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Sociedade Moderna e quanta Início. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -1 T11 - Quantização da Energia. T12 - Natureza ondulatória da radiação. T13 - Radiação.

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1 Sociedade Moderna e quanta Início

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3 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -1 T11 - Quantização da Energia. T12 - Natureza ondulatória da radiação. T13 - Radiação natural/artificial atómica/nuclear.

4 T11 - QUANTIZAÇÃO DA ENERGIA Como estimar a constante de Planck utilizando um circuito eléctrico com LEDs? Poderão os LEDs ser utilizados em painéis fotovoltaicos? O funcionamento do Laser estará relacionado com a quantificação da energia? Obter uma estimativa da constante de Planck

5 T12 - Natureza ondulatória da radiação Como produzir padrões de interferência com um CD/DVD? Como se relaciona o padrão de interferências produzido com o funcionamento do CD/DVD? Como determinar a espessura de um bigode de gato/cabelo utilizando esta propriedade da luz? Obter uma estimativa da separação entre pistas no CD/DVD

6 T13 - Radiação natural/artificial atómica/nuclear T13 - Radiação natural/artificial atómica/nuclear. Porque é que os espectros atómicos são discretos? Como demonstrar a existência de radiação natural? Como estimar a dose de radiação absorvida num exame de raios X? Utilizar o detector Geiger e observar espectros atómicos de vários elementos/substâncias.

7 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -2 RADIAÇÃO TÉRMICA A catástrofe do ultravioleta Radiação do corpo Negro Cubo de Leslie Regressão linear & Lei de Stephan Boltzmann

8 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM-3 T31 – Interacção da radiação com a matéria. Anomalia mecânica do fotão. O Bosão de Higgs. T32 – Dualismo onda corpúsculo e experiências conceptuais T33 – Relações de Heisenberg e teorias científicas. O microscópio por efeito de túnel

9 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 4 Seminário biofísica/biomédica

10 Competências de conhecimentoT11T12T13T2T31T32T33 Aplicar a relação de Planck e relacioná-la com o comportamento corpuscular da energia. Interpretar e aplicar a expressão do efeito fotoeléctrico Indicar aplicações tecnológicas do efeito fotoeléctrico Associar o comportamento ondulatório da radiação a fenómenos de difracção e interferência Interpretar a dualidade onda-partícula para a luz Reconhecer a insuficiência das teorias clássicas na explicação do corpo negro Interpretar os espectros atómicos com base na emissão e absorção de fotões Distinguir características dos diversos tipos de radiação competências

11 Competências de conhecimentoT11T12T13T2T31T32T33 Caracterizar os processos de interacção da radiação com a matéria Associar a emissão de partículas alfa, beta ou de radiação gama a processos de decaimento radioactivo Reconhecer a conservação da carga total e do número de nucleões numa reacção nuclear Indicar e aplicar a lei exponencial de decaimento radioactivo Definir dose de radiação absorvida e unidades Descrever e interpretar fusão e cisão nuclear Referir vantagens e desvantagens da energia nuclear Interpretar a dualidade onda-partícula para a matéria Enunciar as relações de Heisenberg

12 Competências de RaciocínioT11T12T13T2T31T32T33 Seleccionar e organizar informação adequada face a um objectivo pretendido Formular hipóteses sobre um fenómeno susceptível de ser observado em laboratório Interpretar representações gráficas e estabelecer relações entre as grandezas intervenientes Avaliar a ordem de grandeza de um resultado Discutir a incerteza dos resultados experimentais Competências de Comunicação Utilizar vocabulário científico adequado Construir e usar argumentos cientificamente fundamentados Utilizar linguagem simbólica na interpretação de um fenómeno físico

13 Competências Atitudinais ou Axiológicas Concretização das tarefas Contribuição pessoal para a realização da tarefa Tipo de interacção com o grupo

14 CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS

15

16 Blog/Wiki

17 Avaliação

18 Competências de Raciocínio123 Seleccionar e organizar informação adequada face a um objectivo pretendido Pouco organizado Organiza mas tem dificuldade em usá-la em texto novo Organiza sem dificuldade e usa-a para construir texto novo Formular hipóteses sobre um fenómeno susceptível de ser observado em laboratório Tem dificuldade Consegue mas é pouco criativo Consegue e é criativo Interpretar representações gráficas e estabelecer relações entre as grandezas intervenientes Interpreta com dificuldade Interpreta mas não estabelece relações entre as grandezas Interpreta e estabelece relações entre as grandezas Avaliar a ordem de grandeza de um resultadoRevela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre Discutir a incerteza dos resultados experimentaisRevela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre

19 ESPAV Maio de 2010 Competências de Comunicação Utilizar vocabulário científico adequadoRevela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre Construir e usar argumentos cientificamente fundamentadosRevela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre Utilizar linguagem simbólica na interpretação de um fenómeno físico Revela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre 19

20 Competências Atitudinais ou Axiológicas 123 Concretização das tarefas Raramente realiza as tarefas Cumpre quase sempre Cumpre na totalidade Contribuição pessoal para a realização da tarefa Apresenta poucas ideias Apresenta ideias úteis e esforça-se Apresenta ideias úteis e estimula a participação dos colegas Tipo de interacção com o grupo Colabora pontualmente e distrai-se com frequência Colabora e é responsável Colabora e contribui decisivamente para o sucesso do trabalho

21 SessõesDescriçãoRecursos/materiais Apresentação do Projecto Aplicação de um pré teste. Apresentação dos temas. Formação dos grupos/distribuição de tarefas. Blog/wiki Avaliação Power point Primeiro grupo de temas Grupos da fase 1 exploram em simultâneo o primeiro conjunto de temas com carácter experimental Rato para dissecar Bandas de cera depilatória Cronograma 21

22 SessõesDescriçãoRecursos/materiais T11 – Quantização da Energia Grupos da fase 2 exploram o tema T11, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Leds de várias cores Multimetros Potenciómetros 1K Textos de apoio T12 – Natureza ondulatória da radiação Grupos da fase 2 exploram o tema T12, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Cds/Dvds (matriz) Ponteiros laser T13 – Radiação natural/artificial atómica/nuclear Grupos da fase 2 exploram o tema T13, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Geiger Fonte de alimentação Lâmpadas de descarga balões

23 SessõesDescriçãoRecursos/materiais TI – Regressão linear e radiação térmica Expositiva/Exercícios práticos de análise de dados Dados experimentais Excertos do livro do professor Dinis Pestana sobre regressão linear T21/T22/T23 Grupos da fase 3 trabalham os temas em paralelo Textos seleccionados T21/T22/T23 Grupos da fase 2 escolhem um tema para aprofundar e começam a trabalhá-lo T21/T22/T23 (2 sessões) Continuação do trabalho no segundo grupo de temas pelos grupos definidos na fase 2 T21/T22/T23 apresentação dos trabalhos biofísica /biomédicaseminário


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