A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GABARITO – AULA 26 PREPOSIÇÃO/ CONJUNÇÃO/ VERBO. 01. (EMBRAER 2004) No verso – tão doentes da partida – a preposição da, no contexto em que está empregada,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GABARITO – AULA 26 PREPOSIÇÃO/ CONJUNÇÃO/ VERBO. 01. (EMBRAER 2004) No verso – tão doentes da partida – a preposição da, no contexto em que está empregada,"— Transcrição da apresentação:

1 GABARITO – AULA 26 PREPOSIÇÃO/ CONJUNÇÃO/ VERBO

2 01. (EMBRAER 2004) No verso – tão doentes da partida – a preposição da, no contexto em que está empregada, encerra ideia de: (A) finalidade. (B) modo. (C) consequência. (D) causa. (E) tempo.

3 02. (EMBRAER 2005) No período – Não temos dinheiro para contratar artista famoso. – o termo em destaque indica: (A) causa. (B) lugar. (C) finalidade. (D) consequência. (E) companhia.

4 03. (EMBRAER 2005) Observe os versos: e pode enfim mudar-se a nossa estrela antes que faça / o estrago As conjunções em destaque, e / antes que, estabelecem, entre as orações do período em que se encontram, respectivamente, relações de sentido de: (A) adição e concessão. (B) adversidade e causa. (C) consequência e causa. (D) causa e conclusão. (E) adição e tempo.

5 04. (EMBRAER 2006) A oração – … se ele não estiver em chamas. – quanto ao sentido, indica. Substituindo-se a conjunção se por caso, o verbo assume a forma. As lacunas acima devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: (A) modo … está (B) condição … esteja (C) tempo … estiver (D) causa … estará (E) explicação … estaria

6 05. (EMBRAER 2007) 05. Em – depois morreremos DE MEDO – a preposição DE forma uma expressão indicativa de: (A) tempo. (B) lugar. (C) modo. (D) causa. (E) condição.

7 06. (EMBRAER 2008) Observe os versos: I. não falaria em Deus nem no Pecado /– muito menos no Anjo Rebelado II.... e um belo poema – ainda que de Deus se aparte – O sentido das expressões muito menos e ainda que equivale, respectivamente, ao de: (A) ou seja e por mais que. (B) até mesmo e como. (C) inclusive e portanto. (D) com exceção e logo que. (E) nem mesmo e embora.

8 07. (EMBRAER 2009) No trecho – No papel, o hidrogênio é o combustível do futuro: não polui e existe em quantidades imensas, pois pode ser extraído da água. – as orações em destaque funcionam como uma: (A) explicação. (B) dúvida. (C) fala. (D) citação.

9 08. (EMBRAER 2010) Leia atentamente o poema de Manuel Bandeira. Do pranto Não tentes consolar o desgraçado Que chora amargamente a sorte má. _____o tirares por fim do seu estado, Que outra consolação________ restará? Para obter o significado do texto, os espaços devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com: (A) Se … lhe (B) Quando … o (C) Apesar de … lhes (D) À medida que … a

10 09. ( EMBRAER 2011) O sentido que contém as informações do período – Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. – está corretamente indicado na seguinte reescrita: (A) Não fora o amor comum, palrador e vazio; mas um sentimento sério, grave e absorvente. (B) Não fora o amor comum, palrador e vazio; portanto um sentimento sério, grave e absorvente. (C) Não fora o amor comum, palrador e vazio; como um sentimento sério, grave e absorvente. (D) Não fora o amor comum, palrador e vazio; nem um sentimento sério, grave e absorvente.

11 10. (EMBRAER 2012) No trecho – Se todos saíssem da garagem ao mesmo tempo, não haveria espaço suficiente nas ruas para ficarem parados um atrás do outro. –, as informações são apresentadas de forma: (A) ambígua. (B) contraditória. (C) hipotética. (D) cômica.

12 11. (EMBRAER 2012) Em – A alternativa, o metrô, mesmo sendo o maior do país com 70 km, não serve toda a população. –, a oração em destaque pode ser substituída, sem prejuízo de sentido ao texto, por: (A) embora seja o maior do país com 70 km. (B) como é o maior do país com 70 km. (C) ou é o maior do país com 70 km. (D) quando for o maior do país com 70 km.

13 12. (VUNESP 2013) O trecho do quarto parágrafo – Por telefone, falar com o responsável seria mais rápido e eficaz, reduzindo o tempo para solucionar problemas, mas quase ninguém fazia isso. – está corretamente reescrito, sem alteração da mensagem do texto, em: Por telefone, falar com o responsável seria mais rápido e eficaz, reduzindo o tempo para solucionar problemas, (A) no entanto, quase ninguém fazia isso. (B) tanto que quase ninguém fazia isso. (C) caso quase ninguém fizesse isso. (D) assim, quase ninguém fazia isso. (E) contanto que quase ninguém fizesse isso

14 13. (VUNESP 2013) É fácil entender que o computador nos coloca em situação confortável, pois não é preciso responder no momento, podem-se elaborar as respostas, ganha-se tempo e, além de tudo, ninguém nos vê. Porém, em função da perda de sinais, como a expressão facial, a postura e o tom da voz, aumentam as más interpretações. O termo pois introduz, com relação à primeira parte do enunciado, (A) um contraste. (B) uma justificativa. (C) uma condição. (D) uma finalidade. (E) uma concessão.

15 14. (VUNESP 2013) Assinale a alternativa em que a flexão verbal está em conformidade com a norma culta. (A) Mesmo que o uso da internet esteje ocasionando tanta preocupação, ainda assim é importante salientar sua importância. (B) Se não se fazer nada para evitar o surgimento de um mercado negro de venda de identidades, estaremos correndo sério perigo. (C) A empresa não reaveu as informações acerca dos candidatos. (D) O fim do esquecimento terá consequências profundas se não impormos um fim a essa difamação na internet. (E) Quando a população vir o resultado dessa falta de controle do uso de dados pela internet, talvez seja muito tarde.

16 15. (VUNESP 2013) Nunca comungou, contudo, de um certo travo saudosista. A expressão destacada estabelece relação de: (A) concessão. (B) alternância. (C) temporalidade. (D) adversidade. (E) conclusão.

17 16. (VUNESP 2013) Considere o trecho: Como as músicas eram de protesto, naquele mesmo ano foi enquadrado na lei de segurança nacional pela ditadura militar e exilado. O termo Como, em destaque na primeira parte do enunciado, expressa ideia de: (A) contraste e tem sentido equivalente a porém. (B) concessão e tem sentido equivalente a mesmo que. (C) conformidade e tem sentido equivalente a conforme. (D) causa e tem sentido equivalente a visto que. (E) finalidade e tem sentido equivalente a para que.

18 17. (VUNESP 2013) Leia o trecho – Ele foi o último a sair, ligou para saber como estava o trânsito e evitou engarrafamentos. – está reescrita, sem alteração de sentido, em: Ele foi o último a sair, ligou para saber como estava o trânsito e, (A) assim, evitou engarrafamentos. (B) contudo, evitou engarrafamentos. (C) embora, evitou engarrafamentos. (D) porém, evitou engarrafamentos. (E) entretanto, evitou engarrafamentos.

19 18. As expressões Antes que / Mas e se, em destaque no trecho da canção, indicam, respectivamente, no contexto, ideia de: (A) tempo, modo, condição. (B) lugar, adversidade, modo. (C) causa, tempo, fim. (D) modo, adversidade, causa. (E) tempo, adversidade, condição.

20 19. ANULADA – ALTERNATIVAS REPETIDAS! (VUNESP 2013) 19. Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas, em conformidade com a norma- padrão de conjugação verbal. Há quem acredite que alcançará o sucesso profissional quando__________ um diploma de mestrado, mas há aqueles que__________ de opinião e procuram investir em cursos profissionalizantes. (A) obtiver … divirgem (B) obter … divergem (C) obtesse … devirgem (D) obter … divirgem (E) obtiver … divergem

21 20. (VUNESP 2013) 20. Observe a passagem:... são algumas das pessoas que não concluíram o ensino superior e se tornaram profissionais bem-sucedidos. Assinale a alternativa em que o acréscimo de uma conjunção explicita a ideia de oposição entre as orações dessa passagem. (A) e, assim, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (B) e, pois, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (C) e, contudo, se tornaram profissionais bem- sucedidos. (D) e, portanto, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (E) e, porque, se tornaram profissionais bem-sucedidos.

22 21. (VUNESP 2013) Observe a passagem: Nos últimos tempos, o artista dizia no estilo direto habitual que, ___________ fosse um rapaz hoje, em lugar de fazer arquitetura, percorreria a rua protestando contra este mundo em que vivemos. Assinale a alternativa que apresenta uma expressão que introduz a oração destacada, sem alterar o sentido do texto. (A) já que (B) ainda que (C) embora (D) se acaso (E) porque

23 22. (VUNESP 2013) Considere as frases e a relação de sentido que estabelecem: (a) Algumas empresas, entretanto, por incapacidade gerencial, operam em um vácuo de regras. (b) Tornam-se erráticas e caóticas, tomando decisões ao sabor do momento. É correto afirmar que as frases (a) e (b) estabelecem, entre si, uma relação de: (A) tempo e modo. (B) causa e consequência. (C) conformidade e condição. (D) alternância e proporção. (E) comparação e concessão.

24 23. (VUNESP 2013) A palavra destacada no trecho – … Se tivéssemos que comprar tudo, não seria viável... – expressa uma: (A) finalidade e pode ser substituída por Para. (B) conclusão e pode ser substituída por Então. (C) causa e pode ser substituída por Pois. (D) comparação e pode ser substituída por Como. (E) condição e pode ser substituída por Caso.

25 24. (VUNESP 2013) No trecho – Enquanto comia, eu pensava: Deus do céu, como caqui é bom! – o termo destacado expressa circunstância de: (A) lugar. (B) modo. (C) tempo. (D) dúvida. (E) intensidade.

26 25. (VUNESP 2013) 25. A forma verbal que expressa ideia de futuro está destacada em: (A) Não se engane : o que é lixo para alguns pode ser matéria-prima para outros. (B) Esses alunos também aprendem a consertar computadores antigos. (C) …Se tivéssemos que comprar tudo, não seria viável, completou. (D) … é inspirador o relato de Dionatan Gabriel, aluno da turma avançada de robótica do CMID que, aos 16 anos, já sabe qual será sua profissão. (E) Quero ser programador…

27 26. (VUNESP 2013) 26. Observe as passagens textuais: Na Flip, como nas Copas por aqui… Como lembrou outro dos convidados da festa literária… Conforme o contexto em que estão empregados, os termos em destaque remetem, correta e respectivamente, ao sentido de: (A) causa e comparação. (B) comparação e conformidade. (C) conformidade e causa. (D) consequência e comparação. (E) condição e causa.

28 27. (VUNESP 2013) No trecho – Ou vamos desaparecer por extinção, como os pandas, que deixaram de se reproduzir como deveriam? –, os termos destacados estabelecem, respectivamente, relações de: (A) finalidade, modo e alternância. (B) consequência, proporção e condição. (C) causa, comparação e modo. (D) condição, finalidade e conformidade. (E) explicação, consequência e comparação.

29 28. (VUNESP 2013) Alternativa em que a oração destacada expressa finalidade, em relação à outra que compõe o período. (A) Se deixou de bajular os príncipes e princesas do século 19, passou a servir reis e rainhas do (B) Pensa o garçom, antes de conduzi-lo à última mesa do restaurante... (C) Você é que foi ao restaurante para homenageá- lo. (D)... nenhum emblema preencherá o vazio que carregas no peito –... (E) O garçom boceja, tira um fiapo do ombro...

30 29. (VUNESP) As palavras destacadas que expressam ideia de tempo são: (A) algo, especialmente e Quando. (B) Desde, especialmente e algo. (C) especialmente, Quando e depois. (D) Desde, Quando e depois. (E) Desde, algo e depois.

31 30. (VUNESP 2013) Substituindo-se a expressão em destaque na oração – Apesar de confiáveis, esses dados ainda não são definitivos. –, sem que tenha seu sentido alterado, ela estará corretamente reescrita em: (A) Embora confiáveis, esses dados ainda não são definitivos. (B) Visto que confiáveis, esses dados ainda não são definitivos. (C) Ao passo que confiáveis, esses dados ainda não são definitivos. (D) Uma vez que confiáveis, esses dados ainda não são definitivos. (E) Desde que confiáveis, esses dados ainda não são definitivos.


Carregar ppt "GABARITO – AULA 26 PREPOSIÇÃO/ CONJUNÇÃO/ VERBO. 01. (EMBRAER 2004) No verso – tão doentes da partida – a preposição da, no contexto em que está empregada,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google