A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maternidade na adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maternidade na adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Maternidade na adolescência
Manoela Bassani

2 Roteiro da apresentação:
Introdução; Causas da maternidade precoce; Conseqüências do problema apresentado; Prevenção; Conclusão; Referências Bibliográficas.

3 Introdução: Atualmente, o número de adolescentes grávidas é relativamente grande. A falta de preocupação também é grande, resultando num número maior ainda de maternidade precoce. Neste trabalho, irei abordar as principais causas deste grande problema, as conseqüências que resultam...

4 "Cresce, em todo o País, o número de partos feitos em adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. Somente em 1999, de um total de 2,5 milhões de partos realizados, cerca de 700 mil foram de mães nesta faixa etária, o que corresponde a 28% do total de partos realizados na rede pública de saúde.

5 Causas do problema O início precoce da vida sexual;
falta de uso de métodos anticoncepcionais (ou uso inadequado deles); dificuldade de acreditar na própria capacidade de reproduzir; falta de dinheiro para adquirir o método.

6 Conseqüências do problema
São muitos os riscos de uma gravidez na adolescência. Ela é responsável por um imenso transtorno social para toda a família porque está fora de um contexto de casamento. . É dessa gravidez não planejada que vem o abandono da escola, o empobrecimento do núcleo familiar, exclusão da adolescente do mercado, etc.

7 Prevenção Para os especialistas em adolescentes a grande saída para o problema da gravidez antes da hora é a prevenção. o Ministério da Saúde, juntamente com a Federação Brasileira de Ginecologia, criou o programa nacional Adolescer com Saúde. O programa objetiva preparar o profissional que atende o adolescente, capacitando-o para o desenvolvimento de atividades de prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis junto aos jovens. A idéia é oferecer aos adolescentes métodos para o exercício da sexualidade responsável.

8 No Brasil, de cada mil partos por ano, 71 são de meninas e adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, geralmente solteiras. Em toda a América Latina,inclusive os países das Antilhas, o problema é muito grave, no Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala etc.

9 Conclusão Após a realização deste trabalho, acredito que a única solução para tentar reduzir este problema é a conscientização dos jovens, através de pesquisas, palestras, informações em jornais, revistas...

10 Referências bibliográficas
MATERNIDADE PRECOCE. Onu denuncia riscos da maternidade precoce Brasileiras são mães aos 15 anos. Disponível em <http://www.defesadavida.com.br/materprecoce.htm> Acesso em 12 de maio de 2008. BOA SAÚDE. Maternidade na adolescência. Disponível em <http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3999&ReturnCatID=1781> Acesso em 12 de maio de 2008


Carregar ppt "Maternidade na adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google