A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Aparecida Salles Franco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Aparecida Salles Franco"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Aparecida Salles Franco
Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto Utilização das Imagens de Sensoriamento Remoto no Ensino Escalas Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto Maria Aparecida Salles Franco

2 Utilização das Imagens de Sensoriamento Remoto no Ensino
O sensoriamento remoto é um tema muito pouco explorado no ensino escolar. A este tema apenas são reservados alguns poucos parágrafos nos livros didáticos. No entanto, as imagens de sensoriamento remoto podem ser uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem de alguns temas relacionados a Geografia e ao Meio Ambiente. Dentre os aspectos que podem ser abordados com auxílio desses recursos, podem ser destacados os seguintes:

3 Trabalhar com a forma da superfície terrestre
Uma das possibilidades em se trabalhar com imagens de sensoriamento é a geração de pares estereoscópicos e, através de métodos específicos, a obtenção da visão em 3D. As fotografias aéreas ainda são as mais utilizadas para este fim.

4 Trabalhar com a noção tempo e espaço
A análise de imagens do mesmo local em uma sequência cronológica possibilita o aluno acompanhar os processos que ocorrem sobre a superfície terrestre como os desmatamentos, expansão das cidades etc.

5 Identificar elementos geográficos e a sua distribuição
Outra utilização das imagens de sensoriamento remoto é na identificação dos elementos geográficos, suas características e distribuição.

6 Imagens de satélites meteorológicos
As imagens de satélites meteorológicos, disponíveis nos principais jornais do país, também podem ser utilizados nas aulas de Geografia. Com a análise das imagens diárias, o aluno pode observar o movimento das massa de ar e, assim, a associar a sua influência no tempo.

7 Elaboração dos mapas Por fim, deve ser demonstrado nas aulas de Geografia que os mapas são elaborados com base em imagens de sensoriamento remoto, ou seja, a partir de um retrato do terreno tirado do alto da superfície.

8 A escala das imagens Para a visualização dos fenômenos que tenham expressão espacial, há necessidade em se trabalhar com escalas compatíveis. O avanço do desmatamento na Amazônia deve ser acompanhado em escalas pequenas. Já a identificação de elementos no interior de uma área urbana, deve ser feita em imagens de escalas maiores.

9 O que é escala Relação entre a distância de dois pontos quaisquer do mapa com a correspondente distância na superfície da Terra. Traduzida, em geral, por uma fração, significa que essa fração representa a relação entre as distâncias lineares da carta e as mesmas distâncias da natureza, ou melhor: é uma fração em que o numerador (sempre a unidade) representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno.

10 Exemplo: Se, por exemplo, a escala é:1:50.000, determinamos que qualquer medida linear na carta é, no terreno, vezes maior. Se, na mesma carta, tomarmos uma distância de dois centímetros, esta corresponderá, no terreno, a centímetros, que são iguais a 1000 metros, ou seja, 1 km.

11 Escala numérica As escalas podem ser classificadas em numéricas e gráficas. As numéricas vêem representadas pelo enunciado da própria fração. A forma de representação no Brasil e na maioria dos países é, por exemplo, 1:

12 Escala numérica Uma escala numérica tem a grande vantagem de informar imediatamente o número de reduções que a superfície real sofreu. Por sua vez, é imprópria para reproduções de mapas através de processos fotocopiadores, quando há um ampliação ou uma redução do original.

13 Escala gráfica A escala gráfica é representada por um segmento de reta graduado. Usando-se a escala gráfica, poderemos medir diretamente no mapa quaisquer distâncias no terreno, na medida representada.

14 Escala gráfica Como experiência: no mapa mural do Brasil, mais comum, que é o de escala 1: , e que dispõe igualmente, da escala gráfica, poderemos descobrir a distância em linha reta, por exemplo, entre Brasília e São Paulo. Com uma simples tira de papel, marcamos com um lápis esse alinhamento. Com essa tira, iremos marcar, sobre a escala gráfica, a distância em quilômetros. Obteremos 875 km.

15 Escala maior ou escala menor?
Escalas diferentes indicam maior ou menor redução. Em razão disso, são usadas as expressões Escala Maior e Escala Menor para se fazer comparações entre várias escalas. Uma escala será maior quando indica menor redução. Por sua vez, uma escala será menor quando indicar mais redução.


Carregar ppt "Maria Aparecida Salles Franco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google