A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas."— Transcrição da apresentação:

1 A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas

2 Visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com a escola. Valorização das lideranças intermédias. Desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras. Motivação das pessoas e gestão de conflitos. Mobilização de recursos da comunidade educativa. Liderança Critérios e práticas de organização e afetação dos recursos. Critérios de constituição dos grupos e das turmas, de elaboração de horários e de distribuição de serviço. Avaliação do desempenho e gestão das competências dos trabalhadores. Promoção do desenvolvimento profissional. Eficácia dos circuitos de informação e comunicação interna e externa. Gestão CAMPOS DE ANÁLISE ( Quadro de referência para a Avaliação Externa das escolas da IGEC de 2011/2012)

3 OBJETIVOS GERAIS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Neste processo avaliativo tencionamos prosseguir com os seguintes objetivos gerais estipulados no art.º. 3º. do Capítulo I da Lei nº 31/2002 de 20 de Dezembro: Promover uma discussão séria e objetiva entre todos os grupos, favorecendo a criação de uma cultura de avaliação mais aprofundada e de autoavaliação permanente; Conseguir uma imagem da escola tal como é vista por professores, funcionários, alunos e pais; Ajudar a identificar e a definir áreas prioritárias para avaliar com maior profundidade;

4 Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia, apoiar a formulação e desenvolvimento das políticas de educação e formação e assegurar a disponibilidade de informação de gestão daquele sistema; Assegurar o sucesso educativo, continuando a promover uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade na Escola; Permitir incentivar as ações e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados da Escola, através de intervenções públicas de reconhecimento e apoio a estas; Sensibilizar os vários membros da comunidade educativa para a participação ativa no processo educativo, valorizando o seu papel neste processo;

5 Garantir a credibilidade do desempenho da Escola; Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados da Escola, bem como do Projeto Educativo; Organizar um sistema interno de monitorização da ação, contínuo, rigoroso e refletido, que permita em que aspetos e em que medida o Agrupamento tem sido bem e menos bem sucedido; Procurar certificar o(s) padrão(s) de qualidade da Escola.

6 Questionários do grau de satisfação para professores: 84 inquéritos Em suporte papel, distribuído aos professores de todos os níveis de ensino e aplicado de forma anónima. AMOSTRA/RESULTADOS Ano letivo de 2011/12 – 191 professores, amostra de 44% do corpo docente do Pré escolar, 1º,2º e 3º ciclos - diversificado.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Leitura agregada de questões:

27 Modo como a Direção gere o Projeto Educativo do Agrupamento. Clima institucional criado pela Direção. Gestão dos recursos humanos. Forma como o sistema de avaliação do desempenho em vigor foi organizado. Rapidez e eficiência com que a Direção responde a situações que lhe são solicitadas. Eficácia do funcionamento dos serviços do Agrupamento. Desempenho global da direção.

28 Relacionamento da Direção com os professores. Forma como a Direção gere os conflitos e interesses. Mecanismos de consulta e diálogo entre professores e Direção. Disponibilidade da Direção para ouvir … Interação da direção com os professores.

29 Papel da Direção na Comunidade. Modo como a Direção envolve a comunidade educativa nos projetos do Agrupamento Relação Direção/Comunidade.

30 Modo como a Direção envolve os professores na concretização do Projeto Educativo do Agrupamento Modo como são envolvidos os professores nos processos de tomada de decisão. Forma como a Direção apoia projetos. Modo como a Direção valoriza o meu contributo para a valorização do Agrupamento Envolvimento dos professores. Atitude da Direção face à delegação de competências e de responsabilidades

31 Postura da Direção face à mudança e à inovação. Envolvimento da Direção na promoção de formação Atitude da Direção face a sugestões de melhoria Atitude da Direção para o desenvolvimento de uma cultura de mudança Estímulo da Direção a iniciativas e sugestões de melhoria Mudança e inovação

32 Meios de comunicação e informação. Canais de comunicação interna instituídos pela Direção. Meios de divulgação de informação aditados pela Direção. Equipamentos informáticos disponíveis. Software disponível. Equipamentos de comunicação disponíveis.

33 Condições de trabalho Condições de higiene. Condições de segurança. Serviços de refeitório e bar.

34 Motivação dos professores na vida da escola Recetividade para novos métodos de trabalho. Desenvolver trabalho em equipa. Participar em ações de formação. Participar em projetos de mudança propostos pela direção. Sugerir melhorias.

35 Respostas Abertas Os aspetos positivos : Autonomia para desenvolver e implementar projetos. Relação e comunicação entre a Direção e professores. Partilha e apoio de conhecimentos e recursos. NOTA: 44% não responderam

36 Respostas Abertas A melhorar : Aumento/qualificação do pessoal não docente. Serviços administrativos. Continuidade Pedagógica e articulação entre Ciclos. Diminuição de alunos por turma. Promoção de ações de formação. Alargar horário dos serviços ( bar, papelaria, reprografia, etc…). Equipamento informático. NOTA: 44% não responderam.

37 CONCLUSÕES Questões cujo grau de Insatisfação foi mais elevado 17. Envolvimento da Direção na promoção de formação. 28. Equipamentos de comunicação disponíveis.

38 CONCLUSÕES Questões cujo grau de Satisfação foi mais elevado 32. Recetividade para novos métodos de trabalho. 24. Estímulo da Direção a iniciativas e sugestões de melhoria.

39 A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas


Carregar ppt "A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google