A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NME – Varejo – Casas Bahia Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NME – Varejo – Casas Bahia Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos."— Transcrição da apresentação:

1 NME – Varejo – Casas Bahia Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos

2 –Matriz Impacto vs Grau de Incerteza –Análise SWOT –Matriz de Importância vs Desempenho –Estratégias, Ações Propostas e Resultados Esperados –Gestão –Tecnologia –Pessoas –Influência de Outros Setores –Resultados Esperados Índice

3 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza

4 Clientes: Atual: A Casas Bahia possui uma cliente fidelizada no que diz respeito ao consumo através de carnês e condições facilitadas de pagamento. Além disso a empresa consegue focar diversos segmentos sociais com sua gama diversificada de produtos, despertando o desejo e necessidade de compra de seus produtos através de propagandas e promoções. Futuro: A tendência aponta para a continuidade de crescimento das empresas varejistas brasileiras devido ao bom momento econômico que o país desfruta. Com isso a continuidade dos negócios atuais da Casas Bahia possui um ótimo horizonte. Contexto: Quando se trata de possibilidade de aquisição de artigos e equipamentos por parte das classes C, D e E, que há uma década atrás era exclusividade das classes A e B, fala-se de um mercado promissor. A isso se soma o excelente momento econômico brasileiro.

5 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Tecnológico: Atual: No âmbito tecnológico, a empresa foi uma das últimas empresas de seu setor a aceitarem o cartão de crédito como forma de pagamento e disponibilizar seus produtos para venda virtual através de um site 24h. Futuro: A tendência aponta para a utilização cada vez mais intensa de recursos tecnológicos que aprimorem a capacidade da empresa de gerar valor, como, por exemplo, softwares de gestão de pessoas, recursos eletrônicos de análise de seus clientes e monitoramento de seus estoques e entregas. Contexto: Em um mundo globalizado onde a concorrência cresce a cada dia e a necessidade por geração de valor e redução de custos assume caráter de sobrevivência, as ferramentas tecnológicas passam a ser de extrema e fundamental importância para as empresas.

6 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Econômico: Atual: O cenário econômico atual é de crescimento e bastante favorável para o setor varejista. As previsões do Banco Central do Brasil apontam para um crescimento de 7,5% do PIB em Futuro: As perspectivas para o ambiente econômico brasileiro são positivas. Destacado por muitos especialistas, o Brasil é apontado como uma das economias emergentes que mais crescerão nos próximos anos. Contexto: Dentro desse contexto de crescimento e prosperidade, cabe a Casas Bahia aproveitar a oportunidade para crescer e se expandir sua atuação para outras regiões onde ela não possui muita expressividade, como é o caso do Norte e Nordeste.

7 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Poder de Barganha: Atual: Por ser uma das maiores rede varejista do Brasil, a Casas Bahia possui grande poder de barganha perante seus fornecedores. Futuro: Através da fusão com o Pão-de-Açucar o poder de barganha da nova empresa tende a aumentar, de modo que a companhia poderá aumentar sua margem operacional e gerar mais lucro. Contexto: A Nova Casas Bahia, empresa resultante da recente fusão está muito bem posicionada no que diz respeito ao poder de barganha por ser o resultado de duas gigantes do setor varejista.

8 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Inovação: Atual: A Casas Bahia não possui um comportamento de reagir de forma rápida às necessidades do mercado, de forma que é uma das últimas empresas a inovar. Um grande exemplo é a adoção de cartões de crédito como forma de pagamento somente em 2002 Futuro: A inovação assume grande importância no que diz respeito a adaptação de seus produtos e serviços à necessidade do mercado, de preferência antes de seus concorrentes a fim de se obter vantagem competitiva. Contexto: A Casas Bahia é considerada uma empresa lenta no que diz respeito a mudanças e inovações, fato que passa a representar um grande risco para a empresa quando se trata de um ambiente varejista extremamente competitivo e em constantes mudanças.

9 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Qualidade dos Serviços: Atual: Através de fórum de discussões e baseado em opiniões de clientes, a Casas Bahia não possui uma boa avaliação de seus serviços no que diz respeito ao atendimento de seus funcionários e suporte pós-venda. Futuro: A tendência para esse fator aponta para a imprescindível necessidade das empresas possuírem uma boa qualidade em seus serviços, sejam eles de atendimento, suporte pós-venda, entrega, etc. Existem pesquisas que mostras que clientes estão dispostos a comprar em outra empresa, mesmo que essa possua um preço maior, caso for mal atendido. Contexto: Como a Casas Bahia adota o sistema de comissão, é comum que os vendedores fiquem com receio ou até mesmo decidam não atender determinado cliente com o pensamento de que o indivíduo não irá efetivar a compra. Além disso, é de conhecimento que os gerentes não recebem baseado em comissões, fato que leva o descontentamento de alguns desses funcionários por ganharem menos que alguns de seus subordinados. Desse modo, esse fator passa a representar um risco para a empresa que deveria propor uma outra forma de remuneração para os gerentes e funcionários de modo que a qualidade do atendimento melhore.

10 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Político: Atual: O cenário político atual é estável e favorável ao crescimento econômico nacional, com a intervenção do Estado quando se faz necessário (compra de dólares, programas de estímulos, etc.). Futuro: Não existem fatores de preocupação no que diz respeito ao ambiente político para o futuro. Independentemente da sucessão presidencial que ocorrerá no ano que vem não se acredita em uma grande mudança na forma política adotada pelo governo Contexto: Através da estabilidade política o país pode se desenvolver de forma consistente e sustentável, atraindo a atenção e capital de países e investidores estrangeiros, estimulando assim a economia nacional e favorecendo conseqüentemente o setor varejista

11 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Concorrência: Atual: Com o bom momento da economia nacional surgem outras empresas varejistas que cresceram devido à disponibilidade de crédito, aumento do poder de compra e vendas às classes C, D e E. Futuro: A tendência aponta para o crescimento da concorrência entre as empresas e aumento da disputa por clientes. Nessa briga comercial, levará vantagem a empresa que atender melhor as necessidades do cliente, como preço baixo, maior qualidade, rapidez de entrega, produtos inovadores e melhor atendimento. O resultado dessa disputa será a criação de alianças estratégicas entre concorrentes visando a formação de conglomerados que terão vantagens no que diz respeito ao poder de barganha, carteira de clientes e área de atuação (ex: Casas Bahia / Pão-de-Açucar e Ricardo Eletro / Insinuante). Contexto: Esse cenário de aumento da competitividade e disputa por consumidores é justificado pelo contexto atual de crescimento do consumo doméstico nacional e pelas boas perspectivas econômico-sociais para o futuro.

12 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Disponibilidade de Crédito: Atual: A disponibilidade de crédito é hoje um dos principais propulsores das vendas domésticas. As vendas dessa modalidade foram responsáveis por cerca de 60% das vendas domésticas no ano passado. A disponibilidade de crédito no Brasil atingiu em 2010 o nível de 47% do Produto Interno Bruto. Futuro: A tendência para o crédito se baseia no contínuo crescimento de sua disponibilidade aproximando-se de níveis de países considerados desenvolvidos, onde o total de crédito liberado chega a 100% do PIB. Contexto: Quando se trata de crédito, fala-se indiretamente da confiança de bancos e investidores no país, isso porque acredita-se que as pessoas honrarão seus compromissos financeiros. Sendo assim, a disponibilidade de crédito surge como um excelente indicador de confiança dos investidores estrangeiros e instituições financeiras no país e passa a ter grande importância no crescimento econômico e social do Brasil.

13 Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Logística: Atual: A Casas Bahia possui uma frota própria de veículos e diversos centros de distribuição a fim de reduzir o tempo dos produtos entre os fornecedores e os clientes, além de permitir uma melhor análise e controle dos estoques. Futuro: Sem dúvidas, o futuro das empresas de sucesso será baseado em organizações que conseguirem aperfeiçoar e evoluir seu sistema logístico, resultando em um melhor controle de estoque e aproximando seus fornecedores, lojas e clientes. Contexto: Uma grande ameaça para a Casas Bahia é o custo de seu sistema logístico. Isso porque sendo a proprietária da frota de veículos que utiliza para distribuição das mercadorias, a empresa pode gerar gastos desnecessários, ao passo que outras empresas estão terceirizando esse serviço em busca de redução de custos operacionais.

14 S - É referência no ramo -Cadeia logística abrangente - Marca - Atuação nos diversos segmentos da sociedade - Forte e reconhecido sistema de gestão de pessoas - Grande presença nos meios de comunicação W - Pouco tempo utilizando site na internet para vendas - Empresa familiar - Capilaridade - Baixos salários - Estrutura própria, sem seguir tendência de terceirização (ex.: setor de TI) - Lentidão em grandes mudanças (ex.: utilização de cartão de crédito apenas em 2002) O - Investimento em TI - Parceria com empresas de crédito - Aumento do poder de compra da população - Migração da classe "D"/"E" para a classe "C" - Disponibilidade de crédito - Programas de incentivo (ex.: redução de IPI para eletrodomésticos) - Fusão com Grupo Pão de Açucar T -Deficiências do sistema rodoviário - Crescimento do uso da internet, pulverizado em diversas empresas - Concorrência (ex.: Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Walmart, grandes Atacadistas, etc.) - Alto endividamento da população Análise SWOT Interno Externo

15 Matriz Importância x Desempenho

16 xx xxxx xxx Estratégias e Ações

17 Resultados Esperados

18 Obrigado!


Carregar ppt "NME – Varejo – Casas Bahia Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google