A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros" Fluidos e Perispírito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros" Fluidos e Perispírito."— Transcrição da apresentação:

1 "Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros"
Fluidos e Perispírito

2 Roteiro da Aula Natureza, propriedades e qualidades dos Fluidos
Perispírito: Formação, propriedades e funções Magnetismo: conceito e aplicação Aplicações do magnetismo humano

3 Deus – Espirito – matéria
Deus: A inteligência suprema, a causa primaria Espírito: Princípio inteligente, “energia pensante” Matéria: “tudo sobre o qual o espírito exerce sua ação”

4 Fluido Cósmico Universal
É a matéria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo. Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumeravel variedade dos corpos da natureza. É nesse elemento primordial para a vida que vivem e vibram todos os seres e todas as coisas: constelações e sóis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulação desse fluido pelos Espiritos, vai dar origem aos fluidos espirituais. (A Genese, cap. XIV, item 2)

5 Dois estados do FCU Matéria Ponderável: é a matéria do mundo fisico que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos físicos. Matéria Imponderável: é a matéria do mundo espiritual. Forma o perispírito, as construções do mundo espiritual e os fluidos espirituais.

6 Qualidade dos Fluidos:
Sob o ponto de vista moral estão de acordo com os sentimentos: ódio, inveja, ciume, orgulho, egoismo, violência, hipocrisia, bondade, benevolência, amor, caridade, doçura, etc.

7 Qualidade dos Fluidos:
Sob o aspecto físico são: excitantes, calmantes, penetrantes, adstrigentes, irritantes, consolador, narcóticos, tóxicos, reparadores, expulsivos; tornam-se força de transmissão, propulsão, etc. O quadro dos fluidos seria: o de todas as paixões, das virtudes e dos vícios da humanidade e das propriedades da matéria correspondentes aos efeitos que elas produzem. (A Gênese, XIV, item 17) A Conclusão esta no último paragrafo da apostila – pág 96

8 Uma das modificações mais importantes do FCU é o Fluido Vital
Ele é responsável pela força motriz, que movimenta os corpos vivos. Sem ele a matéria é inerte. A matéria sem ele não tem vida, assim como ele sem a matéria não é vida. Cada um tem uma quantidade de Fluido Vital de acordo com as necessidades.

9 O Espírito ao encarnar no plano físico vem assim constituído:
PERISPÍRITO FLUIDO VITAL CORPO FÍSICO

10 O espírito, ao desencarnar
(quando morre o corpo físico), o que ocorre com...?? Espírito e Perispírito continuam vivos, porém, em outra dimensão (extra-física). ESPÍRITO PERISPÍRITO fluido vital retorna à origem, ou seja, ao fluido cósmico universal. FLUIDO VITAL CORPO FÍSICO Corpo físico permanece na matéria (de onde foi retirado), decompondo-se e formando outros tipos de matéria.

11 O que é Perispírito? PERI - do grego- “Em torno”
SPIRITUS - do latim- “Alma, Espirito” Envoltório sutil e perene da alma,que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. (Z. Zimmerman) O Perispírito é o intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe e de sua interação com a natureza, servindo de ligação entre a alma e o corpo. Pergunta a classe: “O que é Perispirito?”

12 Perispirito “…O corpo perispirítico e o corpo carnal tem origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.” (A Gênese – Cap. XIV, item 7)

13 Perispírito Age sobre o organismo por estar em contato molecular
Substância que envolve o espírito Corpo fluídico dos espíritos Constituído pelos fluidos de cada planeta Condensação do Fluido Cósmico em torno do Espírito (corpo fluídico espiritual) Laço entre Espírito e Corpo Físico Varia conforme a evolução espiritual Base de todos os fenômenos mediúnicos Age sobre o organismo por estar em contato molecular

14 André Luiz. No Mundo Maior
Perispírito O perispírito é a roupagem do espírito e é preexistente e sobrevivente à morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo físico e as impressões do corpo físico ao espírito. “...o espírito mais sábio não se animaria a localizar, com afirmações dogmáticas, o ponto onde termina a matéria e começa o espírito.” André Luiz. No Mundo Maior

15 Funções do Perispírito
Instrumental – função primordial do perispírito é servir de instrumento a alma, em sua interação com os mundos espiritual e físico. Individualizadora – Serve a sua individualização e identificação. (Características evolutivas – assegura a continuidade da vida psíquica nas diferentes existencias - memória) C*Não se trata apenas de uma identidade com caracteristicas perifericas, refere-se a sua propria historia. As suas caracteristicas evolutivas. Fator memoria- o mais importante, assegura a continuidade da vida psiquica nas diferentes existencias, marcando a identidade da alma.

16 Funções do Perispírito
Organizadora – Leva a formação de um novo corpo físico que se estrutura de acordo com as características que marcam o corpo espiritual. (MOB – Modelo organizador biológico) A ação perispirítica é decisiva na formação do corpo, é por seu intermédio que a alma rege a sua encarnação.(Natimortos – LE 356 A) Sustentadora – Sustenta o veículo físico desde a formação até o completo crescimento, conservando-o na vida adulta. Surge também no delicado e complexo processo de renovação celular. (As celulas são substituídas a cada ciclo de 7 a 8 anos – Exceção: neurônios) **Hernane Guimaraes – MOB – modelo organizador biologico “ Capaz de atuar sobre a matéria organica e provocar-lhe o desenvolvimento biologico. *** Na ausencia do perispirito, pode acontecer que um organismo se desenvolva sem que chegue a se tornar viavel, fica sujeito a expulsao do vaso uterino, ou se alcanca o processo de parto, não apresenta nenhum sinal vital (NATIMORTOS) – LE: 356ª/b. (comando do automatismo biologico/ perispirito da mae) **** As celulas são substituidas a cada ciclo de 7 a 8 anos( Excessao: neuronios)

17 Propriedades do Perispírito
Plasticidade Responsável pela forma que assume. Densidade Varia de acordo com o estado dos mundos e de indivíduo para indivíduo. Ponderabilidade Apresenta um peso possível de ser detectado. Varia conforme a densidade.

18 André Luiz : “ Nossa posição mental, determina o peso específico do nosso envoltório espiritual e, consequentemente, o habitat que lhe compete.” Emmanuel : “ O perispírito obedece a leis de gravidade, no plano que se afina.”

19 Luminosidade - Tem relação direta com a evolução moral do Espírito Penetrabilidade – Permite ao Espirito, condições mentais de atravessar qualquer barreira física. Visibilidade – Invisível aos olhos físicos (exceção: videntes). Tangibilidade – O perispírito pode tornar-se materialmente tangível (fenômenos de materializações).

20 Sensibilidade global – Capacidade de transmitir sensações, sentimentos e emoções do Espírito.
Sensibilidade magnética – Pode absorver, assimilar e transmitir a energia espiritual que capta ou recebe. ( Ex: passe) Expansibilidade – Pode expandir-se, ampliando seu campo de sensibilidade.

21 Aura Ante-camara do Espírito
“Campo resultante de emanações de natureza eletromagnética, a envolver todo ser humano. Reflete sua realidade evolutiva, seu padrão psíquico, sua situação emocional e o estado físico(encarnados)” “Espelha o ser integral: Espírito, perispírito,duplo etérico e corpo Z. Zimmermann Andre Luiz chama de “ túnica de forças eletromagnéticas”

22 Aura material ou Duplo Etérico
Duplo etéreo, duplo etérico, duplo, aura vital, corpo vital, aura material “Estrutura que serve de reservatório de vitalidades, necessário, durante a vida física,a reposição de energias gastas ou perdidas” Z.Z “Revestimento, em carater provisório, do corpo físico.” Z.Z “Perispírito, duplo etérico e corpo físico interpenetram-se dinamicamente, distinguindo-se, aos olhos dos Espíritos Superiores, por sua qualidade energética e densidade” Z.Z “Com a desencarnação esa estrutura se desintegra com a própria organização física” Z.Z “Túnica de vitalidade, essencial para o equilíbrio Espírito-corpo.” Z.Z

23 O Magnetismo preparou o caminho para o Espiritismo:
“O Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e o rápido progresso desta última doutrina se deve, incontestavelmente, à vulgarização das idéias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas não há mais que um passo; tal é a sua conexão que, por assim dizer, torna-se impossível falar de um sem falar do outro. Se tivéssemos que ficar fora da ciência magnética, nosso quadro seria incompleto e poderíamos ser comparados a um professor de física que se abstivesse de falar da luz. ” (Revista Espírita – Ano 1, 1858, pág. 149)

24 Livro dos Espíritos, questão 555
“Fluido Magnético é a mesma coisa que fluido vital...” (LE, introdução, item 2) “Magnetizador é aquele que manipulando o fluido magnético, produz efeitos mais ou menos patentes.” “O fluido magnético age como agente químico, modificando o estado molecular dos corpos.” (Revista Espírita – Ano 1864)

25 Certas pessoas têm realmente o dom de curar pelo simples contato
Certas pessoas têm realmente o dom de curar pelo simples contato? LE ( 556) “A força magnética pode chegar até aí, quando secundada pela pureza de sentimentos e por um ardente desejo de fazer o bem, porque os bons espíritos lhe vêm em auxílio...” Médiuns Curadores- LM p. 193, item 177 : “...dom que certas pessoas têm de curar pelo simples toque, pelo olhar, por um gesto, sem o socorro de nenhuma medicação. Dir-se-á , que isso não é outra coisa do que o magnetismo (...) Nos médiuns curadores a faculdade é espontânea, e alguns a possuem sem nunca terem ouvido falar em magnetismo. LM p. 208 – “Médiuns curadores; os que têm o poder de curar ou de aliviar pela imposição das mãos ou pela prece...” LM p.194 – “...a potência magnética reside no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que chama em sua ajuda..”

26 Ação dos espíritos sobre os fluidos
Eles agem com o pensamento e a vontade O tipo dos pensamentos e sentimentos do espírito determina a qualidade dos seus fluidos. O perispírito absorve com facilidade os fluidos porque tem idêntica natureza. (também é fluídico)

27 Fim


Carregar ppt ""Existe uma influência mútua entre os seres, equivalente à que ocorre entre os astros" Fluidos e Perispírito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google