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FACULDADE 7 DE SETEMBRO Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Prof. Luiz Humberto R. S. Jr.

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1 FACULDADE 7 DE SETEMBRO Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Prof. Luiz Humberto R. S. Jr.

2 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 GTI Disciplinas: Planejamento, Programação e Controle da Produção Objetivo: Compreender, entender e exercitar elementos de planejamento e controle da produção e sua relação com ambientes de ERP baseado no modelo MRP II. Conteúdo Programático: 1ª Aula Introdução aos Sistemas de Informação Sistemas de Informação e as Organizações Vantagem competitiva e qualidade Fundamentos em Tecnologias da Informação 2ª Aula Banco de Dados Redes de Telecomunicações de Dados Segurança em Sistemas de Informação Sistemas de Suporte Gerencial 3ª Aula Estruturas Organizacionais envolvendo TI/SI Processo de Aquisição de Software e Outsorcing Inteligência Artificial CMMi, ITIL, CobiT

3 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento, Programação e Controle da Produção Livro Referência (Figuras e Texto): PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO MRP II/ERP: Conceitos, Uso e Implantação; Henrique L. Corrêa, Irineu G. N. Gianesi e Mauro Caon; 4ª Edição (2001)

4 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 O que são SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO? Podem ser definidos como os sistemas de informação para apoio à tomada de decisões, táticas e operacionais, referentes as seguintes questões logísticas básicas: 1.O que produzir e comprar; 2.Quanto produzir e comprar; 3.Quando produzir e comprar; 4.Com que recursos produzir; Para que sejam atingidos os OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO.

5 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 O que se espera de um SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO? 1.Planejar as capacidades futuras de capacidade produtiva da organização; 2.Planejar os materiais comprados; 3.Planejar os níveis adequados de estoques de matérias-primas, semi-acabados e produtos finais, nos pontos certos; 4.Programar atividades de produção para garantir que os recursos produzidos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas coisas certas e prioritárias; 5.Ser capaz de saber e informar corretamente a respeito da situação corrente dos recursos (pessoas, equipamentos, instalações, materiais) e das ordens (de compra e produção); 6.Ser capaz de prometer os menores prazos possíveis aos clientes e depois fazer cumpri-los; 7.Ser capaz de reagir eficazmente.

6 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Produção e Competitividade ASPECTOS DE DESEMPENHO SER COMPETITIVO É SER CAPAZ DE SUPERAR A CONCORRÊNCIA NAQUELES ASPECTOS DE DESEMPENHO QUE OS NICHOS DE MERCADO VISADOS MAIS VALORIZAM.

7 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Produção e Competitividade ASPECTOS DE DESEMPENHO DENTRO DO ESCOPO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS DA ORGANIZAÇÃO: Custo percebido pelo cliente; Velocidade da entrega; Confiabilidade da entrega; Flexibilidade das saídas; Qualidade dos produtos; Serviços prestados ao cliente.

8 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Aspectos de Desempenho x Sistema de Informação de Produção:

9 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle.

10 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento 1.Levantamento da situação presente; 2.Desenvolvimento e reconhecimento da visão de futuro, com ou sem nossa intervenção; 3.Tratamento conjunto da situação presente e da visão de futuro por alguma lógica que transforme os dados coletados sobre presente e futuro em informações que passam a ser disponibilizadas numa forma útil de decisão gerencial logística; 4.Tomada de decisão gerencial; 5.Execução do plano.

11 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento

12 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 A dinâmica do Planejamento (Horizonte)

13 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico A inércia da decisão deve considerar vários horizontes de planejamento. Isso significa que a visão de futuro deve incluir diversos sub-horizontes dentro do horizonte considerado, para tratar os aspectos a serem planejados com as diferentes antecedências que as diferentes inércias exigem.

14 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Planejamento Hierárquico Incertezas

15 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico A constatação da figura anterior (incertezas aumentas ao longo do horizonte), leva a um certo inquietamento: decisões tomadas com maior antecedência requerem visão sobre um futuro mais longo. Previsões de mais longo prazo são feitas sob maior condição de incerteza. Dessa forma a probabilidade de erro também aumenta.

16 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico ENTÃO: –Se as decisões que envolvem maior volume de recursos requerem maior antecedência de planejamento e tomar decisões com maior antecedência implica em estar sob maior probabilidade de erro, a conseqüência é que justamente aquelas decisões cujos erros podem envolver perda mais substancial de recursos são aquelas com maior probabilidade de erro! SENDO ASSIM: Como é então que a maioria das empresas tem sobrevivido? Guarde a pergunta... Vamos em frente!

17 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Considere o exemplo: 1.A previsão de vendas de uma loja de uma rede de fast food foi feita com 1 ano e meio de antecedência, para o mês passado; 2.Consideramos, no melhor, histórico de vendas, sazonalidades, etc. 3.Quando o mês terminou, fez-se a análise dos resultados: PREVISÕES DE VENDAS VENDAS EFETIVAS Desagregado Agregado

18 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Note que os erros de previsão individuais, por sanduíche, resultaram, em média, em 21,6%, relativamente alto; Note que o erro de previsão sobre o total de vendas foi de 2,5%; Este resultado mostra que em previsões desagregadas, algumas previsões foram superdimensionadas enquanto outras foram subdimensionadas. Já na previsão agregada, os erros de previsões individuais foram compensadas, de certa forma.

19 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questão de agregação: visão de futuro agregada: –A decisão de inércia maior, aquela tomada a um ano e meio, envolvendo a agregação de dados, tendem a refletir em variáveis estratégicas, como, por exemplo, o desejo de ampliar a loja. –Decisões de maior inércia, que envolvem maiores recursos, necessitam de maior antecedência; também requerem visão de futuro com maior horizonte e, portanto, estão mais sujeitas a incertezas. Por outro lado, essas mesmas decisões tendem a não requerer visões de futuro desagregadas. –Com a agregação, os erros de previsão ficam reduzidos, compensando a necessidade de antecedências mais longas e com a possibilidade do tratamento agregado das informações.

20 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questão de agregação: visão de futuro agregada: –Sendo assim, respondemos a pergunta: Como é então que a maioria das empresas tem sobrevivido? Mas, e quanto as visões de futuro usando dados desagregados (detalhados)?

21 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Conceito de Planejamento Hierárquico Questões de antecedência: visão de futuro desagregada –Previsões desagregadas funcionam bem em cenários aonde a antecedência é de curtíssimo prazo. –Exemplo: na loja, quanto de queijo comprar. Leva menos que um ano e meio; Considera as vendas dos produtos, como o cheeseburguer, que contem queijo. Leva em conta o fornecedor e o suprimento do referido produto, talvez, uma semana seja necessária. –A incerteza com que se trabalha neste momento é maior devido ao grau de desagregação, mas, por outro lado, a incerteza devido a antecedência é muito menor pelo fato de a própria antecedência ser muito menor.

22 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento Ilustrando... INFORMAÇÕES DESAGREGADAS INFORMAÇÕES AGREGADAS

23 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7 Horizonte do Planejamento: Conceito de Hierarquia das Decisões Com esta estrutura hierárquica de decisões subsidiando decisões de níveis imediatamente inferiores, garantimos que as decisões de nível superior são consideradas como direcionadoras (restritivas).

24 OBRIGADO!


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