A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestre que eu veja !.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestre que eu veja !."— Transcrição da apresentação:

1 Mestre que eu veja !

2 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 28 de outubro de 2012

3 Aprofundando os textos bíblicos:
Jeremias 31,7-9 Salmo 126(125) Hebreus 5,1-6 Marcos 10,46-52

4 O mendigo cego, Bartimeu, encontra-se sentado à beira do caminho.
No evangelho, Marcos 10,46-52, o relato da cura do cego, colocado no fim da caminhada de Jesus a Jerusalém, ressalta que os discípulos precisam de luz para seguir o Mestre no caminho da paixão. O mendigo cego, Bartimeu, encontra-se sentado à beira do caminho.

5 Ao ouvir que Jesus estava passando, clama com todas as forças:
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim (v.47). Jesus se detém e manda chamá-lo, revelando-se como o Messias enviado para manifestar o amor misericordioso de Deus

6 Ao perceber o chamado, o cego joga o manto,
provavelmente o pano que estendia para receber esmolas, e se aproxima de Cristo. Diante da pergunta de Jesus “que queres que te faça?” responde com uma profissão de fé: Rabbuni, que eu veja!

7 A expressão de Jesus: Tua fé te salvou(v.52)
é a mesma que ocorre no relato da cura da mulher em 5,34. Assim, a cura tem sentido de salvação. O cego recupera a vista e segue Jesus pelo caminho, tornando-se verdadeiro discípulo.

8 A primeira leitura, Jeremias 31,7-9,
afirma que, mesmo nos momentos mais dramáticos da caminhada histórica de Israel, quando o Povo parecia privado definitivamente de luz e de liberdade, Deus estava lá, preocupando-se em libertar o seu Povo e em conduzi-lo pela mão, com amor de pai, ao encontro da liberdade e da vida plena.

9 O salmo, 126(125), celebra as maravilhas do Senhor, na esperança de ver a restauração plena da vida.

10 A segunda leitura, Hebreus 5,1-6,
apresenta Jesus como o sumo-sacerdote que o Pai chamou e enviou ao mundo a fim de conduzir os homens à comunhão com Deus.

11 Com esta apresentação, o autor deste texto sugere, antes de mais, o amor de Deus pelo seu Povo; e, em segundo lugar, pede aos crentes que “acreditem” em Jesus – isto é, que escutem atentamente as propostas que Ele veio fazer, que as acolham no coração e que as transformem em gestos concretos de vida.

12 Atualizando O cego Bartimeu representa os que são iluminados pelo Cristo e se comprometem a seguir seu projeto de vida nova. Que possamos superar os obstáculos, deixar o manto, para ir ao encontro do Salvador e descobrir os sinais de sua presença ao longo do caminho.

13 nos liberta do medo e nos traz
A palavra de Deus na celebração Com confiança renovamos nossa fé no Senhor, que nos tira da escuridão, nos liberta do medo e nos traz de volta à vida. Nós, povo sacerdotal, somos convocados a olhar para frente, seguir o caminho da luz, pois o Senhor nos ama e nos conduz para um caminho reto, onde não tropeçaremos.

14 Província portuguesa dos sacerdotes do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
TEXTOS EXTRAIDOS DO: PORTAL DEHONIANOS Província portuguesa dos sacerdotes do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS REVISTA LITURGICA: Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi

15 Que a paz do senhor permaneça com você, Marineves Jesus de Lima
hoje e sempre! Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "Mestre que eu veja !."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google