A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA & PRODUÇÃO ESCRITA - 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA & PRODUÇÃO ESCRITA - 1"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA & PRODUÇÃO ESCRITA - 1
AULA 01

2 VOCÊ ACREDITA NESTA IMAGEM?

3 E NESTA AQUI?

4 REFLETINDO... EM SUA OPINIÃO, O HOMEM NASCEU FALANDO?
COMO SE DEU O PROCESSO DA ESCRITA? QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DA ESCRITA? O QUE É LER? O QUE É NECESSÁRIO PARA SE LER? VOCÊ SABE LER?

5

6

7

8

9

10

11

12 Ler é Para Barbosa (1994,p.118)   Ler é atribuir significado a um texto escrito. Esse significado depende do que o leitor já conhece sobre o assunto, das informações não – visuais de que dispõe, do seu interesse e das questões que o texto trata.

13 SABER LER ... . De acordo com Abramovick (1994), saber ler é muito mais do que juntar letras, codificar e decodificar palavras. É preciso saber questionar o mundo e assumir uma postura autônoma e crítica.

14 O QUE É LER ? A informação e a compreensão estão ligadas ao indivíduo, à sua estrutura cognitiva e dependem tanto do que se conhece quanto do que se procura saber.

15 PROCESSO DE LEITURA PROCESSO DE LEITURA ENVOLVE AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS: Seleção A mente seleciona o que interessa. Escolha do que é relevante.

16 ESTRATÉGIAS DE LEITURA:
Predição Antecipação dos fatos. Percepção de pistas dadas pelo texto.

17 ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Inferência Complemento que o leitor fornece ao texto a partir de conhecimentos prévios. Autocontrole Formula perguntas enquanto lê. Mantém – se atento.

18 ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Autocorreção No momento de dúvida ( predição não confirmada) reformula as hipóteses.

19 Texto TECENDO A MANHÃ

20 CONCEITO DE LINGUAGEM:
LINGUAGEM é o nome que se dá aos diferentes recursos, utilizados pelo homem para se comunicar. Ela pode ser VERBAL ( oral e escrita) ou NÃO VERBAL ( por meio de gestos, desenhos, figuras, fotografias, traços fisionômicos...)

21

22 O QUE É LÍNGUA ?

23 LINGUA Língua é um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade.

24 Português Língua é um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade..

25 INGLÊS Language is a system of conventional signs used by members of the same community.

26 ALEMÃO Die Sprache ist ein System von konventionellen Zeichen, die von Mitgliedern der gleichen Gemeinde.

27 FRANCÊS La langue est un système de signes conventionnels utilisés par les membres de la même communauté..

28 ITALIANO La lingua è un sistema di segni convenzionali utilizzati dai membri della stessa comunità. In altre parole, un gruppo sociale usi convenzionali e organizzato una serie di elementi rappresentativi.

29 RUSSO Язык представляет собой систему условных знаков, используемых членами этой же общины.

30 GREGO Ηγλώσσα είναι ένα σύστημα συμβατικά τα σημεία που χρησιμοποιούνται από τα μέλη της ίδιας κοινότητας. Με άλλα λόγια, μια κοινωνική ομάδα χρησιμοποιεί συμβατικά και οργάνωσε μια σειρά από στοιχεία εκπρόσωπος.

31 語言是一個系統的常規跡象的成員所使用的相同的社會。換言之,社會團體使用傳統和舉辦了一系列內容代表。
JAPONÊS 語言是一個系統的常規跡象的成員所使用的相同的社會。換言之,社會團體使用傳統和舉辦了一系列內容代表。

32 言語、従来の標識と同じコミュニティのメンバーが使用するシステムです。言い換えれば、社会的なグループを使用して、従来の要素の数や組織の代表。
CHINÊS 言語、従来の標識と同じコミュニティのメンバーが使用するシステムです。言い換えれば、社会的なグループを使用して、従来の要素の数や組織の代表。

33 CONCEITO DE “LÍNGUA”: Portanto, um grupo social convenciona e utiliza um conjunto organizado de elementos representativos para se comunicar.

34

35

36 O QUE É FALA?

37 Fala é o uso individual da língua. É a concretização da língua
CONCEITO DE FALA Fala é o uso individual da língua. É a concretização da língua

38 SIGNO LINGUÍSTICO É formado por duas faces, o SIGNIFICANTE e o SIGNIFICADO. O SIGNIFICANTE tem duas partes, uma gráfica e uma sonora. EX.: Menestrel

39 m. Músico-poeta ambulante da Idade Média
.m. Músico-poeta ambulante da Idade Média. Os menestréis receberam vários nomes nos diferentes países da Europa. Na França eram chamados troubadours (trovadores).

40 SIGNO LINGUÍSTICO O SIGNIFICADO é a imagem que vem à nossa cabeça, quando vemos e ouvimos o SIGNIFICANTE. IMPORTANTE: não há signo se não houver significante + significado

41

42 Conceito de Texto Texto é uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo. Tem de ter sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. 

43 TEXTO O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados Obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.

44 TEXTO Seu nível de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, técnico. O conceito de texto não se limita à linguagem verbal (palavras). O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc. 

45 TEXTO Seu nível de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, técnico. O conceito de texto não se limita à linguagem verbal (palavras) O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc. 

46 Textualidade Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases

47 A palavra "Silêncio“ em uma placa de um hospital está dentro de um contexto significativo por meio do qual as pessoas interagem. Assim, a palavra "Silêncio" é um texto.

48 Dois blocos de sete fatores são os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso:
Fatores semântico/formal (coerência e coesão);

49 Fatores pragmáticos intencionalidade, aceitabilidade, situcionabilidade, informatividade e intertextualidade

50 AFINAL... O QUE É LER? O QUE É TEXTO? O QUE É LÍNGUA?
O QUE É LINGUAGEM? O QUE É FALA?


Carregar ppt "LEITURA & PRODUÇÃO ESCRITA - 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google