A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º FILO - ARTHROPODA CLASSE ARACNÍDEOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º FILO - ARTHROPODA CLASSE ARACNÍDEOS"— Transcrição da apresentação:

1 7º FILO - ARTHROPODA CLASSE ARACNÍDEOS
Reino Metazoa 7º FILO - ARTHROPODA CLASSE ARACNÍDEOS REINO ANIMAL FILO CHELICERATA CLASSE ARACHNIDA

2 Aracnídeos Exemplos: aranhas, es-corpiões e os carrapatos
Habitat: terrestre (solos, rochas, teias, matas, desertos e casas) Sarna (Sarcoptes scabiei) e cravos (Demodex foliculorum)

3 Divisão do Corpo Cefalotórax e abdômen (nos escorpiões aparece o pós-abdômen, onde encontramos o telson ou aguilhão, responsável pela inoculação dos venenos) Antenas: ausentes = áceros 1) Quelíceras - capturar e paralisar a presa 2) Pedipalpos - manipulação do alimento, corte e mastigação.

4 Divisão do Corpo Patas: 4 pares (octópodos) Asas: ausente (ápteros)

5 Características Gerais:
1.Corpo geralmente com cefalotórax e abdome distintos (exceto acarino),teoricamente com 6 pares de extremidades articuladas. 2. Peças bucais e trato digestivo adaptado principalmente para sugar. 3. Respiração por pulmões foliáceos, traquéias ou brânquias foliáceas. 4. Dois pares de peças bucais (quelíceras e pedipalpos) e quatro pares de pernas (octópodos). 5. A ausência de antenas e mandíbula. 6. Possui comumente oito olhos simples (somente). 7. São terrestres e solitários predadores ou parasitas. 8. Excreção por túbulos de malpighi e glândulas coxais. 9. Sexos geralmente separados, fecundação geralmente interna. 10. Sangue Hemocianina.

6 A classe aracnídea compreende as ordens:
Aracnídeos, Araneas ou Araneídeos: engloba todas as aranhas. Corpo com cefalotórax ligado ao abdome. Palpos bem desenvolvidos (apêndices semelhantes a patas, mas sem finalidade de locomoção: servem para prender vítimas e alimentos ou possuem função sexual). Órgão inoculadores de venenos chamados quelíceras. As quelíceras podem estar ligadas a glândulas de veneno. Os pedipalpos, apêndice do cefalotórax que servem como órgão sensorial e órgão de cópula. Vários pares de olhos mais ou menos oito. Alguns vivem em teias. Possuem glândulas secretoras da substância que foram o fio e tecem a teia com fiandeiras, localizadas na região posterior (abdome).Alimenta-se principalmente de insetos. Sexos separados e fecundidade interna. Acarinos = (Acarus-Carrapato) compreendem pequenos artrópodes de corpo mal delimitado, pois o cefalotórax e abdome aparecem fundidos numa peça única. Alguns levam vida livre, outros são parasitas. Há espécies microscópicas, como cravo ou acne e sarna. Os outros acarinos mais conhecidos correspondem os carrapatos vulgares. Escorpionídeos (Scorpio-Escorpião): apresenta cefalotórax e abdome, notando-se o pós-abdome. Ë no pós-abdome que encontra uma glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão (ferrão). Exemplos: escorpiões (pedipalpos terminados em pinça) e opiliões.

7

8 Sistemas Digestivo: completo São carnívoros (predadores)
boca anterior, ânus na extremidade do abdômen São carnívoros (predadores)

9

10 Sistemas

11 Divisão do corpo

12

13 Alguns gêneros e espécies de aranhas que ocorrem no Brasil
- Tarântulas ou Caranguejeiras, Spiders As enormes Tarântulas, também conhecidas por Caranguejeiras, pertencem a família Theraphosidae, sendo as maiores espécies de aranhas do mundo é a caranguejeira, que pode chegar a 25 cm, entretanto não apresentam perigo ao homem, pois seu veneno é pouco efetivo. São grandes caçadoras alimentando-se de muitos animais como: insetos em geral, chegando a comer até ratos e pássaros. Algumas espécies são errantes e outras constroem casas em forma de buraco. Ex: Grammostola pulchra (caranguejeira negra brasileira) e Lasiodora parahybana (caranguejeira rosa brasileira).     - Aranhas-armadeiras (Phoneutria) As aranhas-armadeiras vivem em locais escuros, quentes e úmidos onde há entulhos, cachos de banana etc. São comuns em terrenos baldios, tendo ainda o costume de entrar em sapatos e botas. São aranhas agressivas e a qualquer ameaça já "se armam" levantando as patas dianteiras. Sua picada é muito dolorosa e o veneno, que atinge o sistema nervoso e provoca muitas dores, pode até levar a morte crianças ou adultos debilitados. Ex: Phoneutria nigriventer, P. keyserlingi. - Aranhas-marrons (Loxosceles) As aranhas-marrons com cerca de 2cm têm veneno muito perigoso, causando necrose podendo em alguns casos levar a vítima a morte. Ex: Loxosceles gaúcho, Loxosceles intermédia, Loxosceles laeta, e Loxosceles similis            -  Aranhas-da-grama (Lycosas) São aranhas que vivem principalmente em gramados onde vivem caçando. Utilizam o salto para capturar a vítima. É muito venenosa. Ex. Lycosa erythrognatha, L. nychthemera    - Viúvas-negras ou flamenguinhas (Latrodectus) As viúvas-negras ou flamenguinhas pertencem a família Theridiidae e talvez são as aranhas mais temidas do mundo, pois seu veneno é fortíssimo, mas é difícil a ocorrência de acidentes. 

14 Loxosceles aranhas-marrons (1 a 3cm comp)

15 Lesão inicial em coxa, com poucas horas de evolução
Lesão com 7 dias em coxa. Lesão inicial em coxa, com poucas horas de evolução

16

17 Aranha de Jardim (Lycosa sp.)
Aranha marrom (Loxosceles sp.)

18 Viúva-negra

19 - Viúva negra (Latrodectus sp.)
Caranguejeira

20 Sistemas Circulatório: aberto ou lacunar
pigmento respiratório hemocianina Respiratório: “pulmonar” - pulmões foliáceos (traquéias e brânquias) Excretor: glândulas coxais e tubos de Malpighi

21 Sistema Nervoso e Sensorial
ganglionar (gânglio cerebral) Sensorial: cerdas tácteis e quimioreceptoras cinco a oito olhos simples (dotados de cristalino e capazes de formar imagem)

22 Reprodução Dióicos. Fecundação interna - Desenvolvimento Direto:
masculino: saquinho de seda onde deposita espermatozóides, introduz espermatozóide no poro genital com auxílio de pedipalpos. Ovos colocados dentro de casulo de seda da forma OVISSACO. Algumas espécies car-regam ovissaco, outras depositam na terra.

23 Queliceratus marinhos

24 Acarino (ordem) Carrapato

25 Escorpionídeos (Scorpio-Escorpião): apresenta cefalotórax e abdome, notando-se o pós-abdome. Ë no pós-abdome que encontra uma glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão (ferrão). Exemplos: escorpiões (pedipalpos terminados em pinça) e opiliões

26 ESCORPIONÍDEO (ordem)

27 Escorpião amarelo (Tityus serrulatus):
Amarelo claro, com manchas escuras sobre o tronco e na parte inferior do fim da cauda; o quarto anel da cauda com duas fileiras de "dentes" constituindo 2 pequenas serras dorsais. Escorpião marrom (Tityus bahiensis) : Marrom avermelhado escuro, braços (palpos) e pernas mais claros, com manchas escuras. Segmento caudal liso no dorso. Quando adulto, chega a 7 cm de comprimento.

28

29 Crustáceos


Carregar ppt "7º FILO - ARTHROPODA CLASSE ARACNÍDEOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google