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Caracterização de um Computador André Coutinho 1.

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Apresentação em tema: "Caracterização de um Computador André Coutinho 1."— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização de um Computador André Coutinho 1

2 Qual o nome do primeiro computador? ENIAC André Coutinho2

3 Tipos de Computadores Grande porte : Supercomputadores Mainframes Médio porte: Minicomputadores Estações de Trabalho (Workstations) Pequeno porte: Microcomputadores:Desktop Notebook Grande porte : Supercomputadores Mainframes Médio porte: Minicomputadores Estações de Trabalho (Workstations) Pequeno porte: Microcomputadores:Desktop Notebook André Coutinho3

4 São os mais potentes, os mais rápidos, os maiores, mas também os mais poderosos. São concebidos com o fim de executarem cálculos científicos complexos. Os Supercomputadores processam a informação na ordem dos BIPS (biliões de instruções por segundo), e são utilizados em aplicações mais específicas, ligadas à investigação científica e utilização militar. Supercomputadores André Coutinho4

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6 São também designados por computadores de grande porte, sendo mais pequenos que os Supercomputadores. A sua principal utilização é no processamento de informação na ordem dos MIPS, podendo aceder a volumes de informação da ordem dos Giga Bytes. A sua principal utilização é no processamento de grandes quantidades de informação sendo bastante utilizados pelos Bancos, Companhias de Seguros e Companhias Aéreas, na Internet, principalmente em transacções de Comércio Electrónico. Mainframes André Coutinho6

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8 São sistemas mais pequenos, de uso genérico. Diferenciam-se dos Microcomputadores, devido ao facto de poderem servir múltiplos utilizadores (computador central/servidor de uma Rede de computadores), e são mais lentos que Mainframes. Existem Minicomputadores, bastante potentes, a que é usual designar de Super-Mini, muito próximos das Mainframes. Minicomputadores André Coutinho8

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10 Correspondem aos computadores já com grande poder de processamento, superior aos micro-computadores. São geralmente usadas em aplicações de CAD/CAM. Estações de Trabalho (Workstations) André Coutinho10

11 André Coutinho11

12 Correspondem aos computadores da gama mais baixa. São geralmente usados para uso pessoal, daí a designação vulgar de computador pessoal, PC - Personal Computer. O número de periféricos ligados a este computador é limitado, pois em geral destinam-se a um único utilizador. Microcomputadores André Coutinho12

13 André Coutinho13

14 Notebooks Os computadores portáteis são máquinas muito compactas, com a vantagem de poderem ser levados para toda a parte. A principal limitação é a autonomia de bateria que, em regra, fornece energia para pouco mais de cinco horas. André Coutinho14

15 André Coutinho15

16 Palmtops Os computadores de bolso também conhecidos por palmtops ou PDA (sigla de personal digital assistant), são uma versão moderna de agendas de bolso. Além dos contactos telefónicos e do correio electrónico, a maior parte consegue também aceder à Internet e abrir e editar ficheiros das principais aplicações (ex: Processador de texto, folha de cálculo, etc.) André Coutinho16

17 André Coutinho17

18 Interface É a fronteira através da qual o utilizador da aplicação comunica com o computador. André Coutinho18

19 Características Principais: Ponteiro/ Cursor – símbolo em forma de seta que aparece no ecrã e que pode ser movido para seleccionar objectos e comandos. André Coutinho19

20 Características Principais: Ícones – Pequenas imagens em forma de logótipo. André Coutinho20

21 Características Principais: Ambiente de trabalho (desktop) – A área do ecrã onde os ícones, as pastas, os ficheiros se encontram. André Coutinho21

22 Características Principais: Janelas – Uma área rectangular existente no ecrã. As janelas podem dividir o ecrã em áreas diferentes e em cada janela pode correr um programa diferente. André Coutinho22

23 Componentes e Dispositivos na Unidade de Sistema André Coutinho23

24 Unidade Central de Processamento (CPU) A Unidade de Processamento Central (CPU) é o processador (chip) principal de um computador, o seu «cérebro». Processa instruções, efectua cálculos e gere o fluxo da informação. O CPU comunica com os dispositivos de recolha, disponibilização e armazenamento de modo a desempenhar as tarefas requeridas. André Coutinho24

25 Alguns construtores de CPUs: - Intel - AMD - Motorola - Etc… André Coutinho25

26 Cada caracter que introduzimos é transformado num conjunto de dígitos binários : Caracter Codificado em Binário. Como se organiza a informação? Exemplo de um texto convertido em código binário André Coutinho26

27 Unidades de Informação A unidade mínima de informação, com a qual funcionam os sistemas informáticos é o bit. A sua designação resulta da contracção dos termos ingleses binary e digit. Trata-se dum agrupamento de 8 bits, sendo a unidade utilizada como base de quantificação da informação. 1 Byte 1 Byte = 8 bits 1 KB 1 KB = 1024 bytes 1 MB 1 MB = 1024 Kbytes 1 GB 1 GB = 1024 MB 1 TB 1 TB = 1024 GB BI NARYIT DIG BIT BYTE Múltiplos mais utilizados André Coutinho27

28 Um computador recolhe, processa, armazena e disponibiliza informação. Como funciona o Computador Processamento A Unidade de Processamento Central (CPU) é o processador (chip) principal de um computador, o seu «cérebro». Processa instruções, efectua cálculos e gere o fluxo da informação. O CPU comunica com os dispositivos de recolha, disponibilização e armazenamento de modo a desempenhar as tarefas requeridas. André Coutinho28

29 Um computador recolhe, processa, armazena e disponibiliza informação. Como funciona o Computador Armazenamento Um dispositivo de armazenamento lê e guarda informação. O computador usa a informação para executar tarefas. São dispositivos de armazenamento o disco rígido, as Pen´s, os CDs, os Discos externos. André Coutinho29

30 Componentes de um sistema informático HARDWARE SOFTWARE SistemaInformático Computador + Periféricos Sistema Operativo Aplicações HARDWARE - representa todos os dispositivos físicos dum sistema informático, electrónicos, mecânicos e electromecânicos (ex.: o computador e os periféricos). SOFTWARE - diz respeito a todos os programas mais ou menos complexos de instruções, capazes de colocar em funcionamento o hardware, sob a intervenção mais ou menos activa (ou interactiva) do utilizador. André Coutinho30

31 Hardware Ou suporte físico, representa todo o conjunto de equipamentos e componentes num computador: os vários tipos de periféricos * qualquer peça de hardware ligada a um computador Hardware O hardware e o software são dois componentes básicos do computador. André Coutinho31

32 HARDWARE Computador - Hardware Estrutura Dispositivos de entrada (INPUT)Dispositivos (INPUT) Dispositivos de saída (OUTPUT)Dispositivos (OUTPUT) Unidade Central de Processamento ( CPU ) Memórias ou dispositivos dispositivos de armazenamento de armazenamento André Coutinho32

33 Unidade Central de Processamento CPU - Central Processor Unit Unidade Central de Processamento CPU - Central Processor Unit Instruction Set Cada CPU possui uma linguagem própria designada por Instruction Set, através da qual o computador (o CPU mais especificamente) é instruído a executar qualquer programa. Esta linguagem é composta por sequências binárias. A CPU está para um computador, assim como o cérebro está para o ser humano. Este é responsável pela execução das instruções do software recorrendo a todos os componentes da arquitectura envolvente para realizar as tarefas que não dependam exclusivamente de si (ex.: leitura do teclado, impressão, apresentação no ecrã, etc.). André Coutinho33

34 A memória funciona como um quadro preto sobre o qual se está constantemente a escrever. Quando se desliga o computador, os dados armazenados (escritos) na memória desaparecem. Memórias A memória mede-se em bytes. Actualmente é recomendável que o seu computador tenha no mínimo uma memória de 1/2 Gb. Pode melhorar o desempenho do seu computador aumentando a memória. André Coutinho34

35 Classes de Memória – valença aqui RAMRAMROMROM ROM PROM EPROM EEPROM SRAM DRAM ROM (Read Only Memory) ROM (Read Only Memory) - Memória só de leitura. São memórias cujo conteúdo estático, não pode ser alterado pelo computador, servindo unicamente para leitura. Esta classe de memória é não volátil isto é, o seu conteúdo é mantido, independentemente do computador estar ou não ligado. RAM (Random Access Memory) RAM (Random Access Memory) - Memória de acesso aleatório, onde se podem realizar tanto operações de escrita como de leitura de dados. Ao contrário da classe anterior, estas memórias são voláteis isto é, o seu conteúdo é apagado sempre que se desliga o computador. O computador executa os programas e armazena a informação, através desta memória. Os programas e os dados são introduzidos e guardados nesta memória, temporariamente. Quando falamos em capacidade de memória de um computador, referimo-nos ao total de memória RAM. André Coutinho35

36 Dispositivos de armazenamento Porquê guardar um ficheiro? Quando se cria uma documento, o computador armazena-o na memória temporária. Se pretendemos guardar esse documento para utilização futura, devemos guardá-lo no disco rígido ou numa disquete. Se não o guardar, o documento perder-se-á se houver uma falha de corrente ou quando desligar o computador. André Coutinho36

37 O Disco Rígido: O disco rígido é um dispositivo de armazenamento interno que está no interior do computador. Dispositivos de armazenamento André Coutinho37

38 Periféricos de Entrada – dispositivos através dos quais a informação é fornecida ao computador. Periféricos de Saída - permitem a apresentação externa da informação. Periféricos Mistos (Entrada e Saída) – são dispositivos que permitem entrada e saída de informação do computador. Os periféricos são dispositivos que interna ou externamente lêem, armazenam e mostram a informação. As trocas de informação com o exterior são realizadas através destes dispositivos. A interface entre o computador e os periféricos é feita através da unidade de entrada/saída. Periféricos-Unidade de Entrada /Saída Estes podem subdividir-se de acordo com o sentido do fluxo da informação: André Coutinho38

39 Joystick Microfone Rato Teclado Scanners Equipamentos Periféricos Periféricos de Entrada (Input) André Coutinho39

40 Monitor Impressora - Vídeo projector Colunas Equipamentos Periféricos Periféricos de Saída (Output) André Coutinho40

41 Unidade de CD/ DVD Equipamentos Periféricos Periféricos Mistos (Input e Output) André Coutinho41

42 Memórias É na memória que são armazenados os dados para processamento. Dois tipos de memórias: a memória principal (central ou primária) e a memória secundária (auxiliar ou de massa) A memória principal funciona como um quadro preto sobre o qual se está constantemente a escrever. Quando se desliga o computador, os dados armazenados (escritos) na memória desaparecem. 42

43 Memória Principal RAM RAM (Random Access Memory): Memória de acesso aleatório, onde se podem realizar tanto operações de escrita como de leitura de dados. Memória volátil, isto é, o seu conteúdo é apagado sempre que se desliga o computador. O computador executa os programas e armazena a informação, através desta memória. Os programas e os dados são introduzidos e guardados nesta memória, temporariamente. Quando falamos em capacidade de memória de um computador, referimo-nos ao total de memória RAM. 43

44 Memória Principal ROM (Read Only Memory): Memória só de leitura. São memórias cujo conteúdo estático não pode ser alterado pelo computador, servindo unicamente para leitura. Memória não volátil O seu conteúdo é mantido, independentemente do computador estar ou não ligado. É considerada um livro de instruções. O sistema básico de entrada/saída é guardado na ROM para que possa ser executado quando o computador é ligado. 44

45 Motherboard (Placa Principal – Permite o funcionamento da memória Principal) Permite que o processador comunique com todos os periféricos Contém todos os componentes e circuitos básicos 45

46 Memória Secundária (Armazenamento) Quando se cria um ficheiro, o computador armazena-o na memória temporária. Se pretendemos guardar esse documento para utilização futura, devemos guardá-lo no disco rígido, CD ou numa pen (memórias secundárias). Se não o guardar, o documento perder-se-á se houver uma falha de corrente ou quando desligar o computador. Um dispositivo de armazenamento lê e guarda informação. O computador usa a informação para executar tarefas. 46

47 Software Representa todos os programas que possibilitam desde o funcionamento do próprio sistema e sua gestão ao mais baixo nível, até à realização das mais variadas tarefas como: a elaboração de gráficos, tratamento de textos, a contabilidade da empresa, a organização da agenda pessoal e todo o tipo de jogos e programas educativos. Software André Coutinho47

48 Sistema Operativo Computador Digital - Software Software de Aplicação Tipos de Software Aplicações Hardware Software Utilizador Processadores de Texto Folhas de Cálculo Editores Gráficos Bases de Dados Comunicação de Dados Software do Sistema Sistema Operativo André Coutinho48

49 Software de Sistema São todos os programas responsáveis pelo funcionamento do computador e pela gestão de todo o todo o seu hardware: Sistema Operativo Software de Aplicação É representado pelo conjunto de programas que permitem ao computador executar tarefas práticas e úteis para o dia-a-dia do utilizador. Estes programas são normalmente designados por aplicações. Software ( de sistema e de aplicação) André Coutinho49

50 Sistemas Operativos Funcionam como elemento de ligação entre o utilizador e o computador, facilitando a comunicação entre ambos. Funções principais: - gerir as trocas de dados e informações entre o microprocessador, os vários componentes e os periféricos; - permite optimizar a instalação e configuração de periféricos; - disponibilizar ao utilizador um conjunto de programas que facilitam a gestão do sistema e da informação (copiar disquetes, listar o conteúdo de um disco, fazer cópias de segurança...) - enviar mensagens informativas e de erro para o exterior (cópia terminada, ficheiro em impressão, disquete protegida...) Software de Sistema André Coutinho50

51 Exemplos de sistemas operativos - Microsoft Windows 95/98 - Microsoft Windows Millenium - Microsoft Windows XP - Microsoft Windows NT Workstation - Microsoft DOS (Disk Operating System) - Windows Vista - UNIX, LINUX Software de Sistema André Coutinho51

52 Software de aplicação Exemplos: - Tratamento de Texto (WORD) - Folha de cálculo (EXCEL) - Sistemas de gestão de bases de dados (ACCESS) - Apresentações Gráficas (POWER POINT) Software de Aplicação André Coutinho52

53 Aquisição de um Sistema Informático Aspectos a ter em atenção: Processador Memória RAM Capacidade do disco Placa gráfica 53André Coutinho

54 Caracterização de um Computador FIM 54


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