A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”"— Transcrição da apresentação:

1 Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
“Dada não significando nada, significa tudo.” Suíça -em 1916 Jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra. O movimento então se inicia como uma negação ao envolvimento com a guerra.

2

3 Equilíbrio e A Primavera- Francis Picabia

4 Proposta Romper com o bom senso, a lógica, repudiar tudo aquilo que é domínio da consciência; O movimento mais radical da arte moderna; Crítica ao capitalismo e ao consumismo; Forte caráter pessimista; Caráter anárquico; Dessacralização da arte,na destruição,no rompimento com as estruturas e com os valores morais ,religiosos e estéticos;

5 Principais artistas Tristan Tzara – Líder do grupo
Max Ernst - Abordou muito o mundo dos sonhos e da imaginação. Marcel Duchamp -Apresenta uma série de objetos industrializados e apresentados como obras de arte, destinados a chocar o público. 

6 Celebes, do pintor alemão Max Ernst

7 FICHA DA OBRA 1. Figura sem cabeça:Cortada pela cintura, a figura sem cabeça gesticula em primeiro plano. O movimento cria a sensação de espaço e até mesmo ação fora da tela.  2. Tanque militar:A criatura que, em tese, é um elefante lembra um tanque militar e o elemento mecânico em suas costas sugere a torre de um canhão do veículo  3. Chifres:A linha branca e áspera chama a atenção do observador para os chifres que, em meio a tons de cinza, se assemelham a ossos brancos e limpos em um campo de batalha.  4. Sombras:As sombras pintadas de maneira exagerada criam no observador uma sensação de inquietação.  5. Tromba:A tromba do animal/veículo foi pintada seguindo o mesmo estilo do corpo, mas com um pincel menor. Isso permite detalhes de textura e acaba por enfatizar que, embora intrínseca (que faz parte) ao todo, ela é um objeto estranho. 

8

9

10 Tristan Tzara para a composição de um poema dadaísta:
Para fazer um poema dadaísta Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja darão seu poema. Recorte o artigo.Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo [e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você.

11 ATIVIDADE EM SALA Materiais : Jornal Folha de ofício Cola
Agora você irá criar um poema dadaísta como ensinado por Tristan Tzara. Materiais : Jornal Folha de ofício Cola


Carregar ppt "Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google