A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08."— Transcrição da apresentação:

1 BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08

2 O QUE É BIOMASSA? Tem dois conceitos de pontos de vista diferentes mas mesmo assim estão interligados. No ponto de vista da geração de energia, biomassa junta os derivados de organismos vivos, utilizados como combustíveis ou para a sua produção. No ponto de vista da ecologia, o termo biomassa é a quantidade total de matéria viva que existe num ecossistema ou numa população vegetal ou animal.

3 A biomassa é usada na produção de energia a partir da combustão de material orgânico produzido e acumulado num ecossistema, mas nem toda produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do local. Um pouco da energia fabricada é usada no próprio ecossistema. As vantagens são: baixo custo, é renovável, e não polui tanto como outras formas de energia, exemplo: as obtidas pelos combustíveis fósseis.

4 Utilização como combustível
Um dos primeiros empregos da biomassa pelo ser humano para adquirir energia teve início com a utilização do fogo como fonte de calor e luz. O homem quando começou a ter domínio sobe esse recurso, pôde fazer exploração dos minerais, minérios e metais marcando um novo período antropológico. O grande salto da biomassa foi com o advento da lenha na siderurgia, no período da Revolução Industrial.

5 No século XIX, com a tecnologia a vapor aparecendo, a biomassa passou a ser mais importante que antes, para a obtenção da energia mecânica, no setor de transporte e na indústria. No Brasil, foi muito aproveitada, atingindo a marca de 40% da produção energética primária, mas para o meio-ambiente um valor como esse não é bom, afinal, o desmatamento das florestas brasileiras aumentou nos últimos anos.

6 MATERIAIS Os materiais mais usados para a fabricação da biomassa são:
Lenha (só que há muito desmatamento) Pó de serra Casca de arroz  Papéis já usados Bagaços de cana-de-açúcar

7 PRODUTOS DERIVADOS DA BIOMASSA
Bio-óleo Bio-gás Etanol celulósico Bioetanol: no Brasil é feito com cana-de-açúcar, na França com beterraba e nos EUA com milho. Biodiesel: é feito do dendê, da mamona e da soja. Óleo vegetal

8 DESVANTAGENS O resultado poder ser destruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente. Por isso, o respeito à diversidade e a preocupação ambiental devem reger todo e qualquer intento de utilização de biomassa.


Carregar ppt "BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google