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Sociedade Moderna e quanta

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Apresentação em tema: "Sociedade Moderna e quanta"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Moderna e quanta
Início

2

3 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -1
T11 - Quantização da Energia. T12 - Natureza ondulatória da radiação. T13 - Radiação natural/artificial atómica/nuclear.

4 T11 - QUANTIZAÇÃO DA ENERGIA
Como estimar a constante de Planck utilizando um circuito eléctrico com LED’s? Poderão os LED’s ser utilizados em painéis fotovoltaicos? O funcionamento do Laser estará relacionado com a quantificação da energia? Obter uma estimativa da constante de Planck

5 T12 - Natureza ondulatória da radiação
Como produzir padrões de interferência com um CD/DVD? Como se relaciona o padrão de interferências produzido com o funcionamento do CD/DVD? Como determinar a espessura de um bigode de gato/cabelo utilizando esta propriedade da luz? Obter uma estimativa da separação entre pistas no CD/DVD

6 T13 - Radiação natural/artificial atómica/nuclear
Porque é que os espectros atómicos são discretos? Como demonstrar a existência de radiação natural? Como estimar a dose de radiação absorvida num exame de raios X? Utilizar o detector Geiger e observar espectros atómicos de vários elementos/substâncias.

7 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -2
RADIAÇÃO TÉRMICA A catástrofe do ultravioleta Radiação do corpo Negro Cubo de Leslie Regressão linear & Lei de Stephan Boltzmann

8 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM-3
T31 – Interacção da radiação com a matéria. Anomalia mecânica do fotão. O Bosão de Higgs. T32 – Dualismo onda corpúsculo e experiências conceptuais T33 – Relações de Heisenberg e teorias científicas. O microscópio por efeito de túnel

9 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 4
Seminário biofísica/biomédica

10 competências Competências de conhecimento T11 T12 T13 T2 T31 T32 T33 
Aplicar a relação de Planck e relacioná-la com o comportamento corpuscular da energia. Interpretar e aplicar a expressão do efeito fotoeléctrico Indicar aplicações tecnológicas do efeito fotoeléctrico Associar o comportamento ondulatório da radiação a fenómenos de difracção e interferência Interpretar a dualidade onda-partícula para a luz Reconhecer a insuficiência das teorias clássicas na explicação do corpo negro Interpretar os espectros atómicos com base na emissão e absorção de fotões Distinguir características dos diversos tipos de radiação

11 Competências de conhecimento T11 T12 T13 T2 T31 T32 T33 
Caracterizar os processos de interacção da radiação com a matéria Associar a emissão de partículas alfa, beta ou de radiação gama a processos de decaimento radioactivo Reconhecer a conservação da carga total e do número de nucleões numa reacção nuclear Indicar e aplicar a lei exponencial de decaimento radioactivo Definir dose de radiação absorvida e unidades Descrever e interpretar fusão e cisão nuclear Referir vantagens e desvantagens da energia nuclear Interpretar a dualidade onda-partícula para a matéria Enunciar as relações de Heisenberg

12 Competências de Raciocínio T11 T12 T13 T2 T31 T32 T33 
Seleccionar e organizar informação adequada face a um objectivo pretendido Formular hipóteses sobre um fenómeno susceptível de ser observado em laboratório Interpretar representações gráficas e estabelecer relações entre as grandezas intervenientes Avaliar a ordem de grandeza de um resultado Discutir a incerteza dos resultados experimentais Competências de Comunicação Utilizar vocabulário científico adequado Construir e usar argumentos cientificamente fundamentados Utilizar linguagem simbólica na interpretação de um fenómeno físico

13 Competências Atitudinais ou Axiológicas
Concretização das tarefas Contribuição pessoal para a realização da tarefa Tipo de interacção com o grupo

14 CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS

15

16 Blog/Wiki http://www.wikispaces.com

17 Avaliação

18 Interpreta com dificuldade
Competências de Raciocínio 1 2 3 Seleccionar e organizar informação adequada face a um objectivo pretendido Pouco organizado Organiza mas tem dificuldade em usá-la em texto novo Organiza sem dificuldade e usa-a para construir texto novo Formular hipóteses sobre um fenómeno susceptível de ser observado em laboratório Tem dificuldade Consegue mas é pouco criativo Consegue e é criativo Interpretar representações gráficas e estabelecer relações entre as grandezas intervenientes Interpreta com dificuldade Interpreta mas não estabelece relações entre as grandezas Interpreta e estabelece relações entre as grandezas Avaliar a ordem de grandeza de um resultado Revela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre Discutir a incerteza dos resultados experimentais

19 Competências de Comunicação
Utilizar vocabulário científico adequado Revela dificuldade Consegue em algumas situações Consegue quase sempre Construir e usar argumentos cientificamente fundamentados Utilizar linguagem simbólica na interpretação de um fenómeno físico ESPAV Maio de 2010

20 Competências Atitudinais ou Axiológicas 1 2 3
Concretização das tarefas Raramente realiza as tarefas Cumpre quase sempre Cumpre na totalidade Contribuição pessoal para a realização da tarefa Apresenta poucas ideias Apresenta ideias úteis e esforça-se Apresenta ideias úteis e estimula a participação dos colegas Tipo de interacção com o grupo Colabora pontualmente e distrai-se com frequência Colabora e é responsável Colabora e contribui decisivamente para o sucesso do trabalho

21 Cronograma Sessões Descrição Recursos/materiais
Apresentação do Projecto Aplicação de um pré teste. Apresentação dos temas. Formação dos grupos/distribuição de tarefas. Blog/wiki Avaliação Power point Primeiro grupo de temas Grupos da fase 1 exploram em simultâneo o primeiro conjunto de temas com carácter experimental Rato para dissecar Bandas de cera depilatória

22 T11 – Quantização da Energia Leds de várias cores Multimetros
Sessões Descrição Recursos/materiais T11 – Quantização da Energia Grupos da fase 2 exploram o tema T11, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Leds de várias cores Multimetros Potenciómetros 1K Textos de apoio T12 – Natureza ondulatória da radiação Grupos da fase 2 exploram o tema T12, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Cds/Dvds (matriz) Ponteiros laser T13 – Radiação natural/artificial atómica/nuclear Grupos da fase 2 exploram o tema T13, guiados pelo elemento que estudou o tema na 1ª fase. Comparam respostas às questões propostas. Principais conclusões vão para o blog/wiki Geiger Fonte de alimentação Lâmpadas de descarga balões

23 Sessões Descrição Recursos/materiais T21/T22/T23 Textos seleccionados
TI – Regressão linear e radiação térmica Expositiva/Exercícios práticos de análise de dados Dados experimentais Excertos do livro do professor Dinis Pestana sobre regressão linear T21/T22/T23 Grupos da fase 3 trabalham os temas em paralelo Textos seleccionados Grupos da fase 2 escolhem um tema para aprofundar e começam a trabalhá-lo (2 sessões) Continuação do trabalho no segundo grupo de temas pelos grupos definidos na fase 2 apresentação dos trabalhos biofísica /biomédica seminário


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