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Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 1 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Salinas Departamento de Biologia -Filo.

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1 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 1 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Salinas Departamento de Biologia -Filo Mollusca- Professor Filipe

2 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 2 1- Características gerais Mollusca: do Latim, molluscus = mole Segundo maior filo: espécies vivas Maioria marinha, mas há diversas espécies terestres e de água doce Tamanho pode variar de centímetros a 18 metros!! São triblásticos, celomados. Mais espaço, mobilidade e organização! Apresentam sistema circulatório aberto e sistema respiratório!!! Apresentam simetria bilateral, cefalização, e sistema nervoso ganglionar ventral com vários órgãos sensoriais especializados Sistema digestório completo – maioria com rádula! Apresentam manto e pé muscular; Podem ser guarnecidos por concha calcárea

3 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 3 2- Organização corporal geral Pé muscular com diversas funções Manto: envolve o molusco e secreta a concha Cavidade do manto: abriga órgãos respiratórios

4 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 4 3- Sistemas dos Mollusca 3.1 Sistema digestório / nutrição Sistema digestório completo: Tubo se estende da abertura oral ao ânus - Apresenta gládulas acessórias: hepatopâncreas e glândula digestiva - Transporte pelo sistema circulatório!!! - Rádula: língua raspadora (apomorfia) Nutrição altamente diversificada no grupo.

5 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 5 3- Sistemas dos Nematoda 3.2 Sistema excretor/ osmoregulação Par de rins do tipo metanefrídeo - Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

6 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 6 3- Sistemas dos Nematoda 3.3 Sistema nervoso / órgãos de sentido Gânglionar ventral com cordões conectivos Apresenta células neurosecretoras: hormônio de crescimento Sistema nervos desenvolvido: animais inteligentes

7 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 7 3- Sistemas dos Nematoda 3.4 Sistema circulatório Sistema circulatório aberto: coração, vasos, tecidos, órgão respiratório, vasos, coração. Geralmente coração com 2 átrios e um ventrículo Pigmento: hemocianina Obs: cefalópodes com circulação fechada e hemoglobina

8 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 8 3- Sistemas dos Nematoda 3.5 Sistema respiratório Brânquias ou pulmões na cavidade do manto Superfície do manto também faz trocas gasosas Nos aquáticos: corrente de água constante Obs cefalópodes: sifão!

9 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 9 3- Sistemas dos Nematoda 3.6 Sistema reprodutor e reprodução Maioria dióica; Alguns são hermafroditas Figura 12. Sistema reprodutor dissecado de Biomphalaria glabrata: canal coletor do ovoteste (cc), encruzilhada genital (eg), ovispermiduto proximal (odp), ovispermiduto distal (odd), ovoteste (ot) e vesícula seminal (vs); estruturas masculinas: bainha do pênis (bp), canal deferente (cd), espermiduto (ed), músculos do complexo peniano [retrator (mr) e protrator (mp)], prepúcio (pp) e próstata (pr); estruturas femininas: bolsa do oviduto (bo), bolsa vaginal (bv), espermateca (es), glândula nidamental (gn), oviduto (ov), vagina (va) e útero (ut). Extraído de Paraense (1975).

10 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG Principais classes Gastropoda Bivalvia Cephalopoda Polyplacophora Outras: Monoplacophora; Scaphopoda; Solenogastres...

11 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG Principais classes 4.1 Gastropoda (Pés no estômago) Compreende caramujos, caracóis e lesmas; Maior classe do filo ( espécies existentes e fósseis); A classe que melhor se adaptou ao ambiente atual e que ocupou também o ambiente terrestre; Se locomovem por rastejamento; São herbívoros; Pé ventral, amplo e plano; Concha univalva geralmente enrolada em espiral; Torção da massa visceral e manto rotação de 180° em relação ao pé. Obs: esquistossomose e Achatina fulica Importante evento evolutivo!

12 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 12 Compreende ostras, mexilhões, berbigões; Segunda maior classe do filo ( espécies viventes); Maioria marinha, existindo famílias de água doce; Vivem enterrados ou fixados no substrato com o sifão para fora; Concha dividida em 2 valvas bem articuladas com ligamento protéico; São filtradores de partículas orgânicas em suspensão Podem apresentar bisso! Obs: Limnoperna fortunei; Pérolas; Alimentação 4- Principais classes 4.2 Bivalvia

13 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 13 Compreende lulas, polvos e náutilos; Maioria marinha, existindo famílias de água doce; Moluscos mais rápidos e inteligentes; Todo o grupo possuía conchas; Predadores ativos Propulsão por sifão na cavidade do manto e circulação fechada Glândula de tinta e capacidade de mudança de pigmentação (cromatóforo) Obs: Architeuthys: Maior invertebrado conhecido! 4- Principais classes 4.3 Cephalopoda (Pés na cabeça)

14 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 14 Utilidades (para o homem) Colecionar

15 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 15 Utensílios

16 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 16 Culinária

17 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 17 Decoração

18 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 18 Comércio

19 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 19 Acessórios

20 Laboratório de Ecologia Química de Insetos Vetores – ICB/UFMG 20 E até massagem!


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