A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias das Listas Vermelhas IUCN Projecto em Ecologia Terrestre Departamento de Biologia www.uac.pt Luís Silva 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias das Listas Vermelhas IUCN Projecto em Ecologia Terrestre Departamento de Biologia www.uac.pt Luís Silva 2002."— Transcrição da apresentação:

1 Categorias das Listas Vermelhas IUCN Projecto em Ecologia Terrestre Departamento de Biologia www.uac.pt Luís Silva 2002

2 Categorias das listas vermelhas IUCN As categorias das listas vermelhas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) pretendem disponibilizar um sistema fácil de usar e de larga aplicação para classificar as espécies sujeitas a um elevado risco de extinção global.

3 Categorias das listas vermelhas IUCN O objectivo geral do sistema é o de disponibilizar uma estrutura explícita e objectiva para a classificação de um largo espectro de espécies, de acordo com o risco de extinção associado.

4 Categorias das listas vermelhas IUCN Os critérios não consideram a história de vida de todas as espécies. Em alguns casos o sistema pode sub- ou sobre- avaliar o risco de extinção. Antes de 1994 vigorou, durante 30 anos um sistema mais subjectivo.

5 Categorias das listas vermelhas IUCN As listas e os critérios IUCN têm como objectivo: Disponibilizar um sistema que pode ser aplicado de forma consistente por diferentes investigadores; Aumentar a objectividade do sistema, facultando indicações claras de como avaliar os diferentes factores que afectam o risco de extinção; Disponibilizar um sistema que permite comparar facilmente diferentes taxa; Disponibilizar aos indivíduos que utilizam as listas de espécies ameaçadas uma melhor compreensão acerca do modo como cada espécie foi classificada.

6 Categorias das listas vermelhas IUCN A última versão dos critérios IUCN é a seguinte: Version 3.1: IUCN (2001) Os critérios aplicam-se a qualquer unidade taxonómica ao nível específico ou inferior. Podem aplicar-se em qualquer área geográfica ou política, específica. O processo de categorização deve aplicar-se apenas a populações naturais dentro da sua área de distribuição natural, ou a populações resultantes de introduções benignas. As categorias Em Perigo Crítico, Em Perigo e Vulnerável incluem-se nas “ameaçadas”.

7 Categorias das listas vermelhas IUCN Estrutura das categorias IUCN

8 Categorias das listas vermelhas IUCN Para que um taxon seja considerado como “ameaçado” é necessário que cumpra, pelo menos, um dos critérios quantitativos estabelecidos para essa categoria. Todos os critérios cumpridos na categoria de “ameaçado” mais elevada devem ser listados. Um taxon pode exigir acções de conservação, mesmo que não seja considerado como “ameaçado”. Os critérios são quantitativos, mas aceitam-se estimativas e projecções, nomeadamente a extrapolação das potenciais ameaças no futuro.

9 Categorias das listas vermelhas IUCN Há dificuldades associadas ao problema da escala espacial. Quando os dados são muito incertos, pode catalogar-se como “Informação Insuficiente”. Os taxa listados como “Não Avaliados” ou com “Informação Insuficiente” não devem ser tratados como não ameaçados. As classificações implicam uma listagem dos critérios e subcritérios que foram cumpridos. A categoria atribuída não determina, só por si, a prioridade em termos de acções de conservação. Há regras para a transferência de categoria.

10 Categorias das listas vermelhas IUCN Há definições precisas quanto ao que é considerado uma população, uma subpopulação, quais os indivíduos a contabilizar, a duração de uma geração, uma redução no número de indivíduos, uma fragmentação intensa, a extensão da distribuição, a área de ocupação.

11 Categorias das listas vermelhas IUCN Extinto – Extinct (EX) – Quando não há uma dúvida razoável de que o último indivíduo de um taxon morreu. Aceita-se após prospecções exaustivas na zona de origem. Extinto na Natureza – Extinct in the Wild (EW) – O taxon apenas se conhece em cultivo, em cativeiro, ou numa população naturalizada fora da sua área de distribuição passada.

12 Categorias das listas vermelhas IUCN Em Perigo Crítico – Critically Endangered (CR) – Quando um taxon cumpre qualquer dos critérios A a E desta categoria, enfrentando um risco extremamente elevado de extinção na natureza. Em Perigo – Endangered (EN) - Quando um taxon cumpre qualquer dos critérios A a E desta categoria, enfrentando um risco muito elevado de extinção na natureza. Vulnerável - Quando um taxon cumpre qualquer dos critérios A a E desta categoria, enfrentando um risco elevado de extinção na natureza.

13 Categorias das listas vermelhas IUCN Não Ameaçado – Near Threatned (NT) – Quando um taxon não cumpriu os critérios das categorias de “ameaçado”, mas está próximo de os cumprir, ou se é provável que transite para uma dessas categorias no futuro. Pouco Preocupante – Least Concern (LC) – Quando não se enquadra nas categorias anteriores. Os taxa abundantes e amplamente distribuídos inserem-se nesta categoria.

14 Categorias das listas vermelhas IUCN Informação Insuficiente – Data Deficient (DD) – Quando a informação disponível não permite avaliar directa ou indirectamente o risco de extinção. Pode faltar informação sobre a abundância e a distribuição. Não Avaliado – Not Evaluated (NE) – Um taxon que não foi testado em relação aos critérios IUCN.

15 Categorias das listas vermelhas ICN Instituto para a Conservação da Natureza As categorias de estatuto de conservação, segundo adaptação do critério da UICN (União Internacional da Conservação da Natureza), são as seguintes: EXTINTO (Ex) - taxa não observados, com certeza, no estado selvagem nos últimos 50 anos.

16 Categorias das listas vermelhas ICN EM PERIGO (E) - taxa em perigo de extinção e cuja sobrevivência será improvável se os factores limitantes continuarem a actuar. Incluem-se os taxa que se julgam em perigo iminente de extinção, devido aos seus efectivos terem diminuído a um nível crítico ou pelo seu habitat ter sido drásticamente reduzido.

17 Categorias das listas vermelhas ICN VULNERÁVEL (V) - taxa que entrarão na categoria EM PERIGO num futuro próximo se os factores limitantes continuarem a actuar: -taxa dos quais todas ou a maior parte das suas populações sofrem regressão devido a sobre-exploração, ampla destruição do habitat ou a qualquer outra perturbação do ambiente; - taxa com populações gravemente reduzidas e cuja sobrevivência não está garantida; - taxa com populações ainda abundantes, mas que estão sob ameaça de sérios factores de regressão em toda a sua área de distribuição (nacional).

18 Categorias das listas vermelhas ICN RARO (R) - taxa com populações (nacionais) pequenas que actualmente não pertencem às categorias EM PERIGO ou VULNERÁVEL, mas que correm risco. Estes taxa localizam-se, normalmente, em áreas geográficas ou habitats restritos, ou ainda, apresentam uma distribuição esparsa numa área mais extensa. INDETERMINADO (I) - taxa que se sabe pertencerem às categorias EM PERIGO, VULNERÁVEL ou RARO, mas cuja informação existente é insuficiente para decidir em que categoria devem ser incluídos.

19 Categorias das listas vermelhas ICN INSUFICIENTEMENTE CONHECIDO (K) - taxa que se suspeita pertencerem a alguma das categorias precedentes, mas não se tem a certeza devido à falta de informacão.

20 Categorias das listas vermelhas ICN COMERCIALMENTE AMEAÇADO (CT) - taxa actualmente não ameaçados de extinção, mas estando a maioria das suas populações ameaçadas enquanto recurso comercial sustentado, ou podendo vir a está-lo, a menos que a sua exploração seja controlada. Aplica-se apenas aos taxa cujas populações são relativamente numerosas. Na prática, esta categoria só tem sido utilizada para espécies marinhas de importância comercial e que são sobre-exploradas em várias zonas da sua área de distribuição.


Carregar ppt "Categorias das Listas Vermelhas IUCN Projecto em Ecologia Terrestre Departamento de Biologia www.uac.pt Luís Silva 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google