A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações implícitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações implícitas"— Transcrição da apresentação:

1 Informações implícitas
Todo leitor deve apresentar: habilidade e conhecimentos necessários para desvendar a mensagem de um texto. Exemplo: As piadas (são gêneros textuais desse tipo).

2 Pressupostos e subentendidos
Ambos exigem do leitor o reconhecimento de alguns índices no texto que facilitam a interpretação de alguns tipos de mensagens.

3 Pressupostos: idéias expressas de maneira explícita.
Exemplo: André tornou-se um antitabagista convicto. Pressupõe-se que André deixou de fumar. (tornar-se/vir a ser).

4 Subentendidos: não apresenta expressões linguísticas, é um processo de construção de sentido do ouvinte. Exemplo: Alguém com um cigarro na mão pergunta: Você tem fogo? Tenho! (mas não acende) (Subentende-se Acenda-me o cigarro por favor).

5 Alteração de sentido das palavras
1. Denotação e conotação Denotação: é o sentido literal das palavras (sentido do dicionário). Exemplo: Em um livro de biologia, no capítulo Corpo Humano: estava escrito cabeça era parte do corpo (dicionário).

6 Conotação: interpretação diferente (não a literal).
Exemplo: João é o cabeça da sala. (cabeça não é o literal, indica que é o aluno mais inteligente da sala).

7 2. Metáfora e Metonímia Metáfora: altera o sentido das palavras por um significado que aproxima os termos por uma relação de sentido. Exemplo: Amor é como fogo (comparação = metáfora).

8 Metáfora outro exemplo: Poesia de Luiz Vaz de Camões O amor é o fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente.

9 São objetos que fazem parte do que se utiliza em um restaurante.
Metonímia: é a alteração de sentido com o acréscimo de um significado. Os termos se aproximam por relação de coexistência ou interdependência. Exemplo: Na estrada, placas anunciando restaurante com desenho do garfo, colher, faca. São objetos que fazem parte do que se utiliza em um restaurante.

10 EXERCÍCIO 1. Na frase: “O caso do contrabando tornou-se público.” Qual o pressuposto apresentado? a. O caso não era público antes b. O caso sempre esteve nos jornais c. O caso era sabido por poucos d. Não havia caso algum

11 Processo de argumentação
Argumentar é saber elaborar (e ler) textos de informação e textos de opinião. A argumentação leva o indivíduo a reconhecer uma determinada tese/verdade e aderir a ela.

12 A informação é a base de uma boa argumentação e a opinião transforma a informação em argumento.
Texto de opinião (argumentativo) implica “provar” que o seu ponto de vista sobre um determinado tema é pertinente e passível de adesão.

13 Exemplo: Bom vendedor identifica as necessidades de seu público e sabe aproveitá-las como informação para seus argumentos. Na argumentação a linguagem deve ser compatível com a escolaridade e especialização profissional de seu público.

14 Causar empatia (um contato positivo com o público) que receberá.
Exemplo: Nunca diga que vai usar cinco minutos de alguém, se for precisar de vinte minutos. É preferível dizer que vai usar meia hora.

15 Recursos utilizados justificando uma opinião a
Recursos utilizados justificando uma opinião a. exemplificação: busca justificar os pontos de vista apresentados por meio de exemplos. Exemplos: por exemplo, considerando, analisando os dados, segundo.

16 b. explicitação: explica e esclarece os pontos de vista apresentados.
Exemplos: isto é, quer dizer, na verdade, segundo, é possível entender.

17 c. enumeração: no texto há uma sequência de elementos que provam a opinião do autor.
Exemplos: primeiro, por último, respectivamente, em seguida, atualmente, depois de, adiante.

18 d. comparação: é apresentada como opinião do autor.
Exemplos: tanto quanto, de outro lado, por um lado, da mesma forma.

19 e. síntese: retoma o que foi dito anteriormente.
Exemplo: A política de preservação do meio ambiente garante a sobrevivência de gerações futuras. Pode-se retomar essa idéia no final do texto argumentativo.

20 f. dedução: na defesa de uma idéia, é possível deduzir uma conclusão.
Exemplo: De acordo com, logo, deduzindo.

21 g. relação de causa e consequência: relacionadas à defesa de idéia são apontadas por expressões específicas. Exemplo: Por causa de, em virtude de (causa), consequentemente, de modo que, (consequência).

22 h. por interrogação: quando se deseja gerar uma dúvida que se transforma em tema para a reflexão.
Exemplo: (afirmação) Há necessidade de uma política para preservação do meio ambiente. (questionamento) Sem política de preservação do meio ambiente, as gerações futuras sobreviverão?

23 Exercício 2. Considere a afirmativa: O texto relata uma transformação, isto é, uma passagem de um estado inicial para um estado final. O procedimento argumentativo usado foi: a. dedução b. comparação c. enumeração d. explicitação


Carregar ppt "Informações implícitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google