A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra
UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra 1 – A reordenação geopolítica. 2 – A reordenação econômica. 3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra. 4 – O mundo da Guerra Fria. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra
UNIDADE III – MUNDO CONTEMPORÂNEO: ECONOMIA E GEOPOLÍTICA Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra 5 – O mundo pós-Guerra Fria. 5.1 – Uma ordem multipolar ou unipolar? 6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” X “Sul” 7 – Migrações e novos conflitos Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

3 1 – A reordenação geopolítica
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a derrota das forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, ao mesmo tempo, o enfraquecimento econômico, militar e político do Reino Unido e da França levaram o mundo a um período de grandes transformações econômicas e geopolíticas denominado GUERRA FRIA. A guerra iniciou em Durante esse período, o mundo foi marcado pela bipolarização de poder entre EUA e União Soviética, que buscavam ampliar suas zonas de influência.

4 1 – A reordenação geopolítica
Para isso mergulharam em uma acirrada corrida armamentista. O conflito bélico asseguraria mútua destruição. Os EUA: foram os grandes vencedores. Perderam poucos combatentes. Conseguiram manter intactas suas cidades, indústrias e propriedades agrícolas. Aumentaram a produtividade industrial. Acumularam vultuosas reservas.

5 1 – A reordenação geopolítica
A UNIÃO SOVIÉTICA: Mais de 20 milhões morreram (a maioria civis). Grande parte das indústrias, cidades e fazendas de seu país foi destruída. Não acompanhou a corrida tecnológica. Sua economia foi perdendo produtividade. Vitoriosos, os norte-americanos, empenharam-se em reorganizar o mundo capitalista sob sua hegemonia: aumentaram as exportações e difundiram sua tecnologia, cultura e moeda pelo mundo ocidental.

6 1 – A reordenação geopolítica
Bloco ocidental, compreendia os países capitalistas, alinhados aos EUA. Bloco oriental, os socialistas (ou de economia planificada), alinhados à União Soviética. Era o conflito Leste X Oeste, marcado pelo antagonismo geopolítico-militar, e pela propaganda ideológica, já que cada uma das superpotências tentava disseminar seus valores e visões de mundo.

7 1 – A reordenação geopolítica
A Guerra Fria estendeu-se até o desaparecimento dos seus principais símbolos: Queda do Muro de Berlim, em 1989.

8 1 – A reordenação geopolítica
A reunificação da Alemanha, em 1990.

9 1 – A reordenação geopolítica
O desmantelamento do Pacto de Varsóvia, em 1991. O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1995 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países que também ficaram conhecidos como bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsória, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

10 1 – A reordenação geopolítica
A dissolução do império soviético, em 1991. Desde 1989, o antigo bloco socialista tem passado por grandes transformações. A União Soviética desmembrou-se assim como a Tchecoslováquia e a Iugoslávia.

11 1 – A reordenação geopolítica
A Alemanha se reunificou. Cuba iniciou uma tímida abertura econômica. Seguindo o exemplo da China, o Vietnã restabeleceu relações diplomáticas com os EUA e acelerou sua abertura para o Ocidente. A divisão da Coréia é o último requício da Guerra Fria.

12 1 – A reordenação geopolítica

13 2 – A reordenação econômica
Na Conferência de Bretton Woods, realizada em 1944 nos EUA, foi lançado um plano que visava garantir a reconstrução e a estabilidade da economia mundial após o término da guerra. Durante a Conferência foram constituídos os seguintes organismos:

14 2 – A reordenação econômica
BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), mais conhecido como Banco Mundial – a ele caberia o financiamento da reconstrução dos países devastados pela guerra e, posteriormente, o financiamento a longo prazo de projetos visando ao desenvolvimento dos países-membros. FMI (Fundo Monetário Internacional) – a ele caberia zelas pela estabilidade financeira mundial, inclusive garantindo empréstimos a curto prazo a esses países quando estivessem com dificuldade para fechar seu balanço de pagamento.

15 2 – A reordenação econômica
GATT (Acordo Geral de tarifas e comércio), que em 1995 passou a ser denominado OMC (Organização Mundial do Comércio), com a função de influenciar nas questões comerciais mundiais. Todos esses organismos criados atuam em cooperação com a ONU (Organização das Nações Unidas).

16 3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra
A ONU foi criada com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Sediada em Nova York. Durante a comemoração de 50 anos de fundação, em 1995, cogitou-se a possibilidade de ampliar o número de membros permanentes do Conselho de Segurança. Conta com vários órgãos. Os mais importantes são os seguintes:

17 3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra
A Assembléia Geral – congrega as delegações dos países membros (191 em 2003). Faz uma reunião por ano (pode haver, sessões de emergência), mas não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas faz recomendações. O Conselho de segurança (órgão de maior poder da ONU) – formado por delegados de 15 países membros, dos quais 5 são permanentes e 10 eleitos a cada 2 anos.

18 3 – A tentativa de reordenação política internacional no pós-guerra
(Continuação - O Conselho de segurança) O poder da entidade está concentrado nas mãos dos membros permanentes, que têm poder de veto. Qualquer decisão só é adotada na prática se houver consenso entre as cinco potências: EUA, Reino Unido, França, China e Rússia. Pode investigar disputas e conflitos internacionais ou dentro de um país. Propor soluções visando acordos de paz. Adotar sanções que vão desde o corte das comunicações ou das relações diplomáticas até o bloqueio econômico.

19 4 – O mundo da Guerra Fria Os norte-americanos constituíram blocos militares com o objetivo de impedir a expansão da zona de influência da União Soviética, a superpotência rival. Por outro lado, a União Soviética respondeu com a criação de uma aliança militar sob seu comando: o Pacto de Varsóvia. Delimitando, assim, sua zona de influência e seu principal mercado de arma.

20 4 – O mundo da Guerra Fria Até a década de 1960, a Alemanha Oriental atravessou períodos de crise econômica. Muitos berlinenses deixaram o setor oriental em busca de melhores oportunidades de trabalho no setor ocidental. Para acabar com esse êxodo, as autoridades orientais construíram o Muro de Berlim. Desde o fim da Guerra Fria, a importância dos blocos tem reduzido e aquelas que não foram extintas sofreram uma reestruturação.

21 5 – O mundo pós-Guerra Fria
A partir de 1989, a humanidade assistiu, a uma série de acontecimentos até então impensáveis. A derrubada do Muro de Berlim nesse mesmo ano, bem como a reunificação da Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, em Em 1991, representantes dos países-membros do Pacto de Varsóvia formalizaram a sua dissolução. Era o fim do conflito Leste x Oeste.

22 5 – O mundo pós-Guerra Fria
Em 1991 foi selada a desagregação da União Soviética. Após declarar a independência da Rússia, o presidente Boris Yeltsin reuniu-se com os chefes de Estado da Ucrânia e de Belarus criando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), em substituição a exinta União Soviética. A CEI era composta por 12 ex-repúblicas soviéticas. É uma aliança de Estados independentes.

23 5.1 – Uma ordem multipolar ou unipolar?
No mundo pós Guerra Fria, o poder é medido mais pela capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade. Alguns países tiveram e continuam tendo ascensão tais como Japão, Alemanha e, mais recentemente, a China. Alguns pesquisadores afirmam que o mundo caminha para uma nova ordem multipolar. Enquanto outros afirmam que vivemos num mundo unipolar, pois os EUA continuam sendo o país mais poderoso do mundo.

24 6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul”
O capitalismo é um sistema muito mais dinâmico, produtivo e competitivo. Com ele problemas como concentração de renda e desemprego estão se agravando. Especialmente, com a Revolução Técnico-científica e da globalização. O capitalismo gera então, acentuadas desigualdades sociais, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Ocorrem também em menor proporção nos mais desenvolvidos. O conflito “Norte” x “Sul” é de natureza essencialmente econômica.

25 6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul”
Divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do “Norte”, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento os do “Sul”. Tentando superar a assimetria na relação Norte” – “Sul”, governos de países em desenvolvimento têm se empenhado no aprofundamento da cooperação “Sul” – “Sul”, com o objetivo de aumentar o poder de negociação nos organismos internacionais com os países do “Norte”.

26 6 – Nova ordem ou nova desordem? 6.1 – Conflito “Norte” x “Sul”

27 7 – Migrações e novos conflitos
Um grave problema decorrente da desigualdade entre o “Norte” e o “Sul” são as migrações em massa. Fenômenos esse cada vez mais preocupante por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas. A esse fluxo de imigrantes somou-se o de imigrantes dos antigos países socialistas.

28 7 – Migrações e novos conflitos
Os migrantes dirigem-se principalmente para os EUA, Europa Ocidental e Japão, mas também aos ricos produtores de petróleo do Golfo. Com o fim da Guerra Fria, muitas tensões vieram à tona. Com a instauração de uma nova ordem geopolítica e econômica, emergiu uma série de novos conflitos étnicos, sociais e outros.

29 QUESTÕES PG 218 1 – O que foi a Guerra Fria? Qual foi a sua duração? 3 – O que são o Bird e o FMI? Qual foi o papel dessas entidades no período pós guerra? 5 – O que foi o conflito Leste x Oeste? 6 – O que é o conflito Norte x Sul? Por que ele apareceu mais nitidamente com o fim da Guerra Fria? 7 – Quais eram os principais símbolos da ordem mundial do período da Guerra Fria? 8 – Quais são as principais características da ordem mundial no período pós Guerra Fria?


Carregar ppt "Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google