas ele precisa?

36 Empreendedor de Negócios e Empreendedor Social

37 O Novo Empreendedor de Negócios
Se puder melhorar as figuras Conjunto de qualidades: iniciativa autoconfiança aceita riscos decidido auto-motivação persistência voltado para equipe Parte do negócio: gerar empregos, pagar impostos e lucro Empreendedor de negócios Trabalhar com Responsabilidade Social: ● Valores e Transparência ● Público Interno ● Meio Ambiente ● Fornecedores ● Consumidores e Clientes ● Comunidade ● Governo e Sociedade Contribuição para o desenvolvimento social

38 O Empreendedor Social Conjunto de qualidades: Visão Inovação
Se puder melhorar as figuras Conjunto de qualidades: Visão Inovação Criatividade Determinação Paixão Benefícios: solução de problemas sociais Empreendedor Social Contribuição para o desenvolvimento social

39 Discussão e conclusões
Para você, o que é ser um empreendedor? Vocês acham que o empreendedorismo social é uma alternativa de engajamento para os jovens? Por que? Por que o empreendedorismo atrai o jovem? Como o jovem pode ser um agente de transformação social? De que tipo de qualidades, incentivos e ferramentas ele precisa?

40 Intervalo 20 min

41 Formação das equipes Grupos – podem receber mais integrantes
Indivíduos – agrupar por interesse e área de atuação

42 Plano de Ação A Equipe, campo e atuação Aliado
A idéia do empreendimento Pensar nas ações necessárias Divisão de tarefas no grupo (lembrem das habilidades) Perguntas 13 em diante no próximo encontro

43 Plano de Ação Definindo melhor o empreendimento social e seu público alvo. Qual a área temática? Como vocês imaginam a proposta de solução social? Que tipo de impacto social ela proporciona? Como cada membro poderia utilizar suas habilidades para fortalecar a proposta?

44 Plano de Ação A Equipe, campo e atuação:
Responder as perguntas de 1 a 4. 1. Qual o nome do Empreendimento Social? 2. Quem são os integrantes da Equipe? 3. Por que a Equipe é formada por essas pessoas? 4. Qual é o campo de atuação?

45 Plano de Ação – Aliado Técnico
Quem é um Aliado ? Um/a Aliado/a é um adulto que oferece apoio e orientação às equipes, sempre que solicitado/a, respeitando o protagonismo dos Jovens Empreendedores. O que faz o Aliado ? Aliados oferecem conhecimentos; provém orientação quando as Equipes tomam decisões ou precisam de apoio; ajudam a estabelecer metas e manter a equipe focada; encorajam as equipes, as apóiam na superação de obstáculos e mantêm contato regular com elas. Os Aliados também tem conhecimento do Plano de Ação das equipes, os critérios de seleção e os prazos do GMM para acompanhar o empreendimento em alinhamento com estes;

46 Plano de Ação O que Aliados não devem fazer ?
Aliados não podem liderar ou criar um Empreendimento. Eles não são responsáveis por planejar atividades, agendar encontros ou tomar decisões pelas equipes ou gerenciar dinheiro. Quem pode ser um Aliado ? Um/a Aliado/a pode ser um/a professor/a, um educador/a, um familiar ou alguém da comunidade com conhecimentos na área do empreendimento ou qualquer outra pessoa de confiança, interessada em trabalhar com as equipes. 7

47 Plano de Ação Como eu escolho um/a Aliado/a ?
Para escolher um/a Aliado/a, as equipes devem primeiro decidir o que elas querem que um Aliado faça por seu Empreendimento. Que especialização terá maior valor? Em seguida, considerar as possibilidades que preencham esta necessidade, e conversar com elas. 37 Responder as perguntas 5 e 6 do Plano de Ação.

48 5. Por que escolheram trabalhar com este Aliado?
  6. Como o Aliado ajudará o Empreendimento Social?

49 Plano de Ação A idéia do empreendimento após as pesquisas:
Responder 7, 8, 10, 11 7. A partir do campo de atuação, qual é a idéia da Equipe? 8. Justificativa/Necessidades: Por que querem criar este Empreendimento Social? - A partir de onde surgiu essa justificativa? 10. Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendimento Social? 11. Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar? Quais? O projeto da Equipe seria diferente ou complementar?   De que maneira ele pode colaborar?

50 Pesquisa Conhecer melhor as reais necessidades do público alvo do projeto Conhecer o ambiente, instituições, grupos e atores atuantes neste ambiente. Exemplo: Projeto UPA - Implantação de uma unidade de produção de absorventes, num bairro periférico de Araraquara

51 Pesquisa Papel da pesquisa: consulta à comunidade ou instituição em que o projeto será oferecido Pq temos que envolver a comunidade nesta construção? O que pode acontecer se a comunidade não for consultada? Como podemos ter certeza da real necessidade da idéia que estamos propondo? Importante: fazer um projeto COM a comunidade e não PARA a comunidade Elaborando a pesquisa: (nos grupos)

52 Pesquisa Começar a formular pensar como será o questionário:
Perguntas abertas? Teste? Mix? Quantas perguntas? Quais os diferentes agentes influenciadores do projeto precisam ser consultados? Para termos diferentes pontos de vista? Quantas pessoas precisamos consultar?

53 Pesquisa Apresentar para os demais grupos o esboço da pesquisa
Pré-teste das questões: Qual a pergunta chave O grupo gostaria de sugerir perguntas Pronta para campo? Foi difícil? Será útil?

54 Onde pesquisar Dados sobre bairros, cidades ou regiões podem ser encontrados nas prefeituras, administrações regionais, bibliotecas, escolas, associações, organizações da sociedade civil, igrejas, distritos policiais ou postos de saúde. Universidades, fundações e institutos de pesquisa dispõem também de informações. Para a cidade de São Paulo, por exemplo, o Instituto Polis publica, em conjunto com a PUC, o Mapa da Exclusão, com dados que podem ser muito úteis. Pode haver iniciativas semelhantes em outras cidades. Para que tem computador ligado na Internet, sugerimos dois sites: O do IBGE ( com dados sobre o Brasil e do Fundação Seade ( com dados sobre o estado de São Paulo.

55 Um roteiro para entrevistas
Aqui está um exemplo de questionário para ouvir os moradores do bairro. Pode ser adaptado para entrevistas na escola ou em outros espaços. Você pode fazer a entrevista pessoalmente ou solicitar que as pessoas preencham o roteiro. 1. Qual é o seu nome ? (só se a pessoa quiser informar) 2. Qual é sua idade e sexo ? 3. Há quanto tempo você mora neste bairro ? 4. Você está trabalhando? Se sim, qual é a sua função ? Se não, por que ? 5. Você está estudando ? Se sim, em que série está ? Se não, em que série parou de estudar? Porque ? 6. Cite três coisas de que você mais gosta no bairro. 7. Cite três coisas que você menos gosta no bairro. 8. Na sua opinião, quais são as coisas mais legais que acontecem no bairro ? Por que ? 9. Que atividades você gostaria de desenvolver no bairro ? 10. O que poderia ser feito para melhorar as condições de vida no bairro ?

56 Pesquisa: ambiente Analisando o ambiente é que vocês vão conseguir perceber a amplitude e a dimensão da projeto proposto e seu efetivo potencial de impacto social; Identificar os ativos e potenciais já existentes dentro da comunidade; Potenciais parceiros na comunidade; Levantar o que oferecer e o que vocês desejam destes atores. (formulário de pesquisa)

57 Pesquisa: ambiente Ler o texto de John McKnight
Qual a mensagem principal no texto? Vocês concordam? Por que? Em grupo: Preencher o formulário registrando os ativos (Listar os ativos) Esboçar uma estratégia de contato e abordagem com este atores Apresentar ao grupo Momento de reflexão: levantar os ativos é como quando “lembramos” de nossas próprias habilidades. Acionar esses ativos e a nossas habilidades. Vamos olhar agora para as questões 7,8, 9, 10 e 11 do plano de ação

58 Formulário dos ativos Nome do(a) entrevistado/contatado Organização Endereço Telefone Site Que trabalho desenvolve na comunidade?

59 Plano de Ação A idéia do empreendimento após as pesquisas:
Responder 7, 8, 10, 11 7. A partir do campo de atuação, qual é a idéia da Equipe? 8. Justificativa/Necessidades: Por que querem criar este Empreendimento Social? - A partir de onde surgiu essa justificativa? 10. Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendimento Social? 11. Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar? Quais? O projeto da Equipe seria diferente ou complementar?   De que maneira ele pode colaborar?

60 Após as pesquisas e antes do próximo encontro...

61 Plano de Ação A idéia do empreendimento após as pesquisas:
Responder 7, 8, 10, 11 7. A partir do campo de atuação, qual é a idéia da Equipe? 8. Justificativa/Necessidades: Por que querem criar este Empreendimento Social? - A partir de onde surgiu essa justificativa? 10. Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendimento Social? 11. Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar? Quais? O projeto da Equipe seria diferente ou complementar?   De que maneira ele pode colaborar?

62 Plano de Ação 12. Qual(is) é(são) o(s) Objetivo(s) Geral(is) do Empreedimento Social?

63 Agora, a Equipe deve definir duas ou três Metas para atingir o(s) Objetivo(s) Geral(is) do Empreendimento Social: 1. 2. 3.

64 Até o momento, vocês estabeleceram a idéia do Empreendimento Social e diviram essa idéia em Metas.
Agora é o momento de dividir essas Metas em Ações. Utilizem a tabela abaixo para desenvolverem uma lista de todas as atividades necessárias para cada uma de suas Metas. Até o momento, vocês estabeleceram a idéia do Empreendimento Social e diviram essa idéia em Metas. Agora é o momento de dividir essas Metas em Ações. Utilizem a tabela abaixo para desenvolverem uma lista de todas as atividades necessárias para cada uma de suas Metas. Meta 1 Ações O que necessitamos fazer para alcançar esta Meta? Prazo Até quando a atividade deve ser realizada? 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

65 É necessário que cada membro da equipe compreenda claramente suas responsabilidades. Desta maneira vocês poderão assegurar que cada atividade seje levada a cabo, desde o planejamento até a implementação, incluindo mobilização de recursos. Quando as áreas e responsabilidades estiverem claramente definidas, a equipe conseguirá atuar com maior eficácia. É necessário que cada membro da equipe compreenda claramente suas responsabilidades. Desta maneira vocês poderão assegurar que cada atividade seje levada a cabo, desde o planejamento até a implementação, incluindo mobilização de recursos. Quando as áreas e responsabilidades estiverem claramente definidas, a equipe conseguirá atuar com maior eficácia. Membro da equipe: Área: Responsabilidades: Aceito as responsablidades acima designadas.

66 Site para downloads Descrição completa dos critérios de avaliação
Documentos de apoio e textos Bibliografia sugerida

67 2º encontro Objetivos, metas, atividades Sustentabilidade
Como avaliar os resultados

68 Lição de casa Compartilhar as informações de hoje com os demais membros da equipe; Aplicar as pesquisas; Avaliação do dia.

69 Agradecemos o interesse inicial.
AGRADECIMENTO Agradecemos o interesse inicial. Mais informações:


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