A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531 - 7555.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531 - 7555."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: Versão – Nov/2010.

3 Comandos Transact SQL (T-SQL) Functions(Funções)

4 Funções User-Defined Functions, são funções definidas pelo próprio usuário, que não fazem parte do conjunto de funções do SQL Server, essas funções podem retornar valores comuns ou mesmo um valor no formato de uma tabela, com múltiplas ocorrências, existentes no mesmo banco de dados. Uma função pode ser definida com a utilização de múltiplos comandos em Transact-SQL, retornando valores de acordo com o princípio para o qual foi desenvolvida. Dependendo da maneira como as instruções são colocadas no corpo de uma função, a função poderá ser classificada como sendo ESCALAR, INLINE ou MULTI-STATEMENT. Se o retorno da função for uma tabela que não corresponde à lista de colunas especificada, a função é considerada INLINE. Uma função INLINE é uma função que retorna uma tabela, contendo em seu corpo de definição apenas uma instrução SELECT. As colunas, incluindo os tipos de dados, da tabela a ser retornada pela função, são derivadas da lista de campos da cláusula SELECT definida no corpo da função. Se existe uma definição sobre a estrutura da tabela, bem como os seus campos com os respectivos tipos de dados, a função será considerada como MULTI-STATEMENT. Dentro de uma function, não é possível utilizar uma stored procedure.

5 Funções As instruções a seguir, correspondem as operações que podemos realizar no corpo de definição de uma função MULTI-STATEMENT, o que não estiver nessa lista, não pode ser utilizado dentro de uma função definida pelo usuário: Operações de atribuição: - Instruções de controle de fluxo(WHILE,CASE,IF). - Instruções de DECLARE para variáveis e cursores locais no escopo da função. - Instruções de SELECT para fazer operações de atribuição em variáveis locais do escopo da função. - Operações para manipulação de cursores locais na função, como abrir, fechar e etc. - Apenas instruções FETCH que fazem atribuições em variáveis locais na função serão permitidas usando a cláusula INTO; FETCH que retorne dados diretamente para um cliente não é possível. INSERT, UPDATE, e DELETE que modifique uma variável local do tipo table. - Além disso, não é possível utilizar nondeterministec functions no corpo de uma função. Nondeterministec Functions são funções que sempre retornam valores diferentes cada vez que você faz uma chamada, independente dos valores de entrada.

6 Funções Veja alguns exêmplos na tabela a seguir: GETDATE; GETUTCDATE; NEWID; RAND; TEXTPTR;

7 Trabalhando com Functions Toda função deve ser criada e utilizada com o objetivo de retornar informações para o SQL Server, aplicativo ou usuário. Existem algumas considerações que devemos tomar para definir, o deverá ser retornando e de que forma este valor será retornado e apresentado. Onde: RETURNS Esta claúsula indica qual o tipo de dados ou conjunto de dados será retornado. RETURN Finaliza a function e devolve o valor e o controle da transação para a claúsula RETURNS.

8 Trabalhando com Functions Criando Function - InLine - Table Value: Create Function F_Produtos VarChar(100)) Returns Table As Return( Select * from MRP.Produtos Where Descricao Go Executando: Select * from F_Produtos ('Luvas') Go 1.Funções InLine não utilizando o comandos BEGIN/END; 2.Funções InLine não podem utilizar o comando ORDER BY; 3.Utilizar funções InLine como parâmetros para as views; 4.Utilizar Funções InLine em conjunto com view indexadas.

9 Trabalhando com Functions Criando Function – Scalar: Create Function F_SomarValores Int), Int) Returns Int As Begin Int Set Return End Go Executando: Select dbo.F_SomarValores (10) Go 1.A função Escalar(Scalar), não retorna valores para os tipos de dados: TEXT, NTEXT, IMAGE e TIMESTAMP; 2.Além disso, não trabalha com cursores; 3.Declarar o nome da função em duas partes.

10 Trabalhando com Functions Criando Function - Multi - Statament - Table – Value: Create Function F_ConsultarProdutos Int) Table (codigo int, descricao varchar(10)) As Begin Select Codigo, Descricao from Produtos Where Codigo Return End Go Executando: Select * from F_ConsultarProdutos (1) Go

11 PRÁTICA - I

12 Functions. Functions. Revisão

13


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: 9531 - 7555."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google