A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIALISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIALISMO."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIALISMO

2 O que é Socialismo? É um sistema onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e as desigualdades sociais são pequenas. O Socialismo é uma sociedade superior ao Capitalismo, pois prega a igualdade social; um grau superior de bem-estar e liberdade; e a ausência de crises e desemprego (economia planejada).

3 Algumas características do Socialismo
A sociedade aqui é aquela sem classes, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e desenvolvimento com os mesmos ganhos e despesas; Desaparição gradativa do Estado; Abolição da separação entre trabalho material e intelectual; Necessidade de se renovar (críticas são bem vistas); Liberdade de pensamento.

4 Como implantar o Socialismo?
A transição do Capitalismo para o Socialismo não acontece da noite para o dia. As mudanças exigem uma ruptura radical do sistema político. Alguns teóricos postulam a revolução social como um único meio de alcançar a nova sociedade. Outros, como os social-democratas, que já abandonaram os ideiais socialistas, defendem que as transformações devem ocorrer progressivamente, dentro do Capitalismo.

5 Socialismo no mundo Alguns países que adotaram idéias socialistas no século XX: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia); China; Cuba; Alemanha Oriental; Coréia do Norte. Porém, após algum tempo, e por serem minoria em um mundo voltado para o lucro, passaram por dificuldades e viram seus sistemas passarem por um colapso.

6 Motivações para o colapso
A experiência não deu certo em países como a URSS porque o socialismo foi completamente desvirtuado. Estado totalitário e autoritário; Forte repressão da oposição e das liberdades individuais; Instituições rigidamente hierárquicas; Surgimento de duas classes sociais: burocratas e assalariados; Divergências entre países (guerras); Separação entre trabalho manual e intelectual; Industrialização incipiente.

7 Cronologia do Socialismo
Comuna de Paris: primeiro governo operário da história. Durou exatamente três meses. 1917 – Revolução Russa: eliminação da autocracia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle dos bolcheviques. Processo deu origem a criação da URSS. : Governo de Lênin (Crises de abastecimento – Nova Política Econômica) : Governo de Stálin (socialização total) 1961: construção do Muro de Berlim (Guerra Fria) 1989: queda do Muro de Berlim 1991: fim da URSS

8 Socialismo no Brasil No Brasil, o pensamento socialista não teve raízes na classe operária. Ele foi introduzido de fora por intelectuais burgueses. Partidos brasileiros adeptos do Socialismo: PT (Partido dos Trabalhadores); PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado); PCO (Partido da Causa Operária); PCB (Partido Comunista Brasileiro); PC do B (Partido Comunista do Brasil); PPS (Partido Popular Socialista); PSB (Partido Socialista Brasileiro); PSC (Partido Social Cristã).

9 Socialismo hoje Encarado por muitos estudiosos como a grande utopia do século XX, o Socialismo ainda encontra defensores em todo o mundo. A luta deles hoje almeja, não tanto a abolição da propriedade privada dos meios de produção, mas a eliminação da hierarquia de mando nas unidades de produção.

10 O positivo e o negativo do socialismo
Positivas: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social. Negativas: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas


Carregar ppt "SOCIALISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google