A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RADIOATIVIDADE. Toda a matéria é composta por átomos. Os átomos são constituídos por um núcleo (composto por próton, com carga positiva, e neutrons, sem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RADIOATIVIDADE. Toda a matéria é composta por átomos. Os átomos são constituídos por um núcleo (composto por próton, com carga positiva, e neutrons, sem."— Transcrição da apresentação:

1 RADIOATIVIDADE

2 Toda a matéria é composta por átomos. Os átomos são constituídos por um núcleo (composto por próton, com carga positiva, e neutrons, sem carga) ao redor do qual giram os elétrons, com cargas negativas.

3 A radioatividade é um processo natural decorrente da liberação de energia de um núcleo atômico cuja relação entre o número de prótons e de neutrons resulta em uma configuração instável;

4 O processo modifica a relação próton/neutrons do núcleo e leva a configurações estáveis (não radioativas).

5 O ambiente no qual vivemos é naturalmente radioativo.

6 1º Por exemplo, respiramos Carbono 14, que é radioativo, e é formado a partir da interação das radiações cósmicas com a atmosfera; 2º Comemos bananas que apresentam em sua composição Potássio 40, com núcleo instável, emissor de raios gama, entre outros.

7 Vivendo em um ambiente radioativo, os seres humanos, e todos os demais seres vivos, são naturalmente radioativos.

8 O problema está na quantidade de radiação à qual estes seres venham a ser expostos: acima de certo nível a exposição às radiações provoca, no corpo humano, e nos demais seres vivos, algumas reações adversas:

9 A geração de radicais livres, provocando oxidação nas moléculas biológicas (DNA, etc.);

10 Alterações no material genético, impedindo as células de se reproduzirem;

11 Alterações na material genético, levando à transformação celular que, eventualmente, e em função de uma série de fatores que incluem características próprias e a predisposição do indivíduo irradiado, pode degenerar em câncer.

12

13 Mas níveis baixos de radiação são absorvidos sem maiores conseqüências pelas células do corpo humano, que possuem mecanismos de defesa e de recuperação.

14 Segundo as cientistas, os estudos disponíveis, relativos à questão da exposição à baixas doses de radiação, não são conclusivos quanto à indução, ou não, de cânceres em seres humanos.

15 Na falta de embasamento científico assume-se que, no que diz respeito a exposições à radiação resultantes de atividade humana, deve imperar a prudência: as doses devem ser as menores possíveis, dentro do razoável, considerados os fatores econômicos e sociais envolvidos.

16

17

18

19 Nomes: Francyni Sobreiro Tatiane Oliveira Nº: 14, 38 2º A Prof. Márcia...


Carregar ppt "RADIOATIVIDADE. Toda a matéria é composta por átomos. Os átomos são constituídos por um núcleo (composto por próton, com carga positiva, e neutrons, sem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google