A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ampliando conhecimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ampliando conhecimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Ampliando conhecimentos
Mapas conceituais Ampliando conhecimentos

2 Definindo um mapa conceitual
O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. É um recurso que pode ser utilizado para representar graficamente relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, a pessoa pode exercitar sua capacidade de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no decorrer do processo. Além disso, na dinâmica da elaboração de um mapa conceitual, é possível acompanhar o raciocínio desenvolvido pelo autor durante a aprendizagem.

3 ESTRUTURA BÁSICA CONCEITO 1 | V FRASE DE LIGAÇÃO CONCEITO 2

4 O QUE SÃO

5 Objetivos: Ajudar o estudante a organizar e representar suas idéias graficamente; Partir dos conhecimentos já consolidados e fazer relações entre os conceito adquiridos durante o desenvolvimento da pesquisa, trabalho, etc. Ajudar o autor do MC a reconhecer o conhecimento adquirido e relacioná-lo ao seu conhecimento prévio.

6

7 Modelos: Tipo Teia de Aranha

8 Tipo Hieráquico

9

10 ATIVIDADE Em duplas: Escolha um tema para ser desenvolvido;
Identifiquem algumas palavras relacionadas a este conteúdo (05 a 10 termos). Dica: o que é; de onde vem; do que é composto, o que fazemos com; o que me lembra, etc. Construindo o Mapa Conceitual: Ordenar os conceitos – acima os conceitos mais gerais e, mais abaixo, os mais específicos (mas próximo aos termos gerais que se relacionam);

11 Lembrando: Os conceitos geralmente aparecem em caixas, e a relação de significados entre os dois termos é indicada por uma linha que os une. Nesta linha deve haver uma proposição, de acordo com o sentido que se quer dar. É possível que uma mesma frase se conecte a dois ou mais conceitos. 4. Fazer uma pesquisa a fim de levantar novas informações sobre o tema escolhido pela dupla.


Carregar ppt "Ampliando conhecimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google