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DISCIPLINA HANDEBOL Aspectos histórico-culturais do handebol no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras; Fundamentos técnicos.

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1 DISCIPLINA HANDEBOL Aspectos histórico-culturais do handebol no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras; Fundamentos técnicos do handebol – movimentos básicos fundamentais e movimentos técnico-especializados; Fundamentos táticos do handebol - sistemas de defesa e de ataque; Fundamentos biofísicos aplicados ao handebol – bases cinesiológicas e fisiológicas, e capacidades sensório-motoras e físicas; Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas para o ensino do handebol – planejamento, métodos e avaliação

2 AVALIAÇÃO: PROVA (Fevereiro) Prova Escrita + Exercícios (10,0)
PROVA (Março) Prova Escrita + Exercícios + Orientação (20,0) PROVA (Abril) Seminário (20,0)  PROVA (Maio) Prova Escrita + Exercícios (20,0)  PROVA (Junho) Prova Escrita (30,0)  Temas Para os Seminários As regras do Handebol (divididas em 17 partes)?

3 Estudo das Técnicas como Cultura.
2 ENCONTRO. Tema da aula. Historia e cultura no handebol. Referências: Handebol – Teoria e prática. O brasileiro e seu corpo. João Paulo Medina.

4 O ESPORTE E A CULTURA Pré-história (Corpo Caçador)
“Na relação corpo-sociedade há um peso decisivo da estrutura sócio-econômica que define, de certa forma. os limites da nosso estrutura corpórea. Desde a gestação somos modelados pelos valores vigentes, pela cultura, pela situação de classe social a qual pertencemos, e assim, dentro dessas circunstâncias, nascemos, crescemos, vivemos, sobrevive-mos, adoecemos e morremos". (MEDINA, 1987) Pré-história (Corpo Caçador) Idade Antiga (Corpo Guerreiro) Idade Média (Corpo Pecador) Idade Moderna (Corpo Produtivo) Idade Contemporânea (Corpo Belo e Saudável)

5 HISTÓRICO A bola é, sem dúvida, um dos instrumentos desportivos mais antigos. Antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, citado por Homero na Odisséia. Idade Média, eram os jogos com bola praticados como lazer por rapazes e moças. O dinamarquês Holger Nielsen (1848) criou “Haaddbold”. Na mesma época os thecos criaram o “Hazena”. Na Irlanda, e no “Salon” do uruguaio Gualberto Valetta, como percursor do handebol.

6 HISTÓRICO Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "Torball", alterando seu nome para "Handball" com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo para a Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo desporto oficial. A divulgação na Europa deste novo desporto não foi difícil, visto que Karl Schelenz era professor na então famosa Universidade de Berlim (Alemanha), onde seus alunos, principalmente os estrangeiros, difundiram as regras então propostas para vários países. Com as dificuldades do rigoroso inverno europeu, o Handebol de Campo foi aos poucos sendo substituído pelo "Torball" que passou a ser o "Handebol de 7", chamado de "Handebol de Salão", mostrando-se mais veloz e atrativo. Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique-Alemanha, o Handebol não mais utilizava o complemento "de salão". O Handebol no Brasil chegou após a I Grande Guerra Mundial, quando um grande número de imigrantes alemães veio para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.

7 CARACTERIZAÇAO DO HANDEBOL
Um esportes coletivos. De fácil execução dos seus movimentos . Pode ser realizada tanto em campo, como em quadra. Maior aceitação, dada a maior velocidade empregada e a constante sensação de gol que se lhe oferece. Qualidades físicas fundamentais do jogadores : velocidade, habilidade e força.

8 - Diferenciar regra de regulamneto.

9 PRINCIPAIS REGRAS DO HANDEBOL
CARACTERÍSTICA DO JOGO O Handebol é um esporte coletivo jogado com as mãos, por duas equipes de 12 jogadores, sendo 7 titulares e 5 reservas. OBJETIVO DO JOGO O objetivo do jogo é fazer gol no gol adversário e impedir que o mesmo aconteça em seu gol ou que o adversário tome posse da bola.

10 O VALOR DE INTEGRAÇÃO DO ESPORTE
Dourivaldo Teixeira, professor Mestre da UEM. Observou que a prática do handebol é um campo riquíssimo para vivências sociais entre jovem. Como a participação de todos, independentemente das características individuais, levando a uma formação desportiva específica no handebol mais consciente, crítica e criativa. Essa metodologia preconiza a formação desportiva através de jogos recreativos com regras simplificadas, que poderão ser modificadas, a partir da ação dos praticantes. Só por intermédio dos processos de socialização é que qualquer sociedade pode continuar existindo, se esse processo fracassar, a sociedade extinguir-se-á, na pior das hipóteses, ou converter-se-á numa sociedade muito diferente, na melhor das hipóteses (Clara Maria Freitas , UFPE).

11 1 - O ESPORTE COMO ALGO SOCIALMENTE REGULAMENTADO:
O esporte é trazido à escola como algo já existente em suas formas de ação e regras (esporte na escola). Os alunos se interagem e se comunicam com ou sem problemas e obstáculos. (mediador) 2 - O ESPORTE COMO ALGO A SER APRENDIDO: Os alunos só participam dele quando conhecem as formas de ação institucionalizadas. Em primeiro plano está sempre a aprendizagem do esporte (ex: a técnica), facilitando a sua participação no esporte fora da escola.

12 3 - O ESPORTE COM ALGO A SER ASSISTIDO:
O esporte como espetáculo para ser assistido.O assistir e consumir espetáculos esportivos em estádios ou na televisão, separado da ação esportiva própria. É uma dimensão essencial para a compreensão do esporte. Possibilita aos alunos uma participação crítica no esporte (consumismo). 4 - O ESPORTE COMO ALGO A SER REFLETIDO: O esporte como produto social que é constituído por múltiplas interpretações. A possibilidade de atender interesses e necessidades contraditórias dos indivíduos e as diferentes significações das ações esportivas devem se conscientizadas pelos alunos em relação a ações concretas. Trata-se aqui de refletir e compreender os pré-requisitos, dificuldades e consequências das políticas publicas.

13 5 - O ESPORTE COM ALGO A SER MODIFICADO:
O esporte aparece com um campo de ação aberto, cuja construção social não pode exigir validade absoluta e cujas possibilidades não se esgotam com as formas de ação institucionalizadas. Os alunos devem compreender, através de experiências práticas, o esporte com algo construído socialmente que não tem validade absoluta. O esporte, assim é pensado e deve ser considerado, na escola, como algo que pode ser criado com formas de ação não institucionalizadas. (esporte da escola)

14 LER PARA PRÓXIMA AULA. O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA “JOGADA DESCONCERTANTE” QUE NÃO “ENTORTA” SÓ NOSSAS “COLUNAS”, MAS TAMBÉM NOSSOS DISCURSOS. Francisco Eduardo Caparroz O DESPORTO COMO CAMPO DE VIVÊNCIA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO HANDEBOL Dourivaldo Teixeira


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