A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE E FELICIDADE NO LAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE E FELICIDADE NO LAR"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE E FELICIDADE NO LAR
Ecohouse A Casa ambientalmente Sustentável Sue Roaf Manuel Fuentes – Stephanie Thomas SAÚDE E FELICIDADE NO LAR 6

2 Riscos à saúde em uma casa
Terremotos, incêndios, envenenamento por vazamento Sistema de gás mal ventilado. A falta de um estudo adequado em ergonomia gera insalubridade e trás como conseqüência um Conforto ambiental ineficiente. (projetos de iluminação, térmico, acústico, dimensionamento do mobiliário, aplicação da cores, escolha dos materiais, etc.) O Bom Projeto prevê Riscos à Saúde! O profissional arquiteto ou designer são também responsáveis pela saúde das pessoas. Um bom projeto além de promover a saúde estará proporcionando o conforto, o bem estar, tranqüilidade e alegria aos moradores em suas edificações.

3 Para projetar qualquer edificação é necessário:
Obter visão holística do ser humano – Corpo e mente são interligados. Saúde física Saúde mental Dentro de um contexto as questões da saúde e segurança contribuem para o equilíbrio emocional e a felicidade das pessoas que vivem na casa.Uma pessoa em estado de espírito tranqüila, confortável certamente será mais saudável em uma casa.

4 Primeiras casas com características Sustentáveis
foram construídas na Ecolonia de Apeldoorn na Holanda entre 1980 e 1990 Grupos de casas que variavam particularmente em suas características sustentáveis A característica de maior êxito foi a da casa mais Silenciosa mas no topo das necessidades este Ainda é pouco mencionado no programa de Necessidades para uma casa sustentável.

5 Oxford Ecohouse projeto de Susan Roaf
Zona de transição térmica Portas e janelas de vidro. Várias formas de ventilação estão ligadas ao jardim de inverno.

6 Não utilização de carpetes em pisos
Projeto antialérgico: uma das característica da edificação sustentável: Não utilização de carpetes em pisos Pinturas das paredes a base de água Revestimentos macios devem ser de materiais naturais e laváveis Sistema de ventilação eficiente para troca de ar dos ambientes Sistema térmico eficiente

7 Cuidados e informações necessárias para a
Obtenção de uma casa sustentável: Alérgenos Substancia causadora de reação alérgica no sistema imunológico. Os alérgicos podem estar no ar como o pólen e os fungos. Outros podem ser encontrados nos alimentos como leite, frutos do mar, ovos, etc. Insetos e plantas também podem ter substâncias alergênicas. No ambiente doméstico o mais importante dos alérgenos estão presentes nos ácaros.

8 Principal agente alérgeno no ambiente doméstico
Ácaro

9 O Ácaro é um aracnídeo microscópico muito
comum em ambientes úmidos e fechados. Alimenta-se dos restos de peles de homens e animais que descamam e caem sobre a superfície de colchões, almofadas, poltronas, móveis, acolchoados e em bichos de pelúcia. A temperatura do corpo, a umidade, a respiração e transpiração propiciam o desenvolvimento desses nos colchões, travesseiros, lençóis e edredons. O alérgeno do ácaro está contido em suas fezes. São causas de doenças respiratórias como rinites, asmas e Eczemas.

10 Cuidados no ambiente doméstico
Roupa de cama Pólen das flores Animal doméstico Mosquito

11 Amianto ou asbesto Fibra mineral, natural extraída de rochas amiantíferas do tipo anfibólio ou serpentina, desse tipo é extraído o amianto crisótila ou branco, sendo o Brasil um dos principais produtores mundiais deste material. Não utilizar este material em construções novas! E quando remove-lo das construções antigas empregar perito autorizado. Material altamente cancerígeno!

12 Utilizado como placas de revestimentos ou como
Isolante térmico e acústico, reservatórios de água, coberturas de telhados, etc. Amianto ou asbesto Os tumores cancerígenos mais conhecidos causa dos pela exposição aos asbestos são: do pulmão, de pleura e de peritônio

13

14 Asma Principais responsáveis que desencadeiam a crise de asma são os pós que contem os ácaros, ar frio, gases de combustão, fumaça de cigarro, spray aerossóis, cheiros de produtos químicos como conservantes da madeira, formaldeído, certas plantas de jardim, odores fortes são as principais causas. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Sintomas relacionados a asma: aperto no peito; tosse; falta de ar para respirar. Muitos fatores podem inclusive levar ao estreitamento das vias respiratórias

15 Desencadeamento da crise
Asmática

16 Câncer de Pele Dois tipos de comprimento de onda que foram identificados como responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele. UV-A e UV-B. O UV-B é dez vezes mais forte que o UV-A, mas o próprio UV-B é praticamente eliminado pela maior parte dos vidros encontrados no mercado. O UV-A atravessa o vidro por esse motivo oferece perigo quando a pessoa fica muitas horas exposta próxima a grandes aberturas envidraçadas. O perigo deste equivale a pessoa estar na rua todo o tempo com protetor fator 10. As ondas do UV-A têm um décimo do efeito do UV-B.

17 Carcinoma Espinocelular
Carcinoma Basocelular Feridas que não cicatrizam, sangram ou estão crescendo merecem atenção especial Melanona (Mais danoso)

18 Dióxido de carbono - Conhecido como gás carbônico é uma substancia formada por duas moléculas de oxigênio e uma de carbono CO2. É importante para a realização do processo da fotossíntese das plantas. A queima de combustíveis fósseis como gasolina, diesel, querosene, carvão vegetal e mineral são liberados em grandes quantidades na atmosfera provocando o efeito estufa que é prejudicial ao planeta e como conseqüência o aumento do aquecimento global. Acumula no interior de uma residência quando diversas pessoas se reúnem em um ambiente pelo processo de respiração na expiração. Para eliminar o excesso de CO2 abrir uma janela ou porta em pouco tempo a troca de ar limpa o ambiente. Se inalado em grandes quantidades pode provocar irritação nas vias aéreas, vômitos, náuseas, e até morte por asfixias.

19 Monóxido de carbono CO - Invisível e letal!
Na casa este gás pode ser proveniente do vazamento do gás de fogão. Para evitar que o envenenamento de CO não ocorra na casa vistoriar todos os equipamentos que queimam combustíveis como sistema de aquecimento de água à gás, fogão, lareiras etc. Devem ser revisados com regularidade e de forma adequada.

20 Clorofluocarbonos – CFCS11 e CFCS12
Grupo de gases sintetizado pelo homem, é o responsável pela destruição da camada de ozônio que protege o planeta da radiação incidente. Em 1998 fabricantes do CFC assinaram o Protocolo de Montreal para diminuir e eliminar as emissões destes gases na atmosfera. Em 2000 a produção do CFCs parou, mas esta substância ainda é produzida pelo mercado negro. Era utilizada em edificações como aerossóis, refrigeradores, isolamentos de telhados, paredes e forros extintores de incêndio e ar condicionados. Não utilizar nas edificações nenhum material resultante do CFCs. Com a destruição da camada de ozônio aumenta o índice de casos de câncer de pele que pode ser letal.

21 Solo contaminado Antes de adquirir um terreno, verificar a qualidade do solo. Caso haja contaminação, toda a área deverá ser tratada adequadamente com neutralizadores químicos, removido e substituído completamente por um solo de cobertura e deverá ser isolado para que não contamine o lençol freático dos solos adjacentes. Será necessário uma orientação especializada.

22 Acesso para usuários de cadeiras de rodas
Todas as casas deveriam ter acesso facilitado aos usuários de cadeiras de rodas. Acessibilidade Universal

23 Terremotos Antes de comprar o terreno observar a geologia local. Em regiões com riscos de terremotos, evitar construir em terrenos sobre lençóis freáticos, solos lacustres ou argilosos, pois esses comportam-se como líquidos durante um terremoto. Assegurar um bom projeto estrutural adequado as áreas propensas a terremoto. Sistema construtivo com amarração, a maioria dos elementos construtivos devem ser amarrados. Exemplo a estrutura deve ser amarrada à fundação. Sistema de telhado mais leve.

24 Proteção térmica com o uso do solo
Proteger termicamente a edificação com o solo é enterrar toda ou parte da construção no solo. Este procedimento mantém a edificação quente ou fria conforme a temperatura do solo, diminui o impacto das edificação na paisagem e nas áreas de risco de incêndio, apresenta qualidades contra o fogo, baixa demanda de energia devido ao conforto térmico obtido pelo sistema. Segundo Peter Carpenter (1992), a edificação enterrada no solo, promove a saúde da atmosfera global pelo baixo índice de emissão de gases do efeito estufa.

25 Resinas de epoxi e cola As resinas de epoxi e cola são substancias altamente tóxicas que jamais devem entrar em contato com a pele. Podem causar irritação nos olhos, da pele resultando em vários tipos de dermatites, cuidados devem ser cuidados para a não contaminação da água dos lençóis freáticos.

26 Fogo Um dos itens que deveria receber muita atenção no projeto de uma casa devido ao alto risco que oferece à saúde. Medidas de prevenção contra incêndio para áreas de grandes riscos: Seriam mais para regiões como florestas e campinas a utilização de bancos de areias envolvendo o entorno da edificação. Outra medida mais extrema seria cobrir parcial ou total a casa com solo.

27 Quanto ao uso de alvenaria ou madeira como fechamento na construção da edificação, há implicações diversas. Todo o tipo de material tem seus prós e contras. Para a escolha de qualquer tipo de material como prevenção de incêndio na edificação deve-se analisar criteriosamente. Procurar utilizar materiais incombustíveis e materiais resistentes ao fogo. Solicitar orientação das autoridades locais. (norma de segurança contra incêndios - NSCI / 94 do corpo de bombeiros)

28 Como medidas de prevenção de incêndios em uma edificação, recomenda-se o uso de paredes duplas em alvenaria. O fluxo de ar é impedido por barreiras, diminuindo o risco do fogo propagar-se na cavidade. Rachaduras e furos entre a cavidade e o ambiente devem ser bem selados. Caso contrário o ar poderá entrar em combustão. Parede de tijolo duplo

29 O desempenho de cada material depende mais da forma do que da composição básica. Se são placas, grãos ou espumas injetadas. O uso de materiais injetados reduz o risco de fluxo de ar diminuindo a fumaça e a propagação das chamas. Materiais em grãos e esferas em alvenaria com possibilidade de cavidades aumentam o potencial de aquecimento e soltam toxinas e fumaças no ambiente

30 Materiais como isolantes plásticos em espuma queimam com maior intensidade que produto com celulose sendo necessário o uso de uma camada de proteção mais espessa entre o isolante e o ambiente para evitar o fluxo de ar ao produto. Os produtos voláteis inflamáveis como carbono orgânicos VOCs e produtos compostos como painéis tipo sanduíche com núcleo em poliuretano são combustíveis, alcançam temperaturas muito altas. Queimam rapidamente causando saltos de faíscas.

31 Materiais plásticos podem incendiar e derretem quando submetidos ao calor ou ao fogo e produzirão calor, fumaça e gases da combustão. Materiais termoplásticos como poliestireno, polipropileno, PVC e acrílicos amolecem e escorrem sob a ação do calor entram em colapso e inflamam. Materiais termo-fixos, como formaldeído, poliuretano e poliisocanureto sofrem carbonização localizada e inflamam com a combustão

32 Evitar cabos elétricos de PVC nas instalações elétricas.
Lã mineral e materiais em fibra de vidro com baixo teor de resina podem ser considerados como incombustíveis. Lonas são combustíveis. Cuidados redobrados com fios de eletricidade, equipamentos, velas e lâmpadas de soldar. Papeis de parede plastificados podem ser combustíveis. Verificar antes de sua colocação sua classificação. Antes da aplicação de qualquer material na edificação deve-se procurar saber quanto ao seu comportamento ao fogo. De preferência deve-se utilizar materiais incombustíveis e resistente ao fogo.

33 Pisos Utilizar materiais mais naturais possíveis e mais locais possíveis. Para climas de regiões mais frias, utilizar carpetes ou tapetes de lã natural, sisal ou cãnhamo. Para regiões de temperaturas mais quentes, deve-se utilizar piso solar, absorvente de calor como cerâmica ou pedra natural. Se preferir materiais renováveis, escolher madeira maciça, cortiça ou madeira reciclada de uma fonte local sustentável à base de óleo. Para um piso durável usar linólio composto por matérias primas renováveis como madeira.

34 Madeira natural Laminado de madeira Linóleo

35 Formaldeído Painéis à base de madeira como madeira aglomerada, possuem em sua composição colas que soltam formaldeídos (UFF). Espuma de uréia utilizada como isolante nas cavidades liberam vapor formaldeído. (gás incolor com forte odor. Utilizado também em pisos, prateleiras e móveis modulados, emanam gás que podem irritar os olhos, o nariz, e a garganta causando lágrimas.

36 Chumbo Metal pesado, muito abundante na crosta terrestre utilizado pelo homem desde períodos remotos. Considerado um veneno deve-se evita-lo ao máximo. Remover todos os canos de chumbo da casa. Não utilizar tinta que em sua composição utiliza este este material. As massas de vidraceiro também contém chumbo. Evitar calha deste material. Descartes de equipamentos eletrônicos contamina lixões. A chuva ácida dissolve o chumbo destes equipamentos, contaminando o lençol freático chegando às casas pelo abastecimento de água.

37 O chumbo causa envenenamento no ser humano cujos efeitos levam a problemas muito sérios de efeitos neurológicos, hematológicos, cardiovasculares, renais e muitos outros efeitos clínicos.

38 Legionella pneumophila
Bactéria encontrada na água fresca natural. Encontrada no sistema de água da edificação. Oferece risco se inalada nas gotículas de spray do chuveiro. Desenvolve-se em águas estagnadas em temperaturas que variam de 20 a 50° C. Como a rotatividade de água é regular nos reservatórios de água oferece menos perigo. Medida de precaução: limpeza periódica dos reservatórios de água. Esta bactéria provoca: Cefaléias, náuseas, vômitos Diarréia, tosse seca, dor torácica, febre alta, confusão mental, delírios, convulsões e mialgias.

39 Lã mineral Utilizada amplamente na edificação em isolamento de sótãos e paredes duplas. Parece com a fibra de vidro. Principal cuidado na construção é evitar as rachaduras por onde as fibras podem se infiltrar no ambiente. Precauções quanto a manipulação. Usar luvas durante o manuseio, óculos, roupas apropriadas e máscaras descartáveis. Os Efeitos quanto a exposição do produto podem ser irritação na pele, olhos e nas vias aéreas

40 Mofos São seres microscópicos pertencentes ao reino dos fungos. Reproduzem-se por esporos e são invisíveis ao olho nu. Alimenta-se de materiais orgânicos de uma edificação como papel de parede, madeira, carpete, corrói paredes de madeira ou tijolos. Desenvolve-se em ambientes úmidos tornando-os insalubres. O Mofo e as bactérias podem crescer sobre quase todas as superfícies. Podem causar efeitos nocivos à saúde de origem alérgica,infecciosa ou tóxica. A Síndrome da edificação doente é uma doença relacionada ao mofo.

41 É fácil detectar a presença do mofo
É fácil detectar a presença do mofo. Onde houver água poderá ter mofo como: Infiltração nas paredes, goteiras de telhado, inundações, canos rompidos, transbordamento de máquinas de lavar, canos com vazamento sob pias, válvulas ou registros defeituosos, anel de vedação de borracha sob vasos sanitários. Parede com mofo Mofo

42 O mofo contido nas paredes será liberado no ambiente
O mofo contido nas paredes será liberado no ambiente. Numa edificação deve-se estar atento para eliminar qualquer foco de fungo. Certos casos exigem soluções mais drásticas como a reconstrução da edificação. Se algo tiver mofo remover e jogar fora. Efeitos nocivos à saúde provocado pelo mofo: Congestão e irritação nasal; espirros e tosse; irritação na garganta e olhos; dificuldade de respirar; desencadeamento de crises asmáticas; coceiras e manchas na pele. O fungo pode ser letal! As taxas de letalidade atribuídas as doenças fúngicas são bastante altas.

43 Testagem Estar atento ainda é uma das prerrogativas para se detectar o mofo. Após tomar a iniciativa de eliminar o foco e antes de reconstruir a edificação certificar-se se realmente a solução adotada teve resultados. A pergunta seria: O problema do mofo foi solucionado? Pode haver ainda mofo escondido? A pessoa se sente doente devido ao mofo? Pode ser testado usando o “método triagem do levantamento do sintoma”. (método de identificação do problema) Os resultados muitas vezes são difíceis de interpretar porque a pessoa se expõe a qualidade variáveis de ar.

44 Procedimentos adotados para evitar mofo:
Eliminar pontes de frio nas paredes internas e externas. Sem áreas frias nas paredes a umidade não condensa e o mofo não se desenvolve Retirar a umidade do ar mediante uma boa ventilação dos ambientes Paredes absorventes de umidade, revestida com argamassa e pintada com tinta a base de água que aceitem um pouco de umidade do ar sem que haja condensação na parede. Se a pessoa tem sintomas provavelmente a edificação está com problemas. (Dr. Dave)

45 Ruídos O barulho pode ser um problema a resolver no projeto de uma edificação. Alguns espaços mais silenciosos na casa podem ser zoneados pelo distanciamento destes em relação as áreas de maior atividade. Deve também fazer uso de método como a aplicação de revestimentos com materiais absorventes que servem de barreira e dissipam a energia do som diminuindo-o significativamente. Um bom absorvente do som é o material de fibra de vidro com 15 mm de espessura. O concreto moldado in loco com 150 mm também é um bom material para manter o barulho de tráfego longe de um recinto. As construções de alvenarias sólidas são mais eficientes como barreira de barulho do que as de estrutura de madeira.

46 Tabela 1 Níveis de som típicos db 120 ou mais 100 - 120 80-100 70-90
Decolagem de um jato, fogo de artilharia, rebitagem 120 ou mais Bandas de rock e orquestras muito altas Caminhão com descarga aberta, sirene de carro de polícia 80-100 Rádio ou TV padrão 70-90 Voz humana a 1 m 55-60 Ruído de fundo em escritórios particulares 35-45 Casa em silêncio/silenciosa 25-35 Limiar da audição humana 20

47 Tintas Material aplicado como revestimento de paredes a tinta deve ser cuidadosamente selecionada para obtenção de um ambiente saudável. Este produto afeta a saúde de duas maneiras:

48 Podem ser tóxicas e exacerbar problemas de umidade em um ambiente.
A pintura de qualidade deve respirar, é permeável ao ar e ao movimento da umidade permitindo a evaporação da umidade da parede. Muitas tintas acrílicas modernas prendem a umidade na parede impedindo o movimento de calor entre o ar e o ambiente.

49 Tintas à base de cal também permitem que a parede respire, mas sendo a cal uma substancia cáustica deve-se ter muito cuidado em sua aplicação. São consideradas ecotintas as tintas à base de água. Em sua composição estão presentes substancias como resinas, água, pigmento, opacificadores e ceras. Não devem conter solventes, álcoois brancos, terebentina VOCs (todos os solventes exceto a água são classificados como VOCs), metais pesados, como chumbo, cádmio ou mercúrio ou formaldeído.

50 Evitar tintas com cromo que podem causar dermatites, ulcerações e câncer .
Um produto considerado um dos mais poluentes na composição das tintas é o dióxido de titânio, extraído na Austrália e processado na China. No processo de fabricação utiliza cloro e ácidos sulfúricos que produzirem emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa e pela destruição da camada de ozônio. O dióxido de titânio é um corante muito comum. Difícil encontrar uma tinta sem este produto. É importante estar atento aos riscos provenientes dos diferentes tipos de tintas. Por exemplo a tinta com brilho, pode ter péssimo desempenho em incêndios exacerbam a rapidez de combustão de vários produtos. As tintas a base de água apresentam menor risco em incêndios.

51 Plantas nas edificações
Modificam o ambiente: Fotossíntese – transforma o CO2 e água em açucares e oxigênio para o seu crescimento Respiração – Inversão da fotossíntese, devolve o CO2 à atmosfera. Transpiração – perda da água de uma planta por evaporação. Produz um efeito de resfriamento.

52 A capacidade de modificar o ambiente está diretamente relacionada a quantidade de radiação solar que a planta recebe. Segundo estudos comprovados, podem reduzir o CO2 e a umidade relativa de um ambiente e baixar a temperatura do mesmo. Estes comportamentos são variáveis para diferentes tipos de plantas. O estudo do impacto das plantas nos ambientes não residenciais demonstraram que determinados tipos de plantas produzem níveis altos de CO2 nos escritórios. Outros tipos como hibiscos reduzem a temperatura interna do ambiente em vários graus centígrados e aumentam a umidade relativa do ar em 5 a 10%. As plantas podem melhorar a qualidade do ar dentro das edificações.

53 Argamassa Argamassa à base de cimento é mais barata mas de qualidade inferior quanto ao isolamento e é menos permeável ao calor e à umidade. Se possível não utilizar. Argamassas com barro são excelentes e podem ser mais impermeáveis acrescentando à massa cinzas de madeira bem queimada na mistura úmida antes de amassar. Deve ser saturada por vários dias.

54 Argamassa com areia e cal podem ser usadas com uma camada de finalização em gesso.
Argamassa de areia e cal Argamassa de barro Argamassa à base de cimento

55 Gesso aplicado in loco e placas pré-moldadas são produtos que apresentam excelentes propriedades de absorção, difusão de calor e umidade. Deve-se usar o gesso natural e não o fosfogesso que é radioativo. Quando utilizar gesso em placa observar se esse não possui componentes químicos de risco. Gesso acartonado

56 Resina e espuma de poliuretano
Produto altamente tóxico, oferece risco aos trabalhadores da construção. Usar proteção respiratória de alta eficiência e protetores de musselina.

57 Cloreto de Polivinil – PVC
Polímero amplamente utilizado na construção civil, é cancerígeno para animais e pessoas. Se possível use janelas de madeiras e evite mobiliário deste material.

58 Rádom É um gás radioativo, natural insípido, inodoro e incolor. Após sua descoberta em 1900 (químico alemão Ernest Dorn), tornou-se modismo de saúde e foi utilizado em produtos como chocolate, pães, pasta de dente, foi vendido como substancia saudável. No final de 1953 foi lançado no mercado como geléia contraceptivas. Hoje é conhecido por suas propriedades assassino de células e utilizado para o tratamento de câncer.

59 O gás Rádom é também responsável por muitos casos de câncer como do pulmão, leucemia, de milióide, melanona e ruptura de DNA. A quantidade de Rádom emitida em uma casa depende das rochas sobre as quais a casa está construída. O Urânio é o responsável pela emissão do Rádom. Rochas sedimentares exceto argilas xistosas pretas e rochas ricas em fosfato, têm baixas taxas de urânio.

60 Rochas metamórficas, como gnaisse e xisto, são mais ricas em urânio do que o mármore, ardósia ou quartzo. O Rádom entra numa casa por: Águas freáticas bombeadas por poços artesianos. Materiais de construção que emitem rádom Gás que emana do solo dos pavimentos inferiores das casas.

61 Minério de urânio

62 Borracha A borracha natural foi muito utilizada na construção em revestimentos de pisos e forros e coberturas. Não oferecem riscos para as pessoas enquanto instaladas,mas em caso de incêndio a fumaça produzida é muito tóxica em recintos confinados.

63 Adesivos à base de látex traz em seu componente solventes que podem causar irritação na pele e são perigosos. Não devem ser usados em espaços sem ventilação. As borrachas sintéticas contém mais produtos cancerígenos e sua fumaça é letal em incêndios.

64 Especificar sempre a madeira sustentável.
Como saber? Não usar espécies ameaçadas de extinção Preferências a madeiras com a marca Forest Stewardship Council’s, ou madeira de fonte sustentável, com documentação dos fornecedores e a comprovação dos empreiteiros As madeiras de lei devem ser usadas somente na falta de alternativas neste caso as certificadas

65 Compostos orgânicos voláteis (VOCS) e solventes orgânicos
São compostos orgânicos (átomos de carbono e hidrogênio). São altamente voláteis, produzem vapores mesmo à temperatura ambiente. São encontrados em muitos materiais do cotidiano de uma casa, em carpetes, forros, materiais de isolamento térmico, seladores, tintas, revestimentos, vernizes, pisos vinílicos, madeira compensada, papel de parede, etc.

66 A taxa de emissão de VOCs aumenta a medida que o clima fica mais quente. Podem causar desconforto pelo mau cheiro, representam riscos à saúde. Sintomas da síndrome da edificação doente. Prevenção: utilizar tintas ecológicas, na utilização destes produtos ventilar bem a casa, manter somente pequena quantidade destes produtos em casa, se lavar roupas a seco arejar bem antes de usar.

67 Papéis de parede Utilizar somente os de papel e não os sintéticos como o vinil. Conservantes da madeira Produtos utilizados para proteger e conservar a madeira contra insetos, ou fungos. Muitos são altamente perigosos. Descupinização somente com pessoal especializado. Quando utilizar estes produtos ventilar bem a edificação. Não entrar em contato com a pele. Evitar de armazenar estes produtos na casa.

68 Segurança e privacidade
Quesitos para uma boa edificação: segurança e bem estar. Utilizar os conhecimentos da ergonomia observando o conforto ambiental nos projetos Termo-acústica, iluminação, antropometria, escolha dos materiais adequados, cores como elementos psicofisiológicos na aplicação das superfícies. Uma casa bem planejada proporciona tranqüilidade aos seu usuários. A casa vai além do conceito de abrigo. Senso de propriedade, territorialidade, pertencimento, segurança, privacidade, etc.


Carregar ppt "SAÚDE E FELICIDADE NO LAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google