A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS"— Transcrição da apresentação:

1 BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
IGREJA PRESBITERIANA FILADELFIA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL CLASSE DOS ADULTOS II PROFESSORES: ANDREY E YAN

2 Objetivos Analisar o processo histórico de construção da civilização hebraica Ter acesso aos conhecimentos peculiares à História do Povo Hebreu, primórdios da religião judaico-cristã. Contribuir com uma visão panorâmica do estudo sistemático da Bíblia,.

3 ASPECTOS GERAIS: Localização geográfica: Atual ISRAEL ou PALESTINA;
Principais atividades econômicas: Agricultura (trigo, cevada, vinha, oliveira e figueira), pecuária (criação de bois e ovelhas) e apicultura; Fonte de estudo: Bíblia (Antigo Testamento);

4

5 Fases da história – evolução política:
Patriarcado: "Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre." (Gênesis ) Abraão – condução dos hebreus para Canaã (Monoteísmo – Iavé,YHWH); Isaac e Jacó – 12 descendentes (12 tribos); Migração para o Egito (posterior escravização); O Cativeiro Egípcio.

6 Patriarcado: Moisés – retirada dos hebreus do Egito (ÊXODO) e recondução à Canaã; 10 mandamentos; Josué – chegada à Palestina (Jericó).

7 Juízes; Líderes, homens e mulheres, levantados por Deus para libertarem o povo da opressão e escravidão dos inimigos, sobretudo para combater os Filisteus; Alguns juízes: Gideão, Sansão, Débora, Jefté e Samuel;

8 Reis; Unidade política das 12 tribos; Saul; Davi – vitória sobre filisteus, poderio militar, conquista de toda a Palestina (Jerusalém);

9 Samuel centralizou politicamente esse povo já unificado religiosamente pelo monoteísmo. Saul (a partir de 1010 a.C.) foi o primeiro rei de Israel. Com a unção de Davi (1006 a 966 a.C.) como rei dos hebreus, iniciou-se uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela prosperidade. Durante esse reinado, foi escolhida Jerusalém para capital do Estado, o que simbolizou a unificação das tribos localizadas no norte e no sul da palestina.

10 Salomão (906 a 926 a.C.), filho de Davi, desenvolveu o comércio, aumentado a influência do reinado sem recorrer à guerra. Construiu o templo de Iavé (Jeová).

11 No entanto, o fausto e a riqueza que marcaram seu governo exigiam o constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o trabalhador, criando um clima de insatisfação no povo hebreu.

12 Salomão – auge, intenso comércio, construções (Templo de Iavé), grandiosidade, altos impostos (descontentamento); 926 a.C. – CISMA 10 tribos – Norte – Jeroboão – Reino de Israel; 2 tribos – Sul – Roboão – Reino de Judá Enfraquecimento.

13 Conquistados pelos Assírios (Reino de Israel) e Babilônios (Reino de Judá);
Cativeiro da Babilônia; 539 a.C. – Retorno à Palestina (libertados por Ciro – persa); Fim do cativeiro da Babilônia; 70 d.C. – expulsos da Palestina pelos Romanos (DIÁSPORA); Maior legado cultural: MONOTEÍSMO, base de 3 das maiores religiões monoteístas do mundo: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

14 O sionismo Movimento político-filosófico que defende o direito a autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel (Eretz Israel). Surgiu no séc. XIX, porém sua concretização se deu com o estabelecimento, em 1948, do Estado de Israel, pós-Segunda Guerra Mundial.


Carregar ppt "BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google