A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia – séculos VII-V a.C. Pintura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia – séculos VII-V a.C. Pintura"— Transcrição da apresentação:

1 Grécia – séculos VII-V a.C. Pintura
Prof. Renato Denadai da Silva

2 Período Arcaico – fim da “idade das trevas”: revitalização dos centros urbanos, do comércio, da escrita e das artes. Surgimento da pólis (cidade-estado) – centro do mundo grego (Aristóteles = “Zóon politikon”) Comércio – contato com Egito e Oriente Médio (Ásia Menor). Primeiras produções artísticas do período recebem influências dessas civilizações (Geometria e Rigidez). Cerâmica decorada com padrões geométricos e cenas de caráter simples e esquemático.

3 A lamentação pelo morto (700 a.C.)

4

5 Porém, produção artística grega não tomou o mesmo rumo da egípcia: sem interferência dos sacerdotes e dos reis. Artistas livres para inovar e experimentar novas técnicas – criatividade. Isso não significa que os gregos abandonaram a religião – mantiveram os deuses na arte também, mas eram livres para mudar a tradição. Arte deixa de ser anônima – valorização do artista e sua criatividade pessoal

6 Pintura Fonte única: cerâmica (azeite e vinho)
Principal centro produtor: Atenas século VI a.C.: figuras ainda mostradas de perfil, olhos de frente, mas os corpos já não são desenhados ao modo egípcio. A maior das inovações: escorço (perspectiva – “encurtar”) – início do sepultamento da velha arte. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega.

7 Exemplo de Escorço com cilindros.
O CRISTO MORTO (1470) ANDREA MANTEGNA

8 Aquiles e Ájax jogando damas
Figuras Negras Figuras negras sobre o fundo vermelho Principal artista: Exéquias. Aquiles e Ájax jogando damas

9 Ânfora grega com corrida a pé masculina, séc. VI a.C.

10 Aquiles matando Pentesileia, rainha das amazonas

11 Figuras Vermelhas 530 a.C. – Grupo Pioneiro ( Eufrônio, Eutimides, Smikros, Hypsias, o Pintor Dikaios e Fíntias) inverte o esquema de cores: figuras vermelhas em fundo negro Ânfora ática bilíngue (525 / 520 a.C.)

12 Hefesto e Tétis

13 A despedida do guerreiro (510-500 a.C.) - Eutimides


Carregar ppt "Grécia – séculos VII-V a.C. Pintura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google