A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
“GUERRA FRIA” Professor Arnaldo Trilobita.org.br/arnaldo

2 GUERRA FRIA / bipolar Ao longo dos tempos os homens foram dividindo os
Continentes em territórios políticos; Os países podem ser estudados sob vários aspectos: climáticos, econômicos, agrícola, produtos que exporta, etc. Ainda, o poderio tecnológico, na sua força político- militar, nas Relações Internacionais.

3 Dentre diversos sistemas de organização, merecem destaque:
sistema capitalista; sistema socialista. Ambos são formas de organização social, política e econômica de como as sociedades se organizam, produzem e distribuem seus produtos e os lucros.

4 Com o término da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) saíram fortalecidos e travaram uma importante disputa pela inserção de seus modelos político-econômicos no mundo.

5 No período o mundo viveu sob constante tensão, pois tanto EUA quanto a União Soviética desenvolveram dezenas de armas nucleares, suficientes para acabar com toda a vida na Terra Nesse período o mundo, à grosso modo, ficou dividido em dois: capitalista e socialista. Por isso a nomenclatura “Mundo Bipolar”, a disputa ainda recebeu outros nomes, como: GUERRA FRIA; PAZ ARMADA; EQUILÍBRIO DO TERROR; CORRIDA ARMAMENTISTA; CORRIDA ESPACIAL.

6 Guerra Fria por que durante esse período não foi disparado um único tiro sequer. Foi uma guerra ideológica e político-diplomática. Ambos países apoiavam lutas armadas pelo mundo. Nesse período houve a corrida espacial, tecnológica e armamentista.

7

8 UNIÃO SOVIÉTICA ( )

9 A DECADÊNCIA DA UNIÃO SOVIÉTICA
Fracasso do planejamento: Na União Soviética, partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento poder Mikhail Gorbatchov assume o poder aos 54 anos de idade. Tratava-se de um governante muito jovem pelos padrões da burocracia soviética. Perestroika - uma reestruturação da economia . Glasnost – é a transparência da nova política empregada. 1989 – queda do muro de Berlim. 1991 – fim da URSS

10

11

12 Guerras ocorridas no contexto da Guerra Fria
Guerra do Vietnã ( ) Guerra da Coréia ( ) Invasão soviética no Afeganistão ( ) Guerra Irã x Iraque ( )

13 Término da Guerra Fria Com demasiados investimentos em guerras, armamentos, tecnologia e empréstimos, e sem conseguir ao mesmo tempo atender das necessidades básicas de sua população, a economia socialista entrou em colapso. Em 16 de novembro de 1989, a Queda do Muro de Berlim simbolizou o final do regime soviético. Em 31 de Dezembro de 1991, assinou-se o Tratado de Belovesh, que consistia a inevitável dissolução da União Soviética. Desde então, o capitalismo impera no mundo inteiro.

14 Principais características do Socialismo
Predominância da propriedade estatal; Inexistência de classes sociais; Planificação da economia; Sem liberdade de expressão.

15 CAPITALISMO Predominância da propriedade privada;
Divisão de classes: burguesia e proletariado; Economia de mercado: é regulada pelo mercado, pela lei da oferta e procura; Liberdade de expressão.


Carregar ppt "A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google