A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Especial e Educação Inclusiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Especial e Educação Inclusiva"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Especial e Educação Inclusiva

2 A INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO ENSINO REGULAR
TEMA A INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO ENSINO REGULAR Raimundo Ribeiro da Silva Valdirene Maria de Souza Ramos

3 JUSTIFICATIVA: INCLUSÃO ESCOLAR É um tema em foco na educação nacional desencadeando a inserção do individuo com deficiência,não apenas no ambiente escolar, mas também em outros ambientes de convívio social. Implica uma reforma de grande importância nas escolas em termo de currículo,avaliação, pedagogia e formas de agrupamento de alunos nas atividades de sala de aula.

4 OBJETIVOS: Identificar os determinantes para a construção de ambientes inclusivos a partir de experiências de inclusão de crianças deficientes em escolas regulares do município de Balsas-MA Analisar as possibilidades de participação de crianças, pais, professores e funcionários de apoio no processo educativo. Identificar os indicadores do envolvimento dos professores e outros profissionais da instituição com o trabalho educativo, assim como os cursos de formação desses profissionais.

5 FUNDAMENTAÇÃO: ANÁLISE HISTÓRICA DA INCLUSÃO SOCIAL,
Discriminação dos deficientes desde os tempos remotos. Povos primitivos- O tratamento para os deficientes em dois aspectos:matavam (grande impecílho), sustentavam (simpatia dos Deuses ) Hebreus (punição de Deus ) impedidos de serviços religiosos. Roma- matava os filhos deficientes. Esparta- eram lançados do alto do taibeto. Povos hindus- Incentivavam os cegos ingressarem nas atividades religiosas.

6 FUNDAMENTAÇÃO: Século XIX- Surgiu escolas de Educação Especial.
Idade Moderna-Locomoção aos portadores de deficiência: cadeira de roda, muletas, bengalas, bastões, macas, coletes, próteses, veículos adaptados e camas móveis. Século XIX- Surgiu escolas de Educação Especial. Século XX- Integração do deficiente na sociedade. 1988- Constituição Federal- elaboração de políticas , leis, criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes.

7 FUNDAMENTAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE NECESSIDADES ESPECIAIS Apresenta em carácter temporário ou permanente, significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, que acarretam dificuldades na interação com meio social, necessitando de recursos especializados para desenvolver seu potencial e superar ou minimizar suas dificuldades.

8 FUNDAMENTAÇÃO: O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS 1990- Conferência Mundial sobre Educação para todos. 1994- Declaração de Salamanca - princípios, políticas e práticas das necessidades educativas especiais e uma linha de ação. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES NO ENSINO REGULAR As leis 4.024/61 e 5.672/71 A constituição do Brasil (1988 ) Estatuto da Criança e do Adolescente (lei n.8069/90 A declaração de Salamanca (1994) A lei n.9394/96

9 FUNDAMENTAÇÃO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO FAMÍLIA-PROCESSO EVOLUTIVO A base da sociedade – a mais primitivas formas de associação da humanidade, uma instituição de direito natural e de grande importância para a formação do indivíduo,onde começamos assimilar hábitos, costumes, crenças, valores e normas. INTERAÇÃO FAMILIA-ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL Papel da família –exerce um importante papel na constituição da nossa sociedade.

10 FUNDAMENTAÇÃO: Família é a unidade básica da sociedade humana.
O dever da família com o processo de escolaridade e sua presença no contexto escolar é publicamente reconhecido na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação. CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA Transformar a escola num ambiente de harmonia entre direção,professores e familiares dos alunos, todos deverão estar empenhados para atingir seu objetivo: o crescimento e progresso da cada uma daquelas crianças.

11 AUTORES PESQUISADOS: ARROYO, Miguel G. Oficio do Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, BRASIL. Constituição de Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional. Lei nº9394, 20 de Dezembro de Brasília, Ministério da Educação, 1996.

12 AUTORES PESQUISADOS: FIGUEIREDO, R. V. Políticas de Inclusão: Escola-Gestão de Aprendizagem na Diversidade- Rio de Janeiro-2002. FONSECA, Vitor da. Educação Especial.Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. FRIZZO, Mariza Nunes. Políticas e Formação de Professor GUEBERT, Mirian Célia Castelliain. Inclusão: uma realidade em discussão-Curitiba: IBPEX,

13 AUTORES PESQUISADOS: HERRERO, M. Jesus Presentacion. Educação de alunos com necessidades especiais_Bauru Edus, (coleção educar). MAZZOTA, Marcos José Silveira. A Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas, Cortez, 2003. BRASIL, ONU-Declaração Universal dos Direitos do Homem SANTOS, L.T. O Olhar do Deficiente

14 METODOLOGIA: Realizado pesquisa de campo em duas escolas da rede púbica municipal, investigando através de questionários, com o objetivo de conhecer o ambiente escolar, verificar as dificuldades e passar para os profissionais o objetivo do nosso trabalho.

15 RESULTADO DA PESQUISA:
80% dos profissionais não estão aptos a trabalhar com as deficiências. A escola não apresenta condições adequadas para receber essas crianças. Não tiveram problema de rejeição, até porque o acesso e a permanência de forma igualitária de todas as crianças no ensino regular são garantido por lei. A concepções dos professores, o processo de inclusão, todos alunos na escola regular, independente de cor, raça, deficiência, oferecendo oportunidade e participação de forma igualitária como pessoas capazes de desempenhar a sua função na sociedade.

16 CONCLUSÃO DO TRABALHO:
Superação das dificuldades, reduz a exclusão e mudanças na prática inclusiva. Preocupados em melhorar condição do ensino- aprendizagem. Proporcionar integração família-aluno-escola, respeitando as limitações das crianças com necessidades educacionais especiais.


Carregar ppt "Educação Especial e Educação Inclusiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google