Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
História da Arte I Pré-História
2
Contexto Divide-se em 4 fases: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos metais; As manifestações artísticas começam no Paleolítico superior, em cerca de a.C. e vão até cerca de a. C. com o fim do período pré-histórico, marcado pelo surgimento da escrita no contexto das grandes civilizações. As sucessivas fases da pré-história coexistem com todos os outros períodos, pois ainda se observam em algumas civilizações.
3
Período Paleolítico
4
Contexto Começa com o Homem de Cro-Magnon (Homo sapiens);
Bandos nômades; Habitavam em cavernas e grutas; Conhece o fogo; Fabricam utensílios e armas de pedra lascada, osso e madeira; Desenvolve a linguagem para se comunicar; Utiliza peles de animais para se abrigar do frio; Acredita na magia e desenvolve rituais, tem sentimento religioso.
5
Paleolítico Superior 1ª fase
Vênus de Lespugue
6
Pintura Características: bastante primitiva;
rabiscos lúdicos de “macarrões”; Impressões de mãos e pés, em negativo ou positivo; Mais tarde surgem desenhos em grafite, sobretudo de contornos de animais. Desenho de observação.
7
Pintura Rupestre em Peche Merle, França
8
Vista geral da caverna de Lascaux – França
9
Cavalo – Lascaux
10
Touros – Lascaux
11
Bisões – Lascaux
12
Escultura Avanço das técnicas de escultura de utensílios em pedra e outros materiais, como madeira osso, marfim, chifre, etc; Predomínio de figuras femininas nuas, com esteatopigia; Menor número de figuras masculinas; Poucos animais esculpidos.
13
Vênus de Hohle Fels - Alemanha
14
Estudo da Vênus de Hohle-Fels com fotomicrografia digital.
15
Vênus de Hohle-Fels: Acondicionamento e manuseio
16
Vênus de Brassempouy - França
17
Vênus de Willendorf - Alemanha
18
Vênus de Savignano – Itália
19
Vênus de Tursac – França
20
Mamute de Vogelherd- Alemanha
21
Cavalo de Vogelherd – Alemanha
22
Paleolítico Superior 2ª fase
Cavalo relinchando: Mas D’Azil – França
23
Pintura Prossegue o traçado monocromático;
Surgem os preenchimentos e sombreados.
24
Gruta de Peche-Merle França
25
Escultura Predomínio de animais;
Verossimilhança que contrasta com a deformidade das vênus; Grande variedade de materiais.
26
Cavalinho de Lourdes – Portugal
27
Friso com bisões em Tuc D’Audoubert – França
28
Paleolítico Superior 3ª Fase
Bisão de Altamira – Espanha
29
Pintura Modelado pictórico e policromia; Pintura propriamente dita;
Simulação de movimento; Escasseiam as representações humanas; Predomínio da fauna – finalidade de magia; No final começam as esquematizações.
30
Caverna de Altamira – Espanha
31
Bisão em Altamira – Detalhe
32
Bisão em Altamira
33
Caverna de Chauvet – França
34
Cavalos em Chauvet (detalhe)
35
Escultura No fim do período aparece uma tendência à estilização;
Arpões de marfim e osso com formas zoomórficas.
36
Ponta de arpão com forma de animal - Bruniquel
37
Período Mesolítico
38
Pintura Aumento das esquematizações e estilizações;
Principal manifestação é a pintura levantina espanhola; Cenas de dança, caça, combates, colheita do mel, narrativa; Tamanhos pequenos, tintas planas; Bastante figuras humanas: homens com plumas e arcos, mulheres com torso nu.
39
Desenhos em Cogull, Lérida – Espanha
40
Desenhos em Cogull – Espanha
41
Abrigo de Bicorp - Espanha
42
Abrigo de Valltorta - Espanha
43
Período Neolítico
44
Contexto Em cerca de 5000 a.C. notável mudança benéfica no clima;
Domínio da obtenção do fogo; Início da agricultura; Domesticação de animais; Formação de povoados sedentários; Construção de choças, palafitas e abrigos em pedra.
45
Pintura Pictografia; Desaparece a representação verossímil dos animais; Dificil legibilidade de cenas e signos representativos; Simplificação da forma humana; Geometrização; Aplicação a objetos, sobreutudo cerâmica.
46
Vaso Dimini - Grécia
47
Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo.
Escultura Descoberta da cerâmica; Motivos impressos em alto ou baixo relevo.
48
Vaso campaniforme – Espanha
49
Vaso neolítico – Portugal
50
Construções megalíticas
Recintos fortificados, templos e túmulos; Tipos: dólmens, menires, alineações de menires, cromlechs, etc.
51
Dolmen de Ferrussac - França
52
Curcuno bei Plouharnel- França
53
Mane Rethual bei Locmariaquer- França
54
Menires em Visbeker-Brautingham - Aleman
55
Alineação de Carnac – França
56
Stonehenge – Inglaterra
57
Cromlech de Carnac – França
58
Idade dos Metais
59
Contexto Divide-se em 3 idades: do cobre, do bronze e do ferro;
Coexiste com as grandes civilizações na Europa até o Império Romano. Grande avanço nas técnicas de fabrico de armas e instrumentos, devido à descoberta da fundição de metais.
60
Idade do Cobre Iniciam-se as grandes civilizações históricas no Egito e na Mesopotâmia; Seguem as construções megalíticas. Descoberta da fundição do cobre com utilização para ferramentas agrícolas, armas.
61
Cairn de Kerleven- França
62
Menir antropomorfo - França
63
Idade do Bronze De 2000 a 1000 a. C., aproximadamente;
Rotas comerciais desde o mediterrâneo até o norte da Europa; Arte decorativa e ornamental, de índole geométrica, com motivos recorrentes como a espiral; Construções: megalitos, talayots, taulas, navetas, cairns, coañas; Na escultura, figuras de pequenas dimensões em bronze e ouro; Fundição de armas, recipientes, objetos ornamentais.
64
Templo de Donon- Inglaterra
65
Túmulo em Dissignac- França
66
Coaña – Espanha
67
Talayot em Menorca – Espanha
68
Taula em Menorca – Espanha
69
Naveta de Tudons - Espanha
70
Cairn Barnenez – França
71
Carro de Trundholm – Dinamarca
72
Artefatos encontrados em escavações
73
Idade do Ferro De 1000 a. C. até a civilização romana;
Coexiste comas culturas grega, etrusca e romana; Destaque para a cultura Celta, dividida em dois períodos: Hallstatt, de 1000 a 500 a.C. e Tène, de 500 até a era cristã; Rico trabalho em fundição e modelagem de caldeirões, jarros, cintos escudos, jóias, etc.
74
Carro ritual do período Hallstatt – Áustria
75
Carro ritual Hallstatt – Yugoslávia
76
Estátua Hallstatt de bronze – Áustria
77
Pingente Hallstatt de ouro – Áustria
78
Prato de cerâmica Hallstatt – Alemanha
79
Caldeirão de Gundestrup, período Tène – Irlanda
80
Broche de Tara – Irlanda
81
Arte de La Tène reproduzida em manuscrito irlandês
82
Torque de ouro – Portugal
83
Elmo da cultura Samnita (pré-romana) – Itália
84
Vaso de cerâmica La Tène – Suíça
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.