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PREVISÕES DE DEMANDA Correa e Correa, pag. 250; Slack, pag. 717.

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1 PREVISÕES DE DEMANDA Correa e Correa, pag. 250; Slack, pag. 717

2 IMPORTÂNCIA DAS PREVISÕES Horizonte da previsão ? Longo, médio e curto prazo Quanto será realizado? Previsões e metas Precisão: Horizonte Menor o horizonte maior precisão Agregação Maior agregação maior precisão Erros inevitáveis

3 AGREGAÇÃO X PRAZO SanduichePrevisões para o mês Especial de queijo2500 Big Mac6000 Hamburquer4500 Cheesburger3000 File de peixe1200 MacChicken1800 Total18000

4 VENDA EFETIVAS SanduícheVendas efetivas % erro por sanduíche Média dos erros das previs ões por sanduí che 20,8% Especial de queijo193022,8% Big Mac726921,5% Hamburquer498010,6% Cheesburger27309,0% File de peixe142919% MacChicken105041,6% Total184432,4%

5 SanduíchePrevisões para o mês Vendas efetivas % erro por sanduíche Média dos erros das previsões por sanduíche Especial de queijo ,8%22,80%20,80% Big Mac ,15%21,50% Hamburquer ,67%10,60% Cheesburger %9,00% File de peixe % MacChicken %41,60% Total ,46%2,40%

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7 TIPO DE PREVISÕES BASEADAS EM MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZA MODELOS MATEMÁTICOS E VALORES DE DEMANDA DO PASSADO PARA INFERIR AS QUANTIDADES FUTURAS. BASEADAS EM METODOS QUALITATIVOS UTILIZA ANÁLISES DE PAINEL DE OPINIÕES E AVALIAÇÕES PESSOAIS DE EXPERTS

8 MÉTODOS QUANTITATIVOS PROJEÇÃO ( SERIES TEMPORAIS): ADMITE QUE O FUTURO É UMA REPETIÇÃO DO PASSADO EXPLICAÇÃO(CAUSAIS): RELACIONA OS DADOS HISTORICOS DO CONSUMO COM OUTRAS VARIÁVEIS DE EVOLUÇÃO CONHECIDA E DE MELHOR PREVÍSIBILIDADE: PIB, IPI, RENDA PER CAPITA, TAXA DE NATALIDADE, ETC... DERIVADA:RELACIONA A DEMANDA ( CONSUMO ) CONHECIDA DE UM BEM DO QUAL É COMPONENTE ( INSUMO) OU COMPLEMENTAR

9 MÉTODOS QUALITATIVOS PREDILEÇÃO OU PREVISÃO DE OPINIÕES : UTILIZA A OPINIÃO DE EXPERTS, ATRAVÉS DE MÉTODOS QUALITATIVOS OBTENDO VALORES DE CONSUMO PARA O FUTURO. COLABORAM NORMALMENTE : PESSOAL DE VENDAS ; VENDAS REGIONAIS; COMPRADORES; PESQUISADORES DE MERCADO; PRODUÇÃO ; CONSULTORES; ETC...

10 TÉCNICAS USADAS NO HORIZONTE OPERACIONAL ITENS INDEPENDENTES : DE ALTA IMPORTÂNCIA ( A) : PROJEÇÃO + PREDILEÇÃO ALTO NIVEL EMPRESARIAL COMITÊ DE PLANEJAMENTO MEDIA IMPORTÂNCIA (B): PROJEÇÃO INFORMATIZAÇÃO AUTOMATIZADO BAIXA IMPORTÂNCIA (C): CONTROLE VISUAL ITENS DEPENDENTES DERIVADA ( MRP)

11 PROCESSO DE PREVISÃO INFORMAÇÕES EXTERNAS Conjuntura Comercial Mercado Clientes Concorrentes Tratamento quantitativo e / ou qualitativo Formulação de modelos INFORMAÇÕES INTERNAS Dados históricos Atipicidades Previsão de vendas Avaliação dos erros Decisão sobre processo

12 DEMANDAS

13 CICLO DE VIDA X DEMANDA

14 MÉDIA MÓVEL DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS

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16 PROF PAULO ROBERTO LEITE

17 MÉDIA MÓVEL PONDERADA DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS

18 MÉDIA COM FATOR DE SUAVIZAÇÃO DEMANDA ESTÁVEL E POUCOS REGISTROS

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20 EFEITO DA SUAVIZAÇÃO DEMANDA PERIODOS REAL a = 0,3 a = 0,1

21 REGRESSÃO LINEAR Y = n a + b X X Y = a X + b X²

22 REGRESSÃO LINEAR

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24 CALCULO DE PREVISÕES (PLANILHA) (PLANILHA)

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26 CALCULO DE PREVISÕES

27 EXEMPLO: CONSUMO EM UNIDADES

28 CALCULO DOS ÍNDICES DE SAZONALIDADE

29 CÁLCULO DA PREVISÃO ACRESCIMO NA MÉDIA TRIMESTRAL = = 300 / 4 = 75 UNID/ANO MÉDIA ANUAL PREVISTA PARA O 5º ANO = = 625 UNID.

30 ERRO DAS PREVISÕES MEDIDA ABSOLUTA DIFERENÇA ENTRE DEMANDA REAL E A PREVISTA DESVIO ABSOLUTO MÉDIO ( DAM) SOMA DOS DESVIOS / NÚMERO DE OBSERVAÇÕES

31 RESUMO DO CAPÍTULO TIPOS E FUNÇÕES DOS ESTOQUES TIPO E RESSUPRIMENTO DOS ITENS TER OU NÃO TER ESTOQUES FUNÇÃO DAS PREVISÕES INCERTEZA DE DEMANDAS HORIZONTE/AGREGAÇÃO TIPOS / MÉTODOS DE ESTIMATIVAS AJUSTE DO MODELO

32 PONTOS CHAVES A busca da minimização dos estoques O Brasil e os estoquesA precisão da previsão deve ser função da importância do item Entender o nível de incerteza da demanda. O tipo e método adotado determina a precisão das previsões. Precisão de previsões deve ser uma busca constante.


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