A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Breve Estudo No Livro de Miquéias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Breve Estudo No Livro de Miquéias"— Transcrição da apresentação:

1 Um Breve Estudo No Livro de Miquéias
Pastor Washington Roberto Nascimento

2 Título 1. No original hebraico: מִיכָה que significa: Quem é como o Senhor? 2. No grego: Μιχαιαν, segue o título hebraico. 3. No latim: Micham está de acordo com o título em hebraico e grego. 4. O título em português encontra-se de acordo com todos estes títulos nas línguas acima mencionadas.

3 Autoria e Data 1. Com base no primeiro versículo deste livro, podemos dizer que o autor é Miqueias, e que a data deste livro remonta aos séculos VIII e VII, nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, por volta de a. C. 2. Miquéias foi contemporâneo de Isaías (Isaías 1:1).

4 3. Miquéias era de uma pequena cidade de Morasete, próxima a Jerusalém (Miquéias 1:1,14).
4. O nome de Miquéias aparece em seu livro capítulo 7:18. מִי־אֵל כָּמֹוךָ “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade”.

5 Notas Gerais 1. Durante o ministério do profeta Miquéias o Reino do Norte foi destruído pelo Império Assírio em 722 a. C. (II Reis 17). 2. O profeta Miquéias profetizou o cativeiro do Reino do Sul na Babilônia, bem como a sua libertação.

6 Miquéias 4:10. “Sofre dores e trabalho, ó filha de Sião, como a que está de parto, porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia, ali, porém serás liberta, ali te remirás o Senhor da mao de teus inimigos”.

7 3.Uma das profecias messiânicas mais conhecidas é a de Miquéias 5:2.
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

8 3.1. Esta profecia lembra a tradição davídica, Belém era a cidade do grande rei, e as promessas feitas a Davi ( I Samuel 16:1; II Samuel 7:12, 13, 16). 3.2. Esta profecia avança, em comparação as promessas anteriores, e diz que as origens do messias estão na eternidade. 3.3. Esta profecia nos ensina que Deus faz grande os pequenos. Ele faz milagres. Ele surpreende. Ele escolheu a pequenina vila de Belém.

9 4. Miqueias 6:8 fala sobre a religião verdadeira.
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom, e que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?”

10 4.1. Praticar a justiça – ética – não roubar, matar, mentir.
4.2.Amar a beneficência – ação social – ajudar o pobre. 4.3. Andar humildemente com Deus – Piedade – ter comunhão com Deus.

11 5. O Reino de Deus, á luz de Miqueias 4:1-4, será um reino de paz.
“E converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices, uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”.

12 6. Eis um terrível mal que Deus condena – Miqueias 2:1.
“Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniquidade e maquinam o mal, à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!” 6.1. Há pessoas que não fazem o mal porque não tem como fazer. 6.2. Há outras que fazem o mal porque detêm o poder para fazê-lo.

13 7. Não devemos nos enganar com as riquezas do mundo, da terra
7. Não devemos nos enganar com as riquezas do mundo, da terra. Miqueias 2:10. “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente”.

14 8. Em Miquéias 7:7 aprendemos três coisas sobre Deus:
8.1. Ele é a minha esperança. 8.2. Ele é a minha salvação. 8.3. Ele é aquele que me ouve.

15 9. Em Miquéias 7:19 aprendemos como Deus trata o pecador arrependido:
9.1. Ele tem piedade do pecador. 9.2. Ele vence o pecado por nós. 9.3. Ele lança os nossos pecados nas profundezas do mar. Ele esquece os nossos pecados.


Carregar ppt "Um Breve Estudo No Livro de Miquéias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google