A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema nervoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema nervoso

2 Responsável por regular várias funções orgânicas e por respostas rápidas do corpo.
Diferenciam-se duas linhagens celulares: Gliócitos (células da glia): dão suporte aos neurônios, participando da defesa e do controle de trocas com o sangue; Neurônios: possuem um corpo celular, dendritos (receptores de estímulos) e axônios ( propagam o impulso nervoso).

3 Os axônios podem estar envolvidos pela bainha de mielina, formada pelas células de Schwann, que os revestem com várias camadas de lipídios e proteínas. Funciona como isolante térmico permitindo condução mais rápida do impulso.

4 Os corpos celulares encontram-se nos centros nervosos, como o cérebro, a medula e os gânglios.
Os neurônios podem ser: Sensoriais: recebem impulsos diretamente ou de receptores e os transmitem aos centros de associação e coordenação nervosa; Associação: recebem os impulsos dos sensoriais e os transmitem aos motores; Motores: transmitem os impulsos sob forma de ordens aos órgãos efetuadores.

5 Certas células epiteliais bastante modificadas formam corpúsculos sensoriais, que recebem estímulos do meio ambiente e os transformam em impulsos.

6 O impulso nervoso No neurônio em repouso a concentração de sódio é maior no meio extracelular, enquanto o potássio está em concentração maior no meio intracelular. Por difusão á tendência de saída de potássio e entrada de sódio, mas a membrana não é permeável a este. Com a saída de potássio não acompanhada pela entrada de sódio há déficit de cargas positivas dentro da célula e a membrana mantém-se eletricamente carregada.

7 A membrana em repouso do neurônio é polarizada, sua face interna é o “pólo negativo” e a externa o “pólo positivo”, o potencial de repouso é de -70mV. Em condições normais apenas os dentritos recebem estímulos que só o leva a reagir a partir de uma intensidade mínima (lei do tudo ou nada). Ao ser estimulada uma pequena porção da membrana plasmática torna-se momentaneamente permeável ao sódio, tornando o interior da célula positivo.

8 Essa alteração na distribuição de cargas elétricas chama-se despolarização, que gera o potencial de inversão de +40mV. Ao período de alteração transitória da permeabilidade da membrana, segue-se um período de repolarização. Durante esse período o neurônio se mantém insensível ( período refratário 0,001s). As cargas positivas da região despolarizada da membrana influenciam a região adjacente, despolarizando-a, e assim por diante, assim, temos o impulso nervoso.

9

10

11 Sinapse: Os axônios e dendritos se relacionam de tal forma que as suas terminações quase se tocam, constituindo as sinapses. A transmissão de um impulso através de sinapses se dá através de substâncias químicas. Quando um impulso chega à sinapse , faz com que vesículas contidas no axônio pré-sináptico liguem-se a membrana celular e descarreguem uma substância transmissora ou mediadora que estimula o neurônio seguinte.

12

13

14 Sistema nervoso Central
Formado pelo encéfalo (35 bilhões de neurônios) e pela medula. O encéfalo corresponde a: Telencéfalo: hemisférios cerebrais. A superfície do cérebro humana tem muitas irregularidades, os sulcos. O córtex cerebral dobra-se formando diversos sulcos para permitir que o cérebro esteja suficientemente compacto para caber na caixa craniana;

15 Diencéfalo: Tálamo – passagem das mensagens sensoriais antes de atingir o córtex. Atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Pode se relacionar com a regulação de emoções. Hipotálamo- integrar atividades viscerais. Atua na ativação de várias glândulas endócrinas. Engloba os centros que controlam o sono, fome, temperatura, impulsos sexuais, dor,prazer;

16 Cerebelo: centro de coordenação do equilíbrio, da postura e harmonia dos movimentos. Os movimentos são gerados pelo córtex, mas são “filtrados” pelo cerebelo; Tronco encefálico: Bulbo- caminho para todos os feixes nervosos que ligam a medula espinhal ao cérebro, contém centros de controle da respiração, deglutição, salivação, vômito e circulação. Mesencéfalo- atua na visão, audição e movimentos do corpo e da cabeça.

17 Ponte: interfere no controle da respiração e é também um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo. Ao analisarmos o SNC percebemos a presença de uma substância cinzenta que corresponde aos corpos celulares e uma substância branca, que corresponde aos prolongamentos. A caixa craniana protege o cérebro e a coluna vertebral a medula. Ambos apresentam meninges a dura-máter (externa), aracnóide (intermediária) e a pia-máter (interna). Entre essas últimas há o líquido cefalorraquidiano.

18

19 A medula é uma continuação do encéfalo
A medula é uma continuação do encéfalo. Apresenta um canal central cheio de líquido céfalo-raquidiano, e coloração branca por fora e cinza por dentro. Dela saem 31 pares de nervos raquidianos que se conectam a várias partes do corpo. Funciona como centro nervoso de atos involuntários, e também como veículo de impulsos nervosos.

20

21 Sistema nervoso periférico
Encarregado de ligar a periferia do corpo ao sistema central através dos nervos. Podemos definir nervo como sendo uma associação de várias fibras nervosas, que podem ser formadas de axônios ou de dendritos. Gânglio nervoso é uma região fora do sistema nervoso central que concentra corpos celulares dos neurônios.

22

23 Da medula partem nervos medulares, dispostos em pares
Da medula partem nervos medulares, dispostos em pares . Cada nervo tem duas raízes, uma dorsal por onde chegam á medula feixes de neurônios sensoriais , cujos corpos celulares se encontram nos gânglios dessa raiz, e outra ventral correspondente a saída de feixes de neurônios motores, cujo corpo celular está na substância cinzenta da medula.

24

25 SNP Somático ou voluntário:
Reage a estímulos provenientes do ambiente externo. Constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do SNC aos músculos esqueléticos, resultando na contração desses. SNP Autônomo ou visceral: Associada ao controle de atividades involuntárias tais como batimentos cardíacos, respiração, movimentos peristálticos,etc.

26 Pode ser visto como duas cadeias de gânglios que correm paralelamente à medula, uma de cada lado, constituindo o SNA simpático e como nervos que partem do encéfalo e das partes superior e terminal da medula constituindo o SNA parassimpático. As fibras nervosas que os compõem emergem de centros nervosos do encéfalo ou da medula. A principal diferença funcional entre esses dois setores refere-se às substâncias liberadas nas terminações.

27 As fibras do simpático liberam noradrenalina e as do parassimpático acetilcolina. Seus efeitos são opostos.

28

29 Os atos reflexos Respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. Esse estímulo do órgão receptor vai para a medula a medula através de neurônios sensitivos (via dorsal). Na medula os neurônios associativos recebem a informação e mandam um comando através dos neurônios motores que chegam ao órgão-alvo provocando uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho é chamado de arco-reflexo.

30 Exemplo: Quando queimamos a mão ela é retirada antes mesmo de tomarmos consciência da dor. Por ordem cerebral uma ação reflexa pode ser inibida.

31

32

33

34

35


Carregar ppt "Sistema nervoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google