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Administração Estratégica

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Apresentação em tema: "Administração Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica
1 Professor: Demóstenes Farias Fortaleza, agosto de 2011

2 Retrospecto da aula pelos alunos
Administração Estratégica Agenda de hoje Apresentação da Disciplina Mensagem da Diretoria Pacto de convivência Técnicas e ferramentas de aprendizagem Metodologia de Avaliação Visão panorâmica da Administração Estratégica Auto-apresentação e apresentação dos alunos Retrospecto da aula pelos alunos 1

3 Administração Estratégica
Bibliografia Livro principal Administração Estratégica FERNANDES, Bruno Henrique Rocha e BERTON, Luiz H. Outros livros Campos e armas de competição CONTADOR, José Celso Gestão Estratégica COSTA, Eliezer Arantes Outros autores CERTO, Samuel C & PETER, J.P. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J & PARNELL John Citações FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ ETER DRUCKER, MICHAEL PORTER JACK WELCH, TOM PETERS, CHAN KIM, SUN TZU Artigos, revistas, jornais, vídeos... Outros livros Outros autores: 2

4 Ferramentas de aprendizado
Administração Estratégica Ferramentas de aprendizado Aulas expositivas do Professor + apresentações em PowerPoint Notas de aula Visitas habituais ao site do Professor, para acesso aos materiais e comunicação a utilização dos LIVROS indicados é indispensável FERNANDES & BERTON; CERTO & PETER; e WRIGHT, KROLL & PARNELL 3

5 Administração Estratégica
contextualização AE constitui o maior desafio do administrador: Conduzir uma organização complexa em um ambiente dinâmico e de mudanças rápidas, requer a melhor avaliação possível dos cenários e as melhores decisões. [tendências de mercado; cenário sócio-econômico; decisões governamentais]; As questões de administração estratégica são invariavelmente ambíguas e desestruturadoras e o modo como a administração responde a elas determina se a organização será bem sucedida ou não (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000); (vide grandes empresas e grandes erros de estratégias: IBM; NOKIA) 4

6 O historiador cita Eisenhower (pres. americano 53/61):
Administração Estratégica / Contextualização DAN GARDNER (Revista Época, 20/07/2011), critica a “futurologia”: “a realidade é imprevisível” o que só aumenta o desafio: “Durante 20 anos, o psicólogo Philip Tetlock, da Universidade da Pensilvânia, coletou 28 mil previsões sobre economia e política, feitas por 284 especialistas em diversos campos. [...] Seus acertos variavam de 12% a 15%” O historiador cita Eisenhower (pres. americano 53/61): “Planos são inúteis, mas planejamento é tudo”. O plano é rígido, prevê o problema e a solução. Não funciona, porque não prevê variações. Planejamento é indispensável, porque avalia vários cenários possíveis. Isso é o que grandes líderes fazem – e os bons analistas também”. Quando você pergunta e alguém diz: “Bem, há uma série de fatores”, é uma resposta insatisfatória do ponto de vista psicológico. O ser humano tem aversão à dúvida [...] O cérebro humano não está projetado para conceber o acaso como possibilidade. Somos viciados em certezas. 5

7 Administração Estratégica
Contextualização A direção estratégica de uma organização depende de uma série de considerações: A avaliação, pela alta administração, das oportunidades e ameaças do ambiente externo e a análise dos pontos fortes [vide diferencial competitivo] e pontos fracos da empresa. Os executivos seniors determinam a missão e os objetivos gerais da empresa no contexto, no contexto das oportunidades ou ameaças externas e dos pontos fortes ou fracos internos. Deve levar em conta os desejos competitivos dos vários stakeholders (*) pois será fundamental contar com o seu apoio para a implementação de estratégias bem sucedidas; (*) (públicos interessados): proprietários/acionistas; administradores e funcionários; clientes; fornecedores; comunidades; governos, nas três esferas; 6

8 Primeiros conceitos da Administração Estratégica
“Estratégia se refere aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização” Etapas: [1] formulação da estratégia (desenvolvimento da estratégia); [2] implementação da estratégia (colocação a estratégia em ação); e [3] controle estratégico (assegurar que os resultados desejados sejam alcançados, ajustando, quando cabível, a estratégia ou a sua implementação) (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000) 7

9 Administração Estratégica
Passos da Administração Estratégica AE implica na determinação da missão e objetivos da organização no contexto de seus ambiente externo e interno. A AE pode ser vista como uma série de passos que visem a: [1] analisar oportunidades e ameaças ou limitações do ambiente externo; [2] analisar os pontos fortes e fracos do ambiente interno; [3] estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais [4] formular estratégias (*) que permitam combinar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente; [5] implementar as estratégias; [6] realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000). (*) tanto no nível empresarial, como alcançando, também suas unidades e funcionários; 8

10 Administração Estratégica
MISSÃO – Banco do Nordeste Atuar, na capacidade de instituição financeira pública, como agente catalisador do desenvolvimento sustentável do Nordeste, integrando-o na dinâmica da economia nacional. VISÃO - Banco do Nordeste Ser referência como agente indutor do desenvolvimento sustentável da Região Nordeste. 9

11 Administração Estratégica
PETROBRÁS – Missão: Atender às expectativas de todas as partes interessadas no negócio de estirênicos, diferenciando-se no relacionamento com os seus clientes e com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental. Visão 2015 Seguiremos líderes, reconhecidos como a melhor empresa no mercado regional de produtos estirênicos. 10

12 Administração Estratégica
NESTLÉ - Missão Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. Valores da Empresa Pessoas em primeiro lugar. Qualidade de nossos produtos e serviços. Segurança é inegociável. Respeito para todos, dentro e fora da empresa. Responsabilidade em toda decisão. Paixão pelo que fazemos. 11

13 Administração Estratégica
PÃO DE AÇÚCAR Missão Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas. Visão O Grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil. 12

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PÃO DE AÇÚCAR - Pilares Cliente: nossa razão de ser O Grupo Pão de Açúcar está voltado para os seus clientes, cuidando para que todo contato que ele tenha com as suas marcas se traduza na melhor experiência e alimente uma longa relação de fidelidade.  • Nossa Gente Pessoas com excelência técnica, bem-preparadas e motivadas para assumir desafios, riscos e atitudes inovadoras. Pessoas que gostam de servir, que valorizam o respeito em suas relações internas com o cliente, fornecedores e parceiros, e que se posicionam com garra, independentemente das circunstâncias. • Domínio da tecnologia Atenção a tudo o que acontece no mundo, avaliando sua utilidade e seu retorno para o nosso negócio, para extrair dessas tecnologias disponíveis o máximo aproveitamento. • Sólida estrutura de capital Uma estrutura de capital que permita investimentos em nossa empresa, em nossa gente e em nosso país, operando com eficiência para proporcionar retorno aos acionistas e um crescimento sustentável no longo prazo. 13

15 Administração Estratégica
PETROBRÁS - Valores .: Construímos o futuro Porque acreditamos em um futuro com maior integração, com mais respeito ao homem e seu entorno. E assumimos com otimismo responsável nosso papel de empresa internacional de energia que, com foco na rentabilidade, gera negócios sustentáveis. .: Atuamos com dinamismo Porque somos ágeis e flexíveis e, promovendo os talentos individuais através do trabalho em equipe com empowerment e entusiasmo, geramos novas oportunidades que nos permitem alcançar excelência em nossa capacidade competitiva. .: Nos desafiamos continuamente Porque nossa inspiração é a auto-superação. E a busca da excelência baseada em nossos conhecimentos e talentos nos permite desenvolver tecnologia de vanguarda, e inovar no desenvolvimento de novos projetos que superem os mais elevados padrões. 14

16 Administração Estratégica
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA MAGAZINE LUIZA É participativo e inicia com questionários e pesquisa de clima interno envolvendo todos os colaboradores da empresa. Sua formatação é feita por um comitê da Administração Central e sua divulgação é realizada em um Seminário de dois dias para toda as lideranças da empresa para alinhamento, divulgação e mobilização da gerência com relação aos objetivos estratégicos e metas do ano vigente. Ele ocorre no mês de março e de dois em dois anos, o Seminário é aberto para a participação dos cônjuges, com o objetivo de aproximar a família com as Diretrizes Estratégicas da Empresa. No ano que temos o Encontrão, o repasse do posicionamento estratégico é feito pela própria Direção da Empresa a todos os colaboradores envolvendo todos os funcionários. No ano que não é realizado o Encontrão, cada liderança recebe um kit contendo informações e fita de vídeo para divulgar todas as metas e objetivos do ano para a equipe de base, que também é chamado de repasse. 15

17 Administração Estratégica
MAGAZINE LUIZA – Missão do CENTRO LUIZA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO “Criar um processo interno de educação contínua e permanente, capacitando as pessoas técnica e emocionalmente, visando o seu desenvolvimento global". 16


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